Serie A

15 anos, 500 gols e chance nos profissionais: Milan relaciona Camarda pela 1ª vez

Francesco Camarda é tido como uma promessa fora do normal e, aos 15 anos, pode fazer sua estreia profissional pelo Milan e quebrar recordes

Francesco Camarda tem apenas 15 anos, mas quem acompanha futebol de base é habituado com seu nome já pelos menos dois ou três anos. Não a toa, já que ele é a maior promessa do Milan em anos, talvez até décadas, e tem números assombrosos jogando pelo time primavera dos rossoneri. Nascido em março de 2008 (sim, você leu corretamente), ele passou 2023 em destaque pelo time sub-19 dos milaneses, mesmo tendo quatro anos a menos do que a idade limite da categoria. E, agora, pode se profissionalizar, já que foi relacionado para confronto diante da Fiorentina, pela Serie A, neste sábado (25).

O Milan vem sofrendo com uma série de lesões e a pressão para que Camarda fosse ao menos relacionado se tornou insustentável após o português Rafael Leão se machucar. Fora os machucados, a situação recente dos rossoneri não ajuda na pressão, já que o Milan não vence há quatro jogos na Serie A e ocupa a terceira posição, vendo cada vez mais a líder e maior rival Internazionale se destacar dos concorrentes na tabela. Não restou opção a não ser apelar para Camarda.

Em março de 2024, quando Camarda completar 16 anos, ele terá a oportunidade de assinar seu primeiro contrato profissional. O plano do Milan é oferecer um contrato significativo ao jogador, com vigência até 2027 (o prazo máximo permitido para o primeiro contrato profissional). Durante esse período, ele será preparado para se tornar o substituto dos atacantes da equipe. Mas parece que a situação atual força o time a queimar algumas etapas e colocar o garoto para jogo — ou quase isso — antes mesmo dele poder ter um contrato profissional.

Milan precisa vencer a Fiorentina de qualquer maneira

Se pisar em campo, Camarda seguirá sua rotina de estraçalhar recordes. Se entrar em campo neste sábado, Camarda ultrapassará Wisdom Amey, que atualmente detém o recorde como o jogador mais jovem a atuar na Serie A, entrando em campo com apenas 15 anos e nove meses pelo Bologna. Com 15 anos e oito meses, o jovem atacante do Milan se tornaria não apenas o mais jovem da história do clube, superando o recorde de Paolo Maldini, que estreou aos 16 anos, seis meses e 25 dias. O jovem de 15 anos escolheu a camisa 73 para estar entre profissionais pela primeira vez.

O momento, é claro, não é dos melhores para uma possível estreia. A última vitória do Milan pela Serie A data de quase dois meses atrás, em 7 de outubro, quando os rossoneri bateram o Genoa, fora de casa, por 1 a 0 com um gol chorado de Christian Pulišić aos 42 minutos da segunda etapa, em partida na qual o desempenho abaixo da média já era bastante criticado.

Perder para a Fiorentina pode significar simplesmente um desabamento na tabela para o Milan, que se segurando no bom começo de campeonato, ainda está em terceiro com 23 pontos, mas vê Napoli, com 21 pontos, e Atalanta e Fiorentina, ambas com 20, se aproximarem a passos largos na tabela. A situação em caso de derrota não seria pior apenas porque Napoli e Atalanta também se enfrentam nesta rodada.

Esperança para o Milan e também para a Itália

Francesco Camarda pode ter apenas 15 anos, mas é considerado a grande promessa da seleção da Itália para um futuro relativamente próximo. Em setembro de 2022, quando tinha 14 anos, fez sua estreia pelo time sub-15 da Azzurra, pelo qual marcou seis vezes em nove jogos. Meses depois, recebeu sua primeira oportunidade na seleção sub-16 e também correspondeu, com três bolas na rede em sete atuações.

Nas divisões de base do Milan, os números são impressionantes. Apesar idade, sua estatura notável (cerca de 1,85m) e habilidades de finalização excepcionais permitiram que ele avançasse rapidamente para o time Primavera. A imprensa italiana relata que o atacante marcou mais de 500 gols desde sua chegada ao clube em 2015, mas essa estatística é difícil de ser comprovada, já que muitos torneios de base têm uma coleta de dados totalmente amadora.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo