‘Vergonha de tê-lo escolhido’: Thiago Motta é demitido com bastidores quentes e Juventus anuncia substituto
Pressionado, Thiago Motta deixou o cargo após oito meses; Juventus não perdeu tempo e oficializou o novo treinador

Após longas semanas de especulação, a Juventus confirmou a demissão de Thiago Motta, que já não era mais unanimidade. Além disso, a Velha Senhora anunciou o substituto do técnico ítalo-brasileiro.
Neste domingo (23), Thiago Motta deu lugar a Igor Tudor, que estava livre no mercado desde a última temporada, quando comandou a Lazio. O croata comandará seu primeiro treino nos Bianconeri nesta segunda-feira (24).
Tudor foi jogador da Juventus entre 1998 e 2006. Em 2020/21, foi auxiliar técnico de Andrea Pirlo na própria Juve. Por conhecer o ambiente e ter uma forte ligação com o time de Turim, o croata foi o escolhido para cumprir o objetivo restante da temporada.
A Juventus tem como prioridade conseguir uma vaga na próxima edição da Champions League. O treinador ítalo-brasileiro deixou a Velha Senhora na 5ª posição da Serie A com 52 pontos em 29 rodadas. O Bologna, que fecha o G-4, está um ponto à frente na tabela.
Igor Tudor è il nuovo allenatore della Prima Squadra Maschile. Bentornato, Igor!
— JuventusFC (@juventusfc) March 23, 2025
Il Club ringrazia Thiago Motta e tutto il suo staff per la professionalità dimostrata e per il lavoro svolto in questi mesi con passione e dedizione, augurando loro il meglio per il futuro.
Por que Juventus mandou Thiago Motta embora?

Após um trabalho surpreendente no Bologna em 2023/24, Thiago Motta foi contratado pela Juventus sob grandes expectativas. Entretanto, o técnico ítalo-brasileiro acumulou decepções ao longo da temporada, o que motivou a decisão dos Bianconeri em encerrarem o contrato.
Thiago Motta fez sucesso no futebol europeu com seu inusitado 2-7-2, incluindo o goleiro na construção das jogadas. A Juventus investiu pesado no mercado para contratar reforços que se encaixassem no modelo do treinador de 42 anos.
Só que, dentro de campo, os resultados não vieram. Na Serie A, a Juve é quem mais empatou no campeonato (13). Nas copas, o ítalo-brasileiro acumulou eliminações que tornaram sua situação insustentável.
Primeiro, a Juventus caiu nas oitavas de final da Champions League para o PSV. Na sequência, Thiago Motta e companhia foram eliminados, nos pênaltis, nas quartas de final da Copa da Itália para o Empoli — que está na zona de rebaixamento da Serie A.
A pressão sobre Thiago Motta cresceu exponencialmente. Mesmo com vínculo até junho de 2027, o técnico ítalo-brasileiro se despediu da Velha Senhora após oito meses. A Juventus pagou a multa rescisória de 10 milhões de euros (cerca de R$ 62 milhões).
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Bastidores quentes

Segundo o jornal “Gazzetta dello Sport”, Thiago Motta teve uma reunião acalorada com dirigentes da Juventus na última terça-feira (18), logo depois das duras derrotas para Atalanta (0 a 4) e Fiorentina (3 a 0), válidas pela Serie A.
O diretor técnico dos Bianconeri, Cristiano Giuntoli, teria dito ao técnico que “tinha vergonha de tê-lo escolhido“. A Juventus não gostou da falta de “agressividade” do ítalo-brasileiro em meio à má fase do time.