A Fiorentina quer (e pode) ser a pedra no sapato que a Internazionale não pode ter agora
Dois integrantes do G4 da Serie A, Fiorentina e Internazionale se encaram necessitados da vitória, mas para cumprir objetivos diferentes

Um duelo entre dois integrantes do G4 da Serie A vai esquentar o final de semana. A Fiorentina, quarta colocada, recebe a Internazionale, atualmente na segunda posição, em duelo que não é exatamente um confronto direto graças à diferença de pontos entre a Viola e a Inter atualmente, mas que pode acabar mexendo bastante na tabela por conta de seu desfecho e, por isso, terá a Itália toda de olho.
A Internazionale perdeu a liderança para a Juventus ao ir para a Arábia Saudita para jogar — e ganhar — a Supercopa da Itália. A Velha Senhora tem atualmente um ponto e um jogo a mais, restando à Inter vencer o duelo atrasado para retomar a ponta. No entanto, vencer a Fiorentina passa a ser crucial já que na próxima rodada os nerazzurri enfrentam a própria Juve e podem se complicar caso não vençam a Viola.
Já a Fiorentina pode não estar disputando o título do Campeonato Italiano como sua rival deste domingo, mas também tem máxima necessidade pela vitória. Sem vencer a dois jogos na Serie A, a Viola continua na quarta colocação, mas vê pelo retrovisor um pelotão que depende apenas de um tropeço da equipe de Florença para deixá-la para trás. Por isso, bater a Internazionale é uma questão (difícil) de vida ou morte na luta pela vaga na próxima edição da Champions League.
Como a Internazionale chega para o jogo contra a Fiorentina
Foram quatro gols feitos, nenhum sofrido e uma taça na bagagem. O saldo da Internazionale após a viagem para a Arábia Saudita, onde disputou a Supercopa da Itália, é mais do que positivo. Bateu dois rivais que estão lutando no alto na Serie A (Lazio na semi e Napoli na final) e mostrou suas credenciais como favorita ao título do Campeonato Italiano.
A viagem, no entanto, acabou jogando alguma pressão na Internazionale — que teve zero culpa disso, é verdade. Em uma disputa literalmente ponto a ponto com a Juventus, ter um jogo a menos, no momento, complicou a Inter. A Juve passou na tabela e jogou uma pressão nos nerazzuri para este duelo fora de casa contra a Fiorentina. Acaba sendo obrigação da Inter vencer, uma vez que os líderes se enfrentam, em Milão, na próxima rodada, enquanto a Velha Senhora, neste final de semana, teve um jogo mais tranquilo contra o Empoli e chega empolgada para o clássico da semana que vem.
Mas a Internazionale, mesmo jogando em Florença hoje, tem suas ótimas armas para bater a Fiorentina e seguir dependendo apenas de si mesma, e sem pressão, para levantar o título de campeã da Itália. E a principal delas é o atacante argentino Lautaro Martínez, que faz temporada mágica e, na Serie A, tem nada menos do que 20 participações em gols em 18 partidas disputadas, sendo 17 delas como titular. Números impressionantes que fazem dele um dos bons candidatos ao posto de melhor jogador da temporada na Europa.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Como a Fiorentina chega para o jogo contra a Internazionale
Semifinalista da Copa da Itália, na qual enfrentará a Atalanta, e classificada na liderança invicta de sua chave na Conference League, a Fiorentina vive uma temporada excelente, mas um momento não tão bom assim no Campeonato Italiano. A Viola disputou, por conta de seus compromissos no mata-mata, apenas duas partidas no torneio, empatou uma e perdeu outra. Não caiu de sua quarta colocação, mas viu um pelotão se aproximar e ameaçar (muito) sua classificação para a próxima Champions League.
Os jogos sem ganhar diante de Sassuolo (fora de casa) e Udinese (este como mandante) acabaram jogando uma certa pressão na Fiorentina para esse difícil duelo contra a Internazionale. Afinal, a Viola precisa, para se manter firme na quarta colocação, vencer um time que perdeu apenas uma vez no Campeonato Italiano nesta temporada. Uma tarefa inglória, que os comandados do técnico Vicenzo Italiano terão de fazer um jogo praticamente perfeito para cumprir.
Isso porque se a Fiorentina está na quarta colocação da tabela, não é muito por seu desempenho atualmente em Florença. A equipe é apenas a sétima melhor mandante da competição e, por isso, terá de se superar e contar com seu desempenho recente jogando em casa, com quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos, para manter vivos dois sonhos: o de ser a segunda algoz da Inter na atual temporada da Serie A e de voltar a disputar uma Champions League depois de mais de dez anos.