Quem tem Osimhen, não precisa de mais nada: Napoli vence Cagliari no sufoco e respira na Serie A
Osimhen foi o principal responsável pela vitória do Napoli sobre o Cagliari, protagonizando uma verdadeira pintura na Serie A
Neste sábado (16), o Napoli venceu o Cagliari por 2 x 1, no estádio Diego Maradona, pela 16ª rodada da Serie A. Com o resultado, os Azzurri assumiram momentaneamente a 4ª posição do campeonato, com 27 pontos. Já os Rossoblù ficaram na 16ª colocação com 13 pontos, apenas um acima da zona de rebaixamento.
O time de Walter Mazzarri massacrou a defesa de Claudio Ranieri do início ao fim, que até conseguiu interromper o ímpeto dos mandantes por boa parte da partida. Só que o responsável pela vitória foi Victor Osimhen, autor de um gol e de uma assistência. Aliás, o passe para o gol de Kvaratskhelia foi uma verdadeira pintura devido à jogada individual que ele criou para somar mais três pontos no Campeonato Italiano.
⏹️ Full time: #NapoliCagliari 2-1
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/rBPbiynbXk
— Official SSC Napoli (@sscnapoli) December 16, 2023
Como foi Napoli x Cagliari pela Serie A
Desde o início, o Napoli assumiu o controle de jogo e dominou a posse de bola, que foi de 77% só no 1º tempo. Ao Cagliari, restou apenas tentar se defender e sair em contra-ataque. Com um começo arrasador, Osimhen arriscou a primeira finalização aos sete minutos, quando recebeu dentro da grande área, girou e chutou por baixo. Contudo, a bola foi fácil nas mãos do goleiro Scuffet.
Dois minutos depois, os Azzurri foram com tudo ao ataque e a bola acabou sobrando para Osimhen de novo. Ele chutou torto para fora. Aos 15 minutos, o time de Walter Mazzarri avançou pela direita com uma boa jogada individual de Politano, que carregou até o meio e, da meia-lua, finalizou forte rasteiro. Porém, o arqueiro dos Rossoblù defendeu.
A verdade é que o Napoli encontrou os espaços entre a defesa da equipe de Claudio Ranieri, mas pecou – e muito – na hora de balançar as redes. Já aos 21 minutos, foi a vez do Cagliari chegar à frente após sobra de um escanteio. A bola caiu no pé de Augello, que, fora da área, finalizou forte. Ela desviou na marcação no meio do caminho e foi para fora tirando tinta da trave direita.
No escanteio que se sucedeu, Pavoletti ganhou do marcador pelo alto e, na segunda trave, cabeceou, mas a bola passou por cima do travessão. Os Azzurri só voltaram a causar perigo aos 28 minutos, quando Politano lançou bola na área através de uma cobrança de falta frontal. Ele mandou na cabeça de Amir Rrahmani, que testou firme para o gol. Só que ela explodiu na trave esquerda.
Aos 33 minutos, o time de Mazzarri construiu jogada pela direita e a bola sobrou para Cajuste dentro da grande área. Ele cortou para a perna esquerda e mandou um petardo para o gol, mas ela saiu pela linha de fundo. Os Rossoblù tiveram uma chance clara aos 42 minutos da etapa inicial em contra-ataque. Makoumbou fez belo lançamento para o ataque de sua defesa.
A bola encontrou Nández, que saiu em disparada em direção à área e, cara a cara com Meret, chutou em cima do goleiro do Napoli. Nos acréscimos, Politano bateu falta perto da linha da área, mas mandou a bola por cima do gol defendido pelo time de Ranieri. Mesmo com a pressão, as equipes foram para o intervalo com o 0 x 0 no placar.
⏸️ | INTERVALLO
Primo tempo a reti bianche.#NapoliCagliari pic.twitter.com/odQARC4ugy
— Cagliari Calcio (@CagliariCalcio) December 16, 2023
Ganhou quem soube tirar o coelho da cartola
O 2º tempo começou bem mais picotado – repleto de faltas -, truncado e mais lento por parte do Napoli. Tanto que, logo no primeiro minuto, o Cagliari chutou a gol após Obert aproveitar saída de bola errada da defesa adversária. Entretanto, Meret defendeu.
Pouco tempo depois, os Azzurri tentaram responder com Anguissa, que recebeu sobra de um escanteio para dominar de peito e mandar um belo arremate de fora da área. Contudo, a bola subiu demais. Já aos 23 minutos, o time de Walter Mazzarri balançou as redes com Osimhen, que se tornou o grande personagem da partida.
Após rápida troca de passes, a bola foi para Mario Rui na esquerda, onde cruzou para a área. O centroavante ganhou da marcação pelo alto e cabeceou. Scuffet chegou a espalmar a bola, mas ela bateu na trave e morreu no fudo do gol. Só que a alegria do Napoli durou pouco, já que os Rossoblù conseguiram empatar com apenas uma finalização na etapa final.
Aos 26 minutos, Luvumbo recebeu lançamento na esquerda e fez uma finta para se livrar do marcador. Ele cruzou em direção à pequena área e encontrou Pavoletti, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. O problema para Claudio Ranieri e companhia é que o rival tem um mago em seu elenco, já que a jogada do gol da vitória foi digna de um mágico que tira o coelho da cartola.
Somente três minutos depois, Osimhem recebeu uma bola dentro da área de costas para o gol. Mesmo marcado por três defensores, ele os deixou para trás fazendo embaixadinhas e partindo em direção à linha de fundo. Ainda pressionado, o centroavante do Napoli ainda conseguiu cruzar rasteiro para Kvaratskhelia, que mandou forte para o gol.
OSIMHEN WITH A SPECTACULAR ASSIST!
The game in Naples has come to life, with 3⃣ goals in 7⃣ minutes! pic.twitter.com/tYCrAE98sd
— Football on TNT Sports (@footballontnt) December 16, 2023
Já aos 35 minutos, os Azzurri chegaram a balançar as redes mais uma vez, só que o lance foi invalidado. Politano aproveitou um passe errado para Osimhen para chutar por baixo de fora da área. Entretanto, o camisa 9 estava impedido na hora do passe e influenciou na jogada.
O Cagliari ainda tentou atrapalhar os donos da casa aos 43 minutos da etapa final, quando Augello cobrou falta lateral em direção à grande área. Dossena subiu livre de marcação e cabeceou para o gol, mas a bola passou por cima do travessão. E foi isso, Mazzarri somou mais três pontos no Estádio Diego Maradona.