Serie A

Ataque não funciona de novo, Napoli fica no zero com o Monza e amarga 3º jogo sem marcar na Serie A

Monza ainda perdeu um pênalti, mas Napoli falhou em converter as finalizações e agora soma mais de 300 minutos sem marcar gols

Em mais um jogo nervoso e sem inspiração do ataque do Napoli, os comandados de Walter Mazzari não saíram de um empate sem gols diante do Monza, em jogo disputado nesta sexta-feira (29), no Estádio Diego Armando Maradona e válido pela 18ª rodada da Serie A. O time napolitano bem que tentou, mas falhou na finalização e somou seu terceiro jogo sem marcar um gol sequer. A atual campeã italiana não marca desde o dia 16 de dezembro, quando bateu o Cagliari pelo placar de 2 x 1 em casa.

De lá para cá o time do Napoli foi humilhado diante do Frosinone por 4 x 0, sendo eliminado da Copa da Itália, perdeu para a Roma por 2 x 0 no clássico e não balançou as redes pelo 3º jogo seguido, causado inúmeras vaias do torcedor presentes no estádio. O resultado ameaça a 7º colocação do time napolitano, já que a Atalanta enfrenta o Lecce em casa e pode ultrapassar o time de Walter Mazzari.

O empate foi bom para o Monza que ainda perdeu um pênalti no 2º tempo com Pessina e jogou fora uma chance boa de se aproximar ainda mais da zona de classificação para as competições europeias. Na próxima rodada da Serie A, o Napoli encara o Torino, fora de casa e o Monza enfrenta o Frosinone, longe de seus domínios.

Napoli falha na finalização e passa em branco no 1º tempo

Na primeira finalização dos donos da casa, Lobotka deu passe para Anguissa, que mandou o chute de perna direita, a bola desviou na marcação e facilitou o trabalho do goleiro Di Gregorio. Aos nove minutos, após jogada ensaiada em escanteio, Zerbin cruzou da direita e encontrou Raspadori na primeira trave. O atacante tentou se antecipar ao zagueiro do Monza, tocou de bico de chuteira na bola, mas mandou pela linha de fundo. O Monza, apesar de se defender mais, criou uma ótima chance aos 11 minutos, quando Pedro Pereira recebeu passe pela meia direita, chutou forte da entrada da área, a bola desviou na defesa e passou muito perto da trave direita do goleiro Meret.

A equipe do Napoli respondeu aos 13 minutos com Kvaratskhelia, que teve a chance de chutar dentro da área mas foi travado, na sequência, Anguissa tentou novamente, porém foi bloqueado pela defesa do Monza.A partir dos 20 minutos do primeiro tempo, o jogo ficou muito disputado no meio de campo, com os dois times pecando no último passe e dificultando o processo criativo de seus sistemas ofensivos.

O Napoli voltou a atacar com perigo somente aos 35 minutos, quando Kvaratskhelia brigou com a marcação do Monza, puxou para a perna esquerda, mas mandou longe do gol.Aos 39 minutos Anguissa teve a melhor chance dos napolitanos na primeira etapa. Após cruzamento de Mario Rui, o meia camaronês saiu na cara de Di Gregorio e bateu de primeira da entrada da pequena área, obrigando o goleiro do Monza a fazer um milagre, evitando o primeiro gol do jogo.

Kvara ainda criou mais uma grande chance, ao seu melhor estilo, aos 44 minutos do primeiro tempo. O ponteiro partiu em velocidade pela esquerda, e do bico da grande área, chutou cruzado, com muito perigo. A bola passou à esquerda de Di Gregorio no último lance da primeira etapa em Nápoles.

Monza desperdiça pênalti e evita dano maior aos napolitanos

O Napoli começou pressionando na segunda etapa. Rrahmani teve uma boa chance pelo alto e aos seis minutos, Raspadori recebeu do lado esquerdo da área e bateu cruzado com muito perigo. O Monza respondeu com Carboni aos nove minutos. Após jogada pela esquerda, o meia direita pegou de primeira, mas sem força, facilitando o trabalho de Meret.

A partida ficou movimentada, e Kvaratskhelia teve grande oportunidade para marcar em seguida. Após linda tabela com Raspadori, o ponteiro nascido na Geórgia saiu na cara de Di Gregorio, mas chutou em cima do goleiro do Monza, que salvou mais uma vez.

O cenário do jogo era claro. O Monza se fechava e esperava o melhor momento para contra-atacar em velocidade. Em uma dessas escapadas, Colpani recebeu dentro da área e chutou em cima do braço zagueiro Juan Jesus, a arbitragem de Marco Di Bello anotou a penalidade máxima. Na cobrança, Pessina bateu de forma displicente e Meret segurou a bola sem maiores dificuldades.

O duelo seguia muito quente, com o Napoli dando trabalho ao goleiro do Monza. Zerbin recebeu a bola livre aos 25 minutos, puxou para a perna esquerda e mandou longe da meta de Di Gregorio. Mais uma vez o time napolitano teve dificuldade em concretizar as chances criadas e mesmo finalizando 25 vezes contra a meta de Di Gregorio, passou em branco pela 3ª vez consecutiva no Campeonato Italiano e vê sua condição de se classificar para alguma competição europeia na próxima temporada ficar cada vez mais complicada.

A 3ª partida sem vencer e sem marcar gols pode custar a 7ª colocação ao time do Napoli, caso a Atalanta vença o Lecce neste sábado. O momento é de caprichar mais nas finalizações para retomar o caminho das vitórias e evitar que a crise aumente ainda mais.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo