Osimhen: ‘Me tratavam como um cachorro. Não podia aceitar esse tipo de tratamento’
Atacante nigeriano deixou clube italiano no início da temporada 2024/25, rumo ao Galatasaray, da Turquia
Victor Osimhen, atacante do Galatasaray, viveu seu pior momento na carreira em 2023, no Napoli. Mesmo após conquistar a Serie A, o atacante nigeriano foi vítima de racismo de seu próprio clube nas redes sociais depois de desperdiçar um pênalti no duelo com o Bologna, incidente que praticamente encerrou sua passagem por Nápoles.
— Sinto muito pelos torcedores, também porque nunca falei sobre o que aconteceu. Alguns deles apareceram na minha casa pedindo explicações. Conversamos, pedi que se colocassem no meu lugar. Depois que o Napoli publicou aquele vídeo no TikTok, algo se quebrou definitivamente — afirmou o atacante, em entrevista à “Gazzetta dello Sport”.
O incidente ocorreu em setembro de 2023. A conta oficial do Napoli no TikTok publicou um vídeo no qual debochava do pênalti desperdiçado por Osimhen — e que foi rapidamente apagado. Nele, também foi um termo relacionado a “coco”, interpretado como um insulto racial pelo atacante e por seu empresário.

À época, Roberto Calenda, empresário de Osimhen, classificou o vídeo como “inaceitável” e garantiu que poderia entrar com medidas judiciais para defender seu jogador. Apesar de defender o povo de Nápoles, em comunicado na semana seguinte ao incidente, o atacante afirma que, desde então, sua relação com o Napoli havia se deteriorado.
— Qualquer um pode errar um pênalti, qualquer um pode ser ridicularizado por isso. O Napoli fez isso apenas comigo. Fui vítima de insultos racistas e tomei minha decisão: queria ir embora. Apaguei as fotos com a camisa do Napoli do meu Instagram e eles aproveitaram a oportunidade para me colocar contra os torcedores. E pensar que minha filha, para mim, é mais napolitana do que nigeriana — lamentou o nigeriano.
Osimhen recebeu proposta da Juventus
Antes de deixar o Napoli, Osimhen chegou a ter conversas com a Juventus, mas que não avançaram — apesar do desejo do nigeriano em se transferir para o rival italiano. Antes de duelo entre Galatasaray e Juventus nesta terça-feira (17), pelos playoffs da Champions League, o nigeriano também afirmou que foi tratado como um “cachorro” ao deixar seu ex-clube.
— Antes de começarem as negociações com o Galatasaray, (Cristiano) Giuntoli me ligou para me levar para a Juve. Conversei com algumas pessoas do clube, elas demonstraram interesse, mas eu sabia que ele (Aurelio de Laurentiis, dono do Napoli) não me deixaria sair. De qualquer forma, o interesse era real. E quando a Juve te liga, independentemente de tudo, você tem que sentar e ouvir — apontou o jogador.

Depois do vídeo publicado nas redes sociais do Napoli, Osimhen chegou a um acordo de cavalheiros com o Napoli para deixar o clube ao final da temporada 2023/24. Entretanto, ele não foi inteiramente cumprido, já que o time italiano ainda queria decidir para onde o nigeriano iria se transferir.
— O compromisso não foi totalmente cumprido. Tentaram me mandar jogar em qualquer lugar, me tratavam como um cachorro. Vai para cá, vai para lá, faz isso, faz aquilo… Lutei muito para fazer carreira, não podia aceitar esse tipo de tratamento. Não sou um fantoche — afirmou.
Com a chegada de Antônio Conte, no início da temporada 2024/25, Osimhen chegou a conversar com o novo treinador, que desejava que ele permanecesse na equipe, mas sua decisão já estava tomada. “Não queria continuar trabalhando onde não me sentia feliz”, disse. Depois de um empréstimo de um ano com o Galatasaray, o atacante foi contratado de forma definitiva no início desta temporada.



