Serie A

Candreva soltou um petardo e a Lazio foi vítima da primeira vitória da Salernitana nesta Serie A

Candreva liderou a virada da Salernitana, ainda lanterna da Serie A, enquanto a Lazio estaciona na terceira rodada sem vitória

A Salernitana vinha de uma temporada honrosa na Serie A 2022/23, mas vive seus piores temores na atual campanha. Os grenás patinam na lanterna e trocaram de treinador, com Paulo Sousa dando lugar a Filippo Inzaghi. Neste sábado, enfim, um sinal de vida pintou em Salerno. Depois de 12 rodadas sem um triunfo sequer, a Salernitana ganhou sua primeira partida pelo Campeonato Italiano 2023/24. Não foi um resultado qualquer: o triunfo aconteceu diante da Lazio – que também não consegue engrenar na campanha, é verdade. A virada dos anfitriões por 2 a 1 ainda teve a Lei do Ex em grandíssimo estilo, num golaço de Antonio Candreva que decretou o resultado.

O elenco da Salernitana possui alguns jogadores capazes de resgatar o time na tabela. Antonio Candreva é o capitão e grande referência, enquanto outros como Lorenzo Pirola e Domagoj Bradaric são jovens com certo potencial. Desta vez, os grenás precisaram se virar sem Guillermo Ochoa, lesionado na Data Fifa, que deu lugar a Benoît Costil no gol. Já a Lazio contou com boa parte de seus destaques escalados por Maurizio Sarri. O meio tinha Danilo Cataldi, Mattéo Guendouzi e Daichi Kamada, enquanto o ataque era formado por Felipe Anderson, Ciro Immobile e Mattia Zaccagni. A ausência principal ficava para o suspenso Luis Alberto.

Como foi o jogo

O primeiro tempo já indicou que a Salernitana poderia aprontar diante de sua torcida. Aos 24 minutos, Emil Bohinen mandou uma sapatada de longe que estalou o travessão. Candreva também passou perto de acertar o ângulo num chute da esquerda. Porém, mesmo que não fizesse uma boa partida, a Lazio conseguiu um atalho para abrir o placar. Aos 43, Norbert Gyömber cometeu pênalti em Immobile e o centroavante bateu com segurança. O goleiro Costil não apareceu nem na foto.

O segundo tempo recomeçou com a pressão da Salernitana. Os grenás passaram a se mandar para o ataque e a testar o goleiro Ivan Provedel. O jogo se tornou mais movimentado, também com a Lazio arriscando chutes de longe. O empate dos anfitriões surgiu antes, aos dez minutos. Numa bola cruzada da direita, Candreva desviou de cabeça e Provedel realizou a defesa. Grigoris Kastanos guardou no rebote. E quase a virada pintou logo, numa linda bola de Kastanos para Candreva. O veterano saiu de frente para o gol, mas Provedel salvou os laziali com o pé. Na resposta dos biancocelesti, Zaccagni também perdeu grande chance sozinho na área.

A alegria da torcida da Salernitana se formou aos 21 minutos, com o gol da virada. Numa cobrança de falta na intermediária, Kastanos rolou e Candreva abriu o espaço para o chute do meio da rua. O medalhão mandou um balaço, numa bola cheia de curva. A pelota fez uma curva para direita e, de repente, caiu para a esquerda, num movimento imprevisível. Enganou Provedel, que ainda tocou na bola e poderia ter feito melhor. Havia tempo para a Lazio buscar uma reação e a equipe até permaneceu mais tempo no campo de ataque. Faltou capacidade ofensiva, com raras finalizações e nenhum perigo a Costil. Sarri ainda tirou Immobile e Felipe Anderson aos 24, o que não auxiliou.

A Salernitana ainda fica na lanterna da Serie A, com oito pontos, mas agora se iguala ao Verona. Os grenás também veem a luz mais próxima, a dois pontos de respirarem fora do Z-3. Já a Lazio completa a terceira rodada sem vitória, estacionada na décima colocação. São apenas 17 pontos e poucas perspectivas de brigar por vaga na Champions League dessa vez.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo