EuropaSerie A

Apesar da cisão, Osimhen salientou seu profissionalismo e liderou a goleada sobre a Udinese

Osimhen está com relações rompidas no Napoli, após uma série de vídeos depreciativos sobre si publicados pelo clube, mas foi titular e anotou seu gol contra a Udinese

O Napoli teve uma atitude repulsiva com Victor Osimhen nos últimos dias. O clube postou vídeos em suas redes sociais nos quais ridicularizou o herói do Scudetto, inclusive com uma mensagem de conotação racista. O futuro do artilheiro no Estádio Diego Armando Maradona parece comprometido, diante de sua evidente insatisfação. Osimhen deletou imagens com a camisa napolitana em suas redes sociais e também vinha em desacordo com o técnico Rudi García. Neste momento, as conversas para a renovação de seu contrato estão empacadas. Apesar disso, Osimhen encarou a Udinese nesta quarta-feira. Não apenas mostrou seu profissionalismo, como também liderou a vitória celeste por 4 a 1 no Maradona. Foi bastante aplaudido pela torcida.

O atrito de Osimhen com o Napoli se escancarou no empate contra o Bologna, no final de semana, quando não escondeu sua revolta com Rudi García por ser substituído. E o cenário se tornou pior depois disso. As redes sociais tiraram sarro do atacante por conta do pênalti perdido na partida e ainda o compararam com um coco, numa mensagem naturalmente compreendida como racismo. O racha se instaurou, mesmo que os celestes tenham deletado os vídeos. Ainda assim, o nigeriano mostrou como seu profissionalismo está acima do descontentamento e se apresentou em campo. Também não indicou insatisfações em relação à torcida.

Osimhen marca no primeiro tempo

Osimhen foi mantido como titular, independentemente dos atritos. Rudi García declarou que conversou com o jogador e que se acertou com ele, apesar do ocorrido posterior nas redes sociais. O Napoli escalou sua base titular, com Khvicha Kvaratskhelia e Matteo Politano também na linha de frente. O meio-campo tinha a trinca principal com Piotr Zielinski, Stanislav Lobotka e André-Frank Zambo Anguissa. Já na defesa liderada pelo capitão Giovanni Di Lorenzo, Natan aparecia pela segunda rodada seguida como titular, ao lado de Leo Ostigard.

A Udinese causou certo incômodo em chutes de fora da área durante o primeiro tempo. No entanto, o Napoli tinha mais força em suas chegadas ao ataque. Osimhen apresentou seu cartão de visitas aos três minutos, num chute cruzado que deu trabalho para o goleiro Marco Silvestri. Zielinski e Kvaratskhelia tiveram batidas para fora que assustaram. E não foi preciso esperar muito, até que Kvaratskhelia sofresse um pênalti. Aos 19 minutos, Zielinski abriu o placar com uma batida no canto.

Osimhen passou a aparecer mais na sequência do primeiro tempo. O atacante tentava marcar o seu gol. Teve uma escapada na área travada por Silvestri. Mário Rui e Kvaratskhelia também pararam no goleiro. Já o merecido gol de Osimhen saiu aos 39 minutos. Acionado por Politano, o artilheiro escapou na área e dominou com espaço, antes de definir na saída do goleiro. O nigeriano evitou comemorar o gol, mas todos os companheiros foram abraçá-lo. A transmissão também mostrou Osimhen se dirigindo ao banco de reservas para cumprimentar os colegas. Nas arquibancadas, a torcida gritou seu nome normalmente.

O golaço de Samardzic

O segundo tempo viu o Napoli voltar com o mesmo domínio. Osimhen quase anotou mais um, num chute cruzado para fora, enquanto Kvaratskhelia carimbou a trave numa batida quase sem ângulo. Os celestes nem precisavam pressionar tanto para deixar clara a superioridade. Osimhen permaneceu em campo até os 18 minutos, aplaudido ao ser substituído, e cumprimentou Rudi García à beira do campo. Gio Simeone entrou em seu lugar, enquanto Politano também deu lugar a Jesper Lindström.

Durante a reta final da partida, o show ficou por conta de Kvaratskhelia. O atacante estava empenhado a anotar seu gol. Carimbou a trave numa paulada aos 22 minutos. Já o seu tento pintou aos 29. Kvara roubou uma bola no campo de ataque e acelerou. Deu um toquinho por cima de Silvestri, na saída do goleiro, e ficou com o caminho livre para apenas escorar às redes.

O jogo viraria então um festival de gols, a começar pela pintura de Lazar Samardzic aos 35, descontando para a Udinese. O camisa 24 passou no meio de três na intermediária, tabelou com Isaac Success e ainda driblou mais dois dentro da área. Natan ficou no chão. É candidatíssimo a gol mais bonito da temporada. Contudo, no minuto seguinte, Kvaratskhelia cruzou e Gio Simeone deixou o seu de cabeça. A resposta imediata dos napolitanos conteve qualquer reação dos friulani.

O Napoli aparece na quinta colocação da Serie A, com 11 pontos. Não é um início animador para os atuais campeões, mas pelo menos interrompem a sequência de três rodadas sem vencer e se aproximam do G-4. Já a Udinese ainda não ganhou no campeonato. Os friulani ocupam o 18° lugar, com três pontos.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo