Serie A: Éderson mostra em uma rodada porque é desejado por gigantes da Europa
Volante brasileiro começa Serie A 2024/25 com tudo e reforça o porquê é 'sonho de consumo' de Liverpool, United, Juventus e outros
Liverpool, Manchester United, Atlético de Madrid e Juventus. Esses são apenas alguns dos times que se interessam ou se interessaram no passado pelo volante Éderson, da Atalanta. O jogador vive grande momento desde que chegou à Itália, em 2022, e mantém o nível no início desta temporada.
Nesta segunda-feira (19), pela 1ª rodada da Serie A 2024/25, o brasileiro mostrou sua faceta “todo meio-campista” ao fazer de tudo na goleada de 4 a 0 sobre o Lecce. Deu apoio a saída de bola aparecendo entre os zagueiros da mesma forma que flutuou pelas linhas adversárias.
Com a bola no pé, ditou ritmo com passes de progressão e fez bom jogo ofensivo. Um passe dele iniciou a jogada do segundo gol, marcado por Mateo Retegui. Antes, cruzou para De Ketalaere tentar de cabeça, parando no goleiro rival.
No aspecto defensivo, brilhou com roubadas de bola e rápidas recomposições por dentro, sempre muito dedicado como o meio-campista à esquerda no 3-5-2 de Gian Piero Gasperini.
Números de Éderson contra o Lecce pela abertura do Campeonato Italiano:
- 90 minutos jogados
- 43 passes certos de 49 tentados (88%), 1 passes decisivo e 6 de 7 bolas longas certas
- 4 de 8 duelos pelo chão ganhos e 2 de 5 pelo alto
O brasileiro já teria recebido uma proposta de 45 milhões de euros (R$ 270,7 milhões) do Atlético de Madrid nesta janela de transferências, mas a Atalanta faz jogo duro e quer 60 milhões. Neste momento, o United parece o time mais interessado no volante.
Ainda em junho, durante a Copa América, o ex-Fortaleza, Corinthians e Cruzeiro não garantiu que ficaria na Atalanta e revelou “curiosidade” pelo futebol inglês
— Não sei [se vai ficar], pensei muito nisso, gosto da Itália, estou bem adaptado, mas tenho curiosidade pela Premier League, por isso não sei. Ainda estou crescendo, então não sei se ficarei na Itália, acho que ainda tenho mais para provar. Se eu for para outro lugar, então também vou continuar a crescer — disse.
A janela fecha oficialmente em 30 de agosto, o que mostra que quem quiser Éderson precisará correr contra o tempo. Isso serve para a Dea também, já que perder um pilar praticamente insubstituível seria um duro baque.
Atalanta de Éderson mostra força contra Lecce
O time de Gasperini terá que lidar com três competições nesta temporada (Champions League e Copa da Itália, além da Serie A) e o elenco será testado.
A partida de hoje mostra, em parte, como algumas chegadas podem ajudar a equipe de Bérgamo a sonhar com competitividade nas três frentes.
Retegui e Marco Brescianini, justamente os dois únicos que não foram titulares na Supercopa da Europa há cinco dias, foram os responsáveis pelos quatro gols frente ao Lecce.
No primeiro, Zappacosta foi quem cruzou, Retegui cabeceou para boa defesa de Wladimiro Falcone e a bola sobrou para Brescianini marcar aos 34 da etapa inicial. Depois, já no 2º tempo, recebeu lindo passe de Pasalic e chapou bonito dentro da área.
Já Retegui “recompensou” a cabeçada perdida no primeiro de Brescinini pouco depois. Dessa vez com Ruggeri na esquerda, e o atacante argentino guardou de cabeça após cruzamento. Via penalidade, ele marcaria mais um, mostrando frieza.
Os dois foram contratados para esta temporada, além de Godfrey, Sulemana, Zaniolo e Samardzic, reforçando a bola janela feita pela Atalanta — compensando as graves lesões de Scamacca e Scalvani.