EuropaLeste Europeu

Búlgaros e sérvios preparados

Aos poucos, a normalidade vai sendo retomada nos campeonatos de futebol do Leste Europeu. Após a longa pausa de inverno, a maioria das ligas já retomou as atividades. Neste final de semana, recomeçam os jogos na Bulgária e Sérvia.

Pelos lados búlgaros, o CSKA Sofia luta pelo seu 31º título. Para isso, ostenta uma vantagem de dez pontos sobre os rivais e atuais campeões Levski Sofia e o Lokomotiv Sofia, ambos empatados na segunda colocação. Ainda resta todo o segundo turno pela frente, e no tempo que ficaram paradas, as equipes promoveram algumas mudanças em seus elencos.

O Levski foi o que mais mudou. Na esperança do bicampeonato, a direção do time negociou cinco jogadores com clubes estrangeiros e ainda emprestou outros dois para equipes menores da Bulgária. A decisão foi tomada pelo técnico Stanimir Stoilov (foto), que, no período, trouxe somente um reforço: o centroavante Eniyo Krastovchev, ex-Marek Dupnitza. Antes do inverno chegar, o clube também já havia acertado a chegada de três brasileiros: o meia Joãozinho (ex-Portuguesa) e os atacantes Zé Soares (ex-Remo) e Jean Carlos (ex-Figueirense).

Por sua vez, o CSKA Sofia não ficou para trás. O meia Emil Gargarov retornou por empréstimo após duas temporadas no Strasbourg-FRA; para o gol, a equipe acertou com o ex-goleiro da seleção camaronesa, Daniele Bekono; a defesa também ganhou o reforço do zagueiro Nenad Nastic, ex-Vojvodina. O clube perdeu, no entanto, o ala nigeriano Kevin Amuneke, negociado com o IFK Norrkoping-SUE, o meia marroquino Abderahman Kabous para o Real Murcia-ESP e o atacante Georgi Chilikov, que acertou com o Dalian Shide-CHN.

Ainda na briga pelo campeonato, o Lokomotiv foi o único no topo da classificação que não promoveu nenhuma grande mudança. O técnico Stefan Grozdanov recebeu apenas dois reforços: o defensor Vanja Dzaferovic e o atacante Daniel Mitev, ambos ex-Beroe.

Já pelos lados sérvios, a eterna briga entre os rivais Partizan Belgrado e Estrela Vermelha certamente irá até o final – com uma pequena intromissão do Vojvodina.

O líder Partizan, com 41 pontos, faltando cinco rodadas, trocou de técnico em dezembro. Miroslav Djukic não acertou a renovação de seu contrato e aceitou o desafio de comandar a seleção sérvia. A direção do clube rapidamente agiu e anunciou Slavisa Jokanovic, de 39 anos, como substituto para o cargo. Jokanovic será treinador pela primeira vez na carreira.

Logo, muitas dúvidas pairam a respeito da capacidade do novo técnico do Partizan. Será ele capaz de resistir à pressão do Estrela Vermelha? Mas, curiosamente, os rivais vivem situação semelhante.

Com a má campanha na Copa Uefa, os dirigentes do Estrela Vermelha demitiram o técnico Milorad Kosanovic e contrataram Aleksandar Jankovic, de apenas 35 anos e debutante na profissão. Ou seja, os dois gigantes sérvios estão com ex-futebolistas na posição de treinadores, mas ambos sem experiência alguma. Será algo interessante para acompanhar nas cinco últimas rodadas da Serbian Superliga.

CURTAS

POLÔNIA
– No recomeço do campeonato polonês, o Wisla Cracóvia empatou com o Korona, por 1 a 1, fora de casa, pela 18ª rodada. A equipe segue tranquila na ponta, com 48 pontos, 11 a mais que o Legia Varsóvia.

REPÚBLICA TCHECA
– Como esperado, o Slavia Praga foi eliminado da Copa Uefa pelo Tottenham-ING. Após perder o primeiro jogo, em casa, por 2 a 1, os tchecos visitaram White Hart Lane e ainda conseguiram um empate, em 1 a 1, com o misto do time inglês.

– Enquanto isso, na Gambrinus Liga, o Slavia também tropeçou, perdeu para o Brno por 2 a 1 e viu a diferença na liderança cair para dois pontos, já que o Sparta Praga massacrou o Zizkov por 6 a 1. Com 12 partidas por disputar, o Slavia tem 38 pontos no topo da tabela.

ROMÊNIA
– Quem segue dando as cartas no futebol romeno é o Cluj, que no recomeço do campeonato romeno mostrou toda sua força, ao derrotar por 2 a 1 o vice-líder Rapid Bucareste, fora de casa, e aumentar sua vantagem para oito pontos. Ainda faltam 14 rodadas.

– Mais deste colunista em seu blog.
 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo