Itália

Roma x Napoli: Como foi duelo brasileiro na batalha pela ponta da Serie A

Com David Neres de um lado e Wesley do outro, napolitanos vencem Giallorossi fora de casa

A noite deste domingo (30) no Estádio Olímpico reservou um confronto direto pela liderança da Serie A — e também um embate particular entre os brasileiros em campo. Melhor para o Napoli, que venceu a Roma por 1 a 0 e ultrapassou o clube da capital italiana na tabela graças à estrela de David Neres, decisivo mais uma vez.

O atacante vive seu melhor momento na temporada. Foi dele o gol da vitória napolitana, após receber passe de Hojlund em contra-ataque fulminante. Muito ativo pelo lado direito, Neres incomodou a defesa romana durante todo o jogo.

O ex-São Paulo participou de jogadas de profundidade, criou desequilíbrios e confirmou a fase ascendente que os números já indicavam: é o terceiro gol consecutivo, todos marcados nos últimos três jogos. Na rodada anterior da Serie A, diante da Atalanta, havia balançado as redes duas vezes e encerrado um jejum que durava desde janeiro.

Antes mesmo desse novo salto de rendimento, Antonio Conte já defendia o atacante publicamente. Na véspera do duelo contra o Qarabag, pela Champions League, o técnico do Napoli respondeu a quem sugeria que Neres vivia seu “primeiro grande momento” na temporada: “O Neres já foi decisivo em muitos jogos, não estamos descobrindo um jogador novo”.

]Do outro lado, Wesley teve atuação correta, ainda que marcada pelo lance-chave do jogo. O lateral da Roma não conseguiu acompanhar Hojlund no contra-ataque que originou o gol, mas, no geral, manteve solidez nos duelos individuais. Mostrou vigor físico — sua principal característica — e tentou contribuir no campo ofensivo, chegando a pisar na área em algumas ações. Não foi, porém, o suficiente para fazer a diferença a favor do time da casa.

Apesar disso, o ex-Flamengo segue valorizado por Gian Piero Gasperini. O treinador mantém confiança absoluta no jogador e continua escalando-o como ala pela esquerda, apostando em sua velocidade e explosão para dar amplitude e força ao setor.

Wesley em ação pela Roma
Wesley em ação pela Roma (Foto: Imago)

Como Roma e Napoli ficam na tabela?

A vitória no Estádio Olímpico só não colocou o Napoli na liderança porque o Milan também venceu na rodada. Com o triunfo sobre a Lazio no último sábado (29), o Rossonero assumiu a ponta da tabela. Ambos têm 28 pontos, mas o time milanista lidera pelo critério de desempate.

A Roma, por sua vez, despencou na tabela: estacionada nos 25 pontos, perdeu a liderança e agora ocupa somente o quarto lugar.

Próximos jogos:

  • Cagliari x Roma — Serie A — domingo, 7 de dezembro, às 11h
  • Napoli x Cagliari — Copa Itália — quarta-feira, 3 de dezembro, às 14h

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo