Itália

Problemas? Chamem o Super Mario!

A perda de Antonio Cassano e Giuseppe Rossi foi um duro golpe para o técnico da seleção italiana, Cesare Prandelli. Os dois atacantes tornaram-se os titulares com o técnico, dando habilidade, velocidade e mobilidade ao ataque da Azzurra. Sem os dois, cada um por um problema, o treinador precisava arranjar uma nova solução. E a solução deve ser simples e atende pelo nome de Mario Balotelli.

Cassano deve ficar fora por no mínimo quatro meses e possivelmente seis, correndo grande risco de ficar fora da Eurocopa. O atacante já era um dos principais nomes da Azzurra, vestia a camisa 10 e criava boas chances de gol. Sua ausência certamente será sentida, até porque o seu momento no Milan também era bom.

Giuseppe Rossi nunca foi um centroavante, mas tornou-se um fazedor de gols no Villarreal e também na seleção italiana. O habilidoso canhoto teve uma lesão séria de ligamentos no joelho, o que tirará o jogador dos gramados por ao menos seis meses, possivelmente um pouco mais – e, assim, também fica com a participação na Eurocopa ameaçada.

Encontrar uma solução para o time, que está casa vez mais pronto para uma competição, foi menos difícil do que Prandelli deve ter imaginado. Se Mario Balotelli decepcionou em um primeiro momento, quando foi titular logo após a Copa do Mundo e não entregou o que o seu potencial mostrava, o atacante do Manchester City parece cada vez mais maduro e pode ser uma excelente alternativa no seu clube e principalmente na seleção. Foi o que mostrou no amistoso contra a Polônia.

Formando um ataque ao lado de Giampaolo Pazzini, um centroavante clássico, Balotelli mostrou-se um jogador cheio de recursos e mais tranquilo em campo. Ainda é um perigo que deve ser controlado, mas Balotelli é provavelmente o jogador mais talentoso ofensivamente que a Itália tem em seu elenco. Se a pólvora não for incendiada, quem deve ter problemas são os adversários do time de Prandelli.

Pazzini pode ser o companheiro de Balotelli. Ainda terá que mostrar mais em campo, mas do que fez, já parece que o jogador da Internazionale sai na frente na disputa com outros jogadores. Isso se Sebastian Giovinco, que se machucou, não ganhar uma chance, já que por ter características mais parecidas com Cassano, pode dar uma ótima opção ao time.

Outro que pode ter chance para mostrar o seu potencial no ataque da Azzurra é Alessandro Matri. O atacante da Juventus faz ótima temporada, marca gols importantes e tem mostrando qualidade técnica importante. Tem potencial para ser o titular do time até a chegada da Eurocopa, em junho do ano que vem.

O ataque parece ter solução e em outros setores o time está cada vez mais sólido. No gol, não há dúvida que Gianluigi Buffon será o nome. No centro da zaga, Giorgio Chiellini e Andrea Ranocchia também parecem bem estabelecidos. A dúvida no setor é nas laterais. Christian Maggio e Mattia Cassani disputam a posição na direita e Ignazio Abate entrou na disputa, depois de jogar a última partida. Na esquerda, Domenico Criscito atuou no amistoso, mas é Federico Balzaretti quem tem tido as melhores atuações.

O meio-campo parece praticamente definido. Andrea Pirlo, Daniele De Rossi, Claudio Marchisio e Riccardo Montolivo formaram o setor no amistoso contra a Polônia, no dia 11 de novembro, e não deve sofrer muita alteração até a Eurocopa. O maior candidato a tomar uma das posições do meio-campo é Alberto Aquilani, do Milan, que faz novamente boa temporada.

A Itália de Prandelli deixou para trás, definitivamente, aquele time apático da Copa do Mundo. Mais do que isso, a Azzurra é um time capaz de fazer um bom papel na Eurocopa, quem sabe até brigando pelos primeiros lugares. Está atrás das maiores favoritas, Alemanha e Espanha, além da vice-campeã mundo Holanda. No mais, não há grandes seleções à frente. É possível dizer até que a Itália entre no grupo de favoritas a chegar à semifinal da competição. Salve, Prandelli!

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo