Serie A

15 anos, 500 gols e chance nos profissionais: Milan relaciona Camarda pela 1ª vez

Francesco Camarda é tido como uma promessa fora do normal e, aos 15 anos, pode fazer sua estreia profissional pelo Milan e quebrar recordes

Francesco Camarda tem apenas 15 anos, mas quem acompanha futebol de base é habituado com seu nome já pelos menos dois ou três anos. Não a toa, já que ele é a maior promessa do Milan em anos, talvez até décadas, e tem números assombrosos jogando pelo time primavera dos rossoneri. Nascido em março de 2008 (sim, você leu corretamente), ele passou 2023 em destaque pelo time sub-19 dos milaneses, mesmo tendo quatro anos a menos do que a idade limite da categoria. E, agora, pode se profissionalizar, já que foi relacionado para confronto diante da Fiorentina, pela Serie A, neste sábado (25).

O Milan vem sofrendo com uma série de lesões e a pressão para que Camarda fosse ao menos relacionado se tornou insustentável após o português Rafael Leão se machucar. Fora os machucados, a situação recente dos rossoneri não ajuda na pressão, já que o Milan não vence há quatro jogos na Serie A e ocupa a terceira posição, vendo cada vez mais a líder e maior rival Internazionale se destacar dos concorrentes na tabela. Não restou opção a não ser apelar para Camarda.

Em março de 2024, quando Camarda completar 16 anos, ele terá a oportunidade de assinar seu primeiro contrato profissional. O plano do Milan é oferecer um contrato significativo ao jogador, com vigência até 2027 (o prazo máximo permitido para o primeiro contrato profissional). Durante esse período, ele será preparado para se tornar o substituto dos atacantes da equipe. Mas parece que a situação atual força o time a queimar algumas etapas e colocar o garoto para jogo — ou quase isso — antes mesmo dele poder ter um contrato profissional.

Milan precisa vencer a Fiorentina de qualquer maneira

Se pisar em campo, Camarda seguirá sua rotina de estraçalhar recordes. Se entrar em campo neste sábado, Camarda ultrapassará Wisdom Amey, que atualmente detém o recorde como o jogador mais jovem a atuar na Serie A, entrando em campo com apenas 15 anos e nove meses pelo Bologna. Com 15 anos e oito meses, o jovem atacante do Milan se tornaria não apenas o mais jovem da história do clube, superando o recorde de Paolo Maldini, que estreou aos 16 anos, seis meses e 25 dias. O jovem de 15 anos escolheu a camisa 73 para estar entre profissionais pela primeira vez.

O momento, é claro, não é dos melhores para uma possível estreia. A última vitória do Milan pela Serie A data de quase dois meses atrás, em 7 de outubro, quando os rossoneri bateram o Genoa, fora de casa, por 1 a 0 com um gol chorado de Christian Pulišić aos 42 minutos da segunda etapa, em partida na qual o desempenho abaixo da média já era bastante criticado.

Perder para a Fiorentina pode significar simplesmente um desabamento na tabela para o Milan, que se segurando no bom começo de campeonato, ainda está em terceiro com 23 pontos, mas vê Napoli, com 21 pontos, e Atalanta e Fiorentina, ambas com 20, se aproximarem a passos largos na tabela. A situação em caso de derrota não seria pior apenas porque Napoli e Atalanta também se enfrentam nesta rodada.

Esperança para o Milan e também para a Itália

Francesco Camarda pode ter apenas 15 anos, mas é considerado a grande promessa da seleção da Itália para um futuro relativamente próximo. Em setembro de 2022, quando tinha 14 anos, fez sua estreia pelo time sub-15 da Azzurra, pelo qual marcou seis vezes em nove jogos. Meses depois, recebeu sua primeira oportunidade na seleção sub-16 e também correspondeu, com três bolas na rede em sete atuações.

Nas divisões de base do Milan, os números são impressionantes. Apesar idade, sua estatura notável (cerca de 1,85m) e habilidades de finalização excepcionais permitiram que ele avançasse rapidamente para o time Primavera. A imprensa italiana relata que o atacante marcou mais de 500 gols desde sua chegada ao clube em 2015, mas essa estatística é difícil de ser comprovada, já que muitos torneios de base têm uma coleta de dados totalmente amadora.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo