EuropaSerie A

Papu Gómez estava sem contrato e vira um interessante reforço tardio do Monza

Papu Gómez rescindiu com o Sevilla no fechamento da janela e chega agora ao Monza para reviver sua idolatria na Itália, onde fez sucesso por Catania e principalmente Atalanta

A janela de transferências se fechou há quatro semanas, mas os clubes ainda podem contratar atletas que estavam sem clube. Assim, o Monza consegue um excelente reforço tardio para a sequência da Serie A. Papu Gómez rescindiu com o Sevilla em 1° de setembro e estava livre no mercado. Um acerto demorou para acontecer, mas o argentino estará de volta à Itália, onde desfrutou dos melhores anos de sua carreira. Tentará oferecer uma recuperação aos biancorossi, que não começaram tão bem a nova campanha, depois de uma estreia digna na primeira divisão em 2022/23.

Como Papu Gómez estava sem contrato, a chegada ao Monza não possui custos de transferência ao clube. O argentino assinou até junho de 2024, o que indica certa cautela do clube diante da forma física e também da idade do veterano, de 35 anos. Porém, em termos de talento, não se nega que o meia poderá acrescentar demais. Tecnicamente é um jogador que oferece bastante às suas equipes e que costuma ser uma liderança nos vestiários. Também é um atleta muito querido pela relação com os companheiros, mesmo que sua saída da Atalanta tenha acontecido sob litígio com Gian Piero Gasperini.

Os melhores anos na Serie A

Papu Gómez teve sua primeira experiência na Itália através do Catania. O meia surgiu no Arsenal de Sarandí como uma excelente revelação e depois vestiu a camisa do San Lorenzo. Foram três temporadas na Sicília, nas quais o argentino deixou sua marca como um jogador muito querido pela torcida. Disputou sempre a Serie A, com 18 gols e 17 assistências em 111 partidas pelo clube. Ficou por lá de 2010 a 2013, antes de ser contratado pelo Metalist Kharkiv. Não passou mais do que uma temporada na Ucrânia.

Na Atalanta, Papu Gómez tem estatura para ser considerado um dos maiores jogadores da história do clube – talvez o maior. O argentino completou seis temporadas e meia em Bérgamo, como um jogador muito efetivo e vital para a transformação do estilo de jogo proporcionada por Gian Piero Gasperini. Obviamente, o carisma de Papu o favorece bastante. Mas esse status se confirmou também em campo, pela maneira como o craque do time influenciou os rumos do clube. Foi com o protagonismo do meia que a Dea voltou às competições continentais e conseguiu grandes feitos até na Champions League.

Papu Gómez soma 59 gols e 72 assistências em 252 partidas pela Atalanta. Teve algumas campanhas destrutivas na Serie A, em especial em 2016/17, quando anotou 16 gols e 12 assistências. Já nas competições continentais, o marco ocorreu com a caminhada até as quartas de final da Champions em 2019/20. Foi ainda capitão numa final de Copa da Itália. O único problema veio mesmo com a cisão em relação a Gasperini. O argentino não aceitou bem ser escanteado pelo treinador, entre as mudanças de formação, e sua saída se tornou incontornável. Não teve a despedida que merecia como ídolo.

Papu Gómez permaneceu duas temporadas e meia no Sevilla. Teve bons momentos pontuais, mas não conseguiu ser um sucesso completo na Andaluzia. Foram apenas dez gols e seis assistências em 90 aparições. O ponto alto aconteceu na conquista da Liga Europa de 2022/23, na qual o argentino era um mero coadjuvante. Tanto é que os rojiblancos preferiram se desfazer de seu salário e antecipar sua saída. A queda pelo menos não custou seu espaço na seleção. Muito influente dentro do elenco, Papu fez parte das conquistas da Copa América e da Copa do Mundo. Viveu o ápice para um futebolista.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

O momento do Monza

O Monza possui um elenco qualificado, com o investimento do falecido Silvio Berlusconi e a administração de Adriano Galliani. Os biancorossi concentram seu grupo sobretudo em talentos italianos, como Matteo Pessina, Gianluca Caprari, Michele Di Gregorio e Lorenzo Colombo. São poucos os estrangeiros de renome à disposição, a exemplo de Pablo Marí e Dany Mota. Papu Gómez oferece uma bagagem diferente nesse sentido, mas também uma tarimba enorme na Serie A.

O Monza focou em contratações em definitivo no último mercado de transferências. Com a permanência tranquila na Serie A, muitos jogadores que estavam emprestados forma comprados pelos biancorossi – a exemplo de Pessina, Caprari, Pablo Marí e Andrea Petagna. Entre as novidades, pintaram jogadores sem contrato como Roberto Gagliardini e Danilo D'Ambrosio, enquanto também chegaram por empréstimo talentos como Lorenzo Colombo e Valentín Carboni. Papu Gómez se diferencia até pelo renome.

O que não empolga muito é o começo de temporada do Monza. A equipe teve partidas difíceis fora de casa, com derrotas para Inter e Atalanta. Atualmente vem numa sequência de três empates (contra Lecce, Lazio e Bologna), enquanto a única vitória aconteceu diante do Empoli. A tentativa de recuperação ocorrerá no final de semana, contra o Sassuolo. Além disso, como já ocorreu o embate contra a Atalanta em Bérgamo, não será dessa vez que o reencontro de Papu com a velha torcida ocorrerá nesta temporada – ao menos pela Serie A. Restará aos nerazzurri admirarem de longe o antigo ídolo, que pode ainda escrever uma grande história aos 35 anos.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo