Vem aí o Milan (ou o que restou dele) na Serie A em 2024: se isso é bom ou ruim, não dá pra saber ainda
O Milan entra em campo pela primeira vez pela Serie A em 2024 arrasado por lesões, mas confiante (ao menos) em uma vaga na Champions
São simplesmente nove os jogadores lesionados que o Milan não poderá relacionar para a partida diante do Empoli, pela Serie A, neste domingo (7). O jogo marca a volta dos rossoneri à competição, no primeiro duelo por ela em 2024. Nada melhor do que um adversário em má fase e na rabeira da tabela para superar os muitos desfalques e manter o time na corrida atrás das líderes e arquirrivais Internazionale e Juventus.
Essa não será a primeira partida do Milan, que na terça-feira (2) goleou o Cagliari por 4 a 1 em jogo válido pela Copa da Itália. Neste duelo, inclusive, a tônica que deve tomar conta do embate contra o Empoli já foi notada por quem esteve no San Siro: o Milan foi a campo (e irá de novo neste domingo) com uma defesa capenga, cheia de improvisações e jovens vindos da categoria primavera.
Zaga destroçada: a zica do Milan com lesões afeta principalmente a defesa
Um levantamento da Gazzetta dello Sport no final de dezembro de 2023 mostrou números chocantes: o Milan já teve 30 lesões musculares ao longo da temporada, que entra neste janeiro em seu quinto mês. Uma quantidade assustadora e que tem criado problemas atrás de problemas para Stefano Pioli montar seu time. No momento, o setor mais afetado é a defesa.
A expectativa é que, contra o Empoli, Pioli tenha o retorno de duas peças fundamentais em seu sistema defensivo: o zagueiro Simon Kjaer e o lateral Alessandro Florenzi. Já seria um alívio e tanto para um time que, na Copa da Itália, jogou com Theo Hernández improvisado — deverá acontecer novamente — e dois jogadores com menos de 20 anos vindos das categorias de base, o zagueiro Jan-Carlo Simic e o lateral Álex Jiménez.
Destaques do time — e da defesa, principalmente — no começo da temporada, Malick Thiaw e Fikayo Tomori seguem fora se recuperando e não devem voltar a estar à disposição de Stefano Pioli neste janeiro, o que já causa problemas. Pierre Kalulu, reserva, mas com boas entradas, é outro defensor que segue afastado dos campos no Milan, o que só aumenta a dor de cabeça no setor.
Pelo menos, o Milan pega o vice-lanterna no retorno da Serie A em 2024
Apesar destes muitos pesares de lesão, o Milan não vem mal na Serie A. São três jogos consecutivos sem perder, o que não exatamente aproximou os rossoneri de Internazionale e Juventus, mas estancou uma queda livre que foi iniciada em novembro — adivinhe o motivo? Sim, lesões. São sete pontos de desvantagem para a Juve, que é segunda colocada, e atualmente nove pontos para chegar na Inter, a líder do Campeonato Italiano. Para a Fiorentina, atual quarta colocada, a vantagem do Milan é de três pontos, o que torna a vitória diante do Empoli para lá de crucial.
Com apenas três vitórias e chamativas 11 derrotas nos 18 jogos que fez no Campeonato italiano até agora, o Empoli não parece ser dos adversários mais difíceis para o Milan seguir sem perder. Está na vice-lanterna, décima nona colocação, e soma apenas 13 pontos na Serie A. Vive aquele momento em que o desespero já tomou conta, e o Milan só quer se aproveitar disso.