EuropaLeste Europeu

Hora de descansar

O inverno já chegou na Europa. Cidades como Budapeste e Praga se preparam para receber a neve que está por cair, além de milhares de turistas no final do ano. E junto com a estação mais fria de todas vem uma pausa nos principais campeonatos de futebol do continente.

Por isso, como final de ano já é uma época de confraternização, lembranças e retrospectivas, a coluna desta semana (a última de 2007), traz um relatório da situação atual dos principais campeonatos nacionais dos países do Leste Europeu. Informações simples e diretas, para deixar o leitor informado sobre quem está em alta ou em baixa no lado oriental do Velho Continente.

Bulgária
Com metade das rodadas disputadas, o CSKA Sófia lidera com tranquilidade o Campeonato Búlgaro. Tem 41 pontos, dez a mais que o segundo colocado, o rival Lokomotiv. Quem decepciona mais uma vez é o Litex, apenas na sétima colocação e 23 pontos. A competição recomeça em 23 de fevereiro.

Croácia
Faltando três rodadas, que serão disputadas em fevereiro, o Campeonato Croata já tem um campeão. É o Dinamo Zagreb, que está com 49 pontos em 19 jogos, e 12 de vantagem sobre o Rijeka, vice-líder. Regido pelo meia-atacante Luka Modric, a equipe não deu chances aos adversários e ainda mede forças na Copa Uefa.

Hungria
MTK Budapeste e Honved estão na disputa pelo topo do Campeonato Húngaro. Foram disputadas 15 rodadas, exatamente a metade do torneio, e as duas equipes têm 34 e 30 pontos, respectivamente. Na cola delas vêm Debrecen e Ujpest com 29. Assim como na Búlgaria, a competição recomeça em 23 de fevereiro.

Polônia
A cidade de Cracóvia manda na Orange Ekstraklasa. Wiska, com 47 pontos, e Legia, 37, ocupam os dois primeiros postos da tabela. Com 17 rodadas disputadas, as coisas já estão bem encaminhadas para o Wisla. Basta a equipe não tropeçar muito nas 13 jornadas derradeiras que o título nacional estará garantido. A data da volta também é 23/02.

República Tcheca
O Slavia Praga lidera a Gambrinus Liga após 16 rodadas, com 35 pontos ganhos. No entanto, Sparta Praga e Teplice seguem de perto, com apenas cinco pontos a menos. Banik Ostrava (foto), com 27, também sonha numa reviravolta nas 14 últimas partidas. O Campeonato Tcheco tem seu recomeço previsto para 16 de fevereiro.

Romênia
O surpreendente CFR 1907 Cluj permanece, e bem, na primeira posição do Campeonato Romeno. Tem 46 pontos em 18 jogos disputados, e 11 de vantagem sobre o Rapid Bucareste, segundo na tabela, mas com uma partida a menos. Os outros times da capital, Steaua e Dinamo, estão em quarto e quinto, respectivamente, com 35 e 32 pontos. Ainda será disputada uma rodada no próximo final de semana.

Sérvia
Na Serbian Superliga, nada fora do comum. Partizan Belgrado, com 35 pontos, e Estrela Vermelha, 31, disputam rodada a rodada o título nacional. Ambos têm a perseguição do Vojvodina com 30 pontos. Disputadas 15 partidas para cada time, o torneio tem mais uma rodada agora em dezembro e depois retorna em 16 de fevereiro.

CURTAS

ALBÂNIA
– Dinamo Tirana é o líder do campeonato nacional com 28 pontos em 14 rodadas. Partizani com 26 e Besa com 24 também estão na disputa. Por lá o torneio só pára no final do ano e volta logo em 02/02.

BÓSNIA
– Com metade das rodadas já disputadas, o Modrica lidera o Campeonato Bósnio com 34 pontos, quatro a mais que o Siroki Brijeg. A bola volta a rolar na Bósnia somente em 28 de fevereiro.

ESLOVÁQUIA
– Zilina e Artmedia vão brigar pelo título eslovaco. Após 18 jogos, os times têm 44 e 43 pontos respectivamente.

ESLOVÊNIA
– O Domzale, com 43 pontos em 20 partidas, está disparado na liderança do Campeonato Esloveno. O segundo colocado é o Gorica, com 35. Futebol novamente na Eslovênia só em março agora.

MACEDÔNIA
Por aqui futebol de novo só em março também. Até lá, o Rabotnicki, com 43 pontos em 17 jogos, permanecerá na liderança do certame nacional. Milano, com dez a menos, é o time que chega mais perto.

MONTENEGRO
– Apesar de ter um jogo a menos, o Zeta, com 33 pontos, lidera o Campeonato Montenegrino. Buducnost Podgorica e Mogren estão perto.

– Mais deste colunista em seu blog.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo