Serie A

Taty Castellanos provou que não era só jogador de MLS e terá chance na Lazio

Depois de ser destaque na MLS pelo New York City e pelo Girona, do mesmo grupo, e ser desejado por times brasileiros, Castellanos vai jogar na Itália

O atacante Valentin Castellanos, conhecido como Taty Castellanos, foi anunciado como reforço da Lazio para a próxima temporada. Aos 24 anos, ele tem uma trajetória curiosa e já causou manchetes também no Brasil, com o interesse de times brasileiros, como o Palmeiras. O argentino vestirá a camisa da Lazio, que pagou €15 milhões ao New York City, que ainda detinha os direitos do jogador. A transferência ainda prevê €5 milhões em cláusulas adicionais de desempenho.

A Lazio queria um atacante para reforçar o seu elenco e chegou a cogitar até o brasileiro Marcos Leonardo, do Santos, mas desistiu justamente porque estava perto do argentino, anunciado nesta sexta. O clube procurava um reforço para o centro do ataque, usualmente ocupado por Ciro Immobile, artilheiro do time.

Aos 33 anos, porém, Immobile não tinha um substituto claro no banco e a Lazio sofreu quando ficou sem ele. Ainda que seja um jogador confiável com a camisa dos biancocelesti, o elenco teve que improvisar quando o italiano se machucou na temporada passada. O brasileiro Felipe Anderson, por exemplo, atuou como um falso nove para substituir Immobile. Com Castellanos no elenco, esse buraco está preenchido.

Início no Chile e craque da MLS

Castellanos tem uma trajetória bastante peculiar para um jogador argentino. A começar pelas categorias de base. Ele foi rejeitado por River Plate e Lanús e começou a buscar o seu lugar ao sol como jogador na Universidad de Chile. Foi por lá que fez a sua estreia como profissional, em 2017, mas não teve muito espaço.

Foi emprestado ao Montevideo City Torque, do Uruguai, por uma temporada, e ajudou os uruguaios a subirem para a primeira divisão com dois gols em 11 jogos. O clube uruguaio o contratou em definitivo em 2018. O clube uruguaio faz parte do Grupo City e isso facilitou a sua transferência para o New Tork City, em julho de 2018.

A sua carreira na MLS foi de ótimas atuações, gols e um título inédito. Na temporada 2021, Taty Castellanos foi o grande destaque do New York City que fez uma campanha de excelência. Foram 36 jogos e 23 gols marcados, além de oito assistências. Fez gols decisivos no mata-mata contra Atlanta, New England e na final, contra Portland — vencida nos pênaltis pelo New York City depois de empate por 1 a 1.

No total, fez 134 jogos pelo NYCFC, marcou 54 gols e fez 24 assistências. Terminou como artilheiro da MLS e como campeão da MLS Cup, o seu primeiro título na carreira.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Especulado em clubes brasileiros, se transferiu para a Espanha

Seu sucesso na MLS despertou interesse fora da América do Norte. Um dos destinos especulados foi o Palmeiras, mas os valores envolvidos na sua contratação em definitivo e o próprio interesse do jogador em atuar na Europa pesaram para que o destino fosse a Espanha. Acertou a sua transferência para o Girona, que é do Grupo City, por empréstimo, em julho de 2022.

Era uma prova de fogo. Sair da MLS para uma das grandes ligas não é simples. O argentino conseguiu ter um bom desempenho: foram 37 jogos na temporada e 14 gols marcados, além de uma assistência. Fez alguns jogos marcantes, como a vitória do Girona sobre o Real Madrid, na reta final de La Liga, em que marcou quatro gols e viu seu time vencer por 4 a 2. Se havia dúvidas sobre a sua capacidade de atuar em alto nível, isso ficou para trás.

Centroavante que se movimenta e ataca espaços

Assim, a Lazio acaba como destino do jogador e ele terá a chance de disputar a Champions League. Ele trabalhará ainda com o técnico Maurizio Sarri, que proporciona um time de jogo que pode o ajudar, já que ele é um centroavante móvel e que gosta de trabalhar com passes curtos e em velocidade.

Castellanos é um jogador que pode jogar em velocidade, caso o time tenha espaço para atacar, ou pode encostar em outros jogadores para fazer tabelas e criar jogadas. Isso, claro, além das finalizações. Dentro da área, ele está longe de ter o nível de Immobile, mas é um bom finalizador, capaz de fazer gols, como mostrou no NYCFC e no Girona.

Precisará se adaptar ao futebol italiano, que tem defesas muito físicas e que oferecem dificuldades a atacantes mais leves, mas tem futebol para superar esses problemas. Basta lembrar que embora Immobile seja um centroavante mais clássico, alto e de imposição física, outros como Fabio Quagliarella já fizeram sucesso e terminaram como artilheiros.

Se mostrar a mesma presença de área que se viu no Girona, com um time que produz boas chances como a Lazio, Castellanos pode ganhar espaço e, eventualmente, até ser uma opção para atuar ao lado de Immobile, já que os estilos são diferentes.

Mais do que isso: aos 24 anos, ele ainda pode sonhar até com seleção argentina se conseguir ter sucesso na Serie A. Certamente vai chamar bastante a atenção atuar por um clube maior, como a Lazio, em uma liga de peso como a italiana.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo