Pegamos a tabela do Brasileirão, e apontamos os jogos mais interessantes
O Campeonato Brasileiro é uma maratona. São 38 rodadas, em uma história que se conta aos poucos e que pode se tornar cansativa em alguns momentos. Mas é o grande torneio do nosso futebol, e não há como não sentir uma ponta de empolgação quando sai a tabela da competição. Afinal, fica a lembrança de que nem todo jogo precisa ser modorrento como os desses longos estaduais.
LEIA MAIS: Explore os estádios dos 87 clubes da Copa do Brasil de 2015 neste mapa interativo
A tabela é longa (veja aqui) e a maioria dos torcedores estará preocupada com o seu clube. Para quem quiser um panorama mais geral, demos uma estudada rodada a rodada para identificar dez momentos potencialmente interessantes. Não sabemos como os clubes estarão em maio (muito menos em novembro), não sabemos se os clubes estarão priorizando o Brasileirão naquele momento e nem sabemos qual a data exata de cada partida, mas há situações que já se pode prever.
Confira, e anote na agenda:
9 e 10 maio: Clássicos de saída
O Brasileirão chega chutando a porta, com três duelos entre clubes dos mais vitoriosos do país: São Paulo x Flamengo, Palmeiras x Atlético Mineiro e Cruzeiro x Corinthians. Além disso, há um interessante Atlético Paranaense x Internacional programado para a Arena da Baixada. Ufa, os estaduais já ficaram para trás!
30 e 31 de maio: Alívio para os caçulas
Dos quatro times que subiram da Série B de 2014, três deles terão pedreiras nas rodadas iniciais. O Joinville pega Fluminense, Palmeiras e São Paulo, a Ponte Preta enfrenta Grêmio, São Paulo e Cruzeiro, e o Avaí joga contra Santos, Internacional e Flamengo. Não seria surpreendente se os três fizessem poucos pontos nas rodadas iniciais e chegassem à quarta, quando enfrentarão Atlético Paranaense em casa (Joinville), Chapecoense em casa (Ponte) e Coritiba fora (Avaí), precisando desesperadamente de uma vitória.
Obs.: o Vasco também é caçula, mas terá uma tabela supostamente menos áspera no começo: Goiás, Figueirense e Inter
31 de maio: Primeiros clássicos
Domingão para agitar as duas maiores cidades do país: Corinthians x Palmeiras e Flamengo x Fluminense. Serão os primeiros clássicos estaduais do campeonato, e com ingredientes extras. Por exemplo, caso corintianos e palmeirenses não voltem a se enfrentar no Paulista, o duelo pode valer o empate no retrospecto histórico entre os clubes (os alviverdes têm uma vitória a mais).
6 ou 7 de junho: Reencontro perigoso
Atlético Paranaense x Vasco têm encontro programado para Curitiba. Será o primeiro duelo entre as duas equipes desde a última rodada do Brasileirão de 2013, quando as duas torcidas protagonizaram uma das brigas mais impressionantes dentro de um estádio brasileiro. A polícia paranaense terá muito trabalho.
RELEMBRE: A rodada que terminou aos 17 do primeiro tempo
10 de junho a 4 de julho: Desfalques para a Copa América
Serão cinco rodadas (da sétima à 11ª) da Série A durante a disputa da Copa América. Vários jogadores selecionáveis poderão ser chamados e desfalcar seus clubes, casos de Gil, Elias, Guerrero e Romero (Corinthians), Dedé, Mena e De Arrascaeta (Cruzeiro), Valdívia (Palmeiras), Aránguiz (Internacional), Robinho e Valencia (Santos), Julio dos Santos e Martín Silva (Vasco), Diego Cavallieri (Fluminense), Erazo (Grêmio) e Victor (Atlético Mineiro). Isso sem considerar jogadores que podem ganhar espaço na seleção brasileira ou na de seus países nos primeiros meses de 2015. As ausências podem ser decisivas, pois estão programadas partidas bastante importantes nesse período: Corinthians x Internacional, Palmeiras x Fluminense, Vasco x Cruzeiro e Atlético Mineiro x Santos (sétima rodada), Santos x Corinthians, Flamengo x Atlético Mineiro, Grêmio x Palmeiras, Atlético Paranaense x Coritiba (oitava), Palmeiras x São Paulo, Vasco x Flamengo e Internacional x Santos (nona), Fluminense x Santos, Grêmio x Cruzeiro, Atlético Paranaense x São Paulo, Sport x Internacional (décima) e São Paulo x Fluminense, Santos x Grêmio e Internacional x Atlético Mineiro (11ª).
13 ou 14 de junho: Aranha reencontra a torcida gremista
As atenções da imprensa estarão na Copa América, e Aranha provavelmente será reserva do Palmeiras. Tudo isso pode diminuir um pouco o impacto midiático desse reencontro, mas certamente será um dos assuntos da semana.
8 ou 9 de agosto: Clássico das faixas, ou da ressaca
A 17ª rodada será a primeira do Brasileirão após o jogo de volta da final da Libertadores. Se Corinthians, Internacional ou São Paulo chegarem à decisão continental, poderão curar a ressaca da comemoração do título (ou da depressão da derrota) contra um rival. Alvinegros e tricolores paulistas se encontram no Morumbi, enquanto que o Colorado terá de ir à Arena do Grêmio para mais um Gre-Nal.
19 ou 20 de setembro: Revanche do melhor jogo de 2014
Atlético Mineiro e Flamengo se enfrentam em Belo Horizonte. Uma das maiores rivalidades interestaduais do Brasil ganhou uma nova força após as semifinais da Copa do Brasil de 2014, quando o Rubro-Negro fez 2 a 0 no Maracanã e perdeu por 4 a 1 de virada no Mineirão, em uma das vitórias mais memoráveis do Galo nos últimos tempos (e olha que não faltaram vitórias memoráveis na trajetória recente do Atlético).
VEJA: Uma noite inesquecível garantiu o maior Atlético x Cruzeiro da história
18 ou 19 de novembro: Internacional vai a Chapecó
Enfrentar a Chapecoense em Santa Catarina não foi uma boa ideia para o Inter em 2014, e retornar ao Índio Condá será a oportunidade de apagar um pouco a imagem do 5 a 0 do último Brasileirão. Mas a questão desse reencontro não é apenas uma suposta necessidade de revanche do Colorado, mas da possível necessidade de se fazer resultado. Nenhum time terá uma reta final potencialmente tão dura quanto o Inter, que enfrentará Grêmio, Fluminense e Cruzeiro nas últimas três rodadas. Dependendo de como o clube estiver no campeonato, vencer a Chapecoense fora de casa será fundamental.
6 de dezembro: A rodada final
O campeonato será encerrado em uma rodada relativamente morna. Só dois jogos chamam a atenção pela tradição do confronto: Internacional x Cruzeiro e Flamengo x Palmeiras. De qualquer forma, há possíveis coincidências históricas: Cruzeiro dando o troco de 1975 no Inter, Goiás x São Paulo fazendo o tira-teima (o São Paulo ganhou o título de 2008 sobre o Goiás fora de casa e perdeu o de 2009 ao cair no Serra Dourada na penúltima rodada), Sport buscando outro título nacional contra um time campineiro (enfrenta a Ponte Preta no Moisés Lucarelli), Santos e Atlético Paranaense ressuscitando a rivalidade de 2004 e Figueirense tentando se vingar da final da Copa do Brasil de 2007 contra o Fluminense.