A promessa da Roma que convenceu Ranieri a deixar a aposentadoria para salvar o time
Treinador se aposentou no fim da temporada passada, mas assumiu cargo na Roma, que vive uma crise desde o início da Série A
Fumaça branca: habemus técnico. O anúncio do acordo entre Claudio Ranieri e Roma aconteceu nesta quinta-feira (14), nas redes sociais do time da capital italiana.
Aos 73 anos e recém-aposentado (e bota recém nisso), o treinador italiano foi o escolhido para tentar tirar a Roma de uma crise que, a essa altura, parece impossível de sair.
Em 16 jogos, o time chegou a sexta derrota da temporada no último fim de semana, quando perdeu por 3 a 2, em casa, para o Bologna, pela Série A.
No Campeonato Italiano, inclusive, onde ocupa apenas a 12ª colocação, com 13 pontos, já acumula 5 derrotas, praticamente metade das 11 que teve em toda competição na temporada passada.
Claudio Ranieri è il nuovo Responsabile Tecnico della Prima Squadra
— AS Roma (@OfficialASRoma) November 14, 2024
Bentornato a casa, mister! ?❤️
? https://t.co/dOS0CM9tnn#ASRoma pic.twitter.com/vVl3sn3tcU
Na Liga Europa, outro drama. Uma vitória nos quatro primeiros jogos, apenas cinco pontos somados e a 20ª posição, correndo risco de ficar fora dos classificados para a fase de mata-mata.
A solução para essa crise? Um velho conhecido. Após muitas reuniões, a diretoria dos Giallorossi chegou a um acordo para contratar Claudio Ranieri, que havia anunciado sua aposentadoria após salvar o Cagliari do rebaixamento.
Mas como a Roma convenceu o italiano de 73 anos a deixar de lado sua aposentadoria para tentar salvá-los de uma temporada trágica?
A promessa que tirou Ranieri da aposentadoria para salvar a Roma
Três técnicos em uma temporada que tem pouco mais de três meses. Se a crise fosse uma enfermidade, este, sem dúvidas, seria um dos sintomas mais preocupantes.
Após o sexto lugar na temporada passada, sob o comando de Daniele De Rossi, meio campista que marcou época na equipe, a Roma não garantiu ao antigo treinador a estabilidade após um começo ruim de Campeonato Italiano.
Nos quatro primeiros jogos – e únicos de De Rossi na temporada -, o time da capital italiana não venceu. Foram três empates e uma derrota.
Depois, sob o comando de Ivan Juric, outros três empates, quatro vitórias e, impressionantes, cinco derrotas em 12 jogos.
Então, a Roma decidiu ir atrás de um nome de segurança, que já passou pelo clube outras duas vezes. Mas como convencer um treinador de 73 anos recém-aposentado a assumir uma crise.
A diretoria da Roma ofereceu ao experiente treinador um cargo na direção do clube em junho, ao fim da temporada 2025. Uma jogada de mestre.
Ranieri será consultor para assuntos esportivos com contato direto com os proprietários da equipe. Mas não só isso.
Durante a temporada, enquanto tenta tirar o time da crise, Ranieri também será o responsável por comandar a busca por um novo treinador para a temporada 2025-26.
Ranieri já treina a Roma
Sem tempo a perder, apesar da pausa para a Data Fifa, Ranieri já treina a Roma. Até porque, para o novo treinador, trabalho é o que não vai faltar.
O time tem uma das zagas mais vazadas do Campeonato Italiano, com 17 gols sofridos. O ataque, por sua vez, marcou apenas 14 vezes. Mas o comandante italiano não tem medo do desafio.
— Um grande problema para resolver? Eu sei. Por isso me ligaram. Estou pronto, nosso pessoal está chegando — disse o treinador à Gazzeta dello Sport, em suas primeiras palavras como treinador da equipe, antes de embarcar para a Itália.
E os próximos desafios da equipe serão um problema e tanto. No fim do mês, no retorno da Data Fifa, duelo contra a Napoli, líder da Serie A, fora de casa. Quatro dias depois, enfrenta o Tottenham, pela quinta rodada da Liga Europa.