O que as escolhas de Thiago Motta na Juventus podem ensinar a Dorival na Seleção
Thiago Motta mantém Danilo no banco de reservas e coloca Bremer como capitão na zaga
Juventus e Napoli fizeram um jogo sem muito brilho na tarde deste sábado pela quinta rodada da Serie A, em Turim. O 0 a 0 no placar, ao menos, trouxe um destaque para a defesa da Juve de Thiago Motta, que pode trazer algumas lições a Dorival Júnior na Seleção Brasileira.
A começar pelas escolhas na defesa. Motta começou com uma linha de quatro defensores, com Nicolo Savona escalado na lateral direita.
O lateral-direito de 21 anos fez seu terceiro jogo como titular da Vecchia Signora e foi um dos destaques em campo. Ele tentou seis cruzamentos, criou uma boa chance e foi presença constante no campo de ataque, segundo estatísticas da plataforma Sofascore.
Em contrapartida, Danilo ficou no banco da Juve. O defensor, que vem atuando como zagueiro na Itália, sequer entrou no jogo. Na temporada, aliás, ele só participou de dois jogos com Thiago Motta — sempre vindo do banco de reservas.
É uma situação bem diferente da Seleção, onde Danilo é titular como lateral-direito e capitão do time de Dorival. Mas seu desempenho vem sendo bastante questionado, sobretudo pelo fato do defensor não acrescentar tanto na fase ofensiva do Brasil.
Nesse sentido, as escolhas de Thiago Motta podem servir de lição a Dorival Júnior para para melhorar o desempenho da Seleção Brasileira. Ou seja: trocar Danilo por um lateral que ofereça alguma alternativa além da proteção da defesa.
Uma das opções que Dorival Júnior pode testar é Vanderson, destaque há mais de uma temporada no Monaco, e que pode atuar nas duas laterais.
Rápido e habilidoso, o ala de 23 anos pode dar uma dinâmica diferente ao sistema de construção de jogo da Canarinho, que passa por um momento ruim.
Exibição de Bremer pode ser outro alento para o Brasil
Outro personagem do clássico entre Juventus e Napoli foi o zagueiro Bremer. Inclusive, o jogador vestiu a braçadeira de capitão da Vecchia Signora no confronto deste sábado.
Seguro, o defensor foi o melhor em campo, segundo o site de estatísticas Sofascore, com 7,8 de média. Com quatro interceptações, dois cortes, 95% de acerto nos passes e 60% de precisão nos lançamentos, o brasileiro demonstrou que pode ser melhor aproveitado na seleção.
Bremer ficou fora da última Data Fifa, mas começou a temporada em alta com Thiago Motta. Se manter o nível exibicional dos últimos jogos, precisa retorar ao grupo do Brasil nas Eliminatórias.
Outro ponto que joga em favor de Bremer, é que o zagueiro tem 27 anos, e muita vitalidade física para jogar em alto nível.
Neste sábado, Bremer enfrentou Kvaratskhelia e Lukaku, uma ótima dupla de atacantes, e mesmo assim, não teve com o que se preocupar durante a partida.
Sempre muito rápido para antecipar seus adversários, seja pelo chão, ou pelo alto, o defensor foi soberano nas disputas individuais, e mostrou que pode ser muito útil ao Brasil.
Juventus segue sem levar gols na Serie A
Este foi o terceiro empate da Vecchia Signora na Serie A. Com o ponto obtido diante do Napoli, a Juve foi aos nove pontos, e fica momentaneamente na quarta colocação da competição.
Porém, a Juventus pode ser ultrapassada, caso a Internazionale vença o Milan, no clássico que acontece neste domingo (22), no Giuseppe Meazza.
Apesar do desempenho oscilante na liga italiana, o time segue sem sofrer gols. Em cinco jogos, a Juventus não foi vazada em nenhuma oportunidade.
Fruto da solidez defensiva implantada por Thiago Motta, e do trabalho individual de Bremer e outros jogadores. No entanto, este foi o terceiro empate seguido sem gols da equipe, o que liga o sinal de alerta para as próximas rodadas.