Itália

Ex-Manchester City diz ‘sim’ e Juventus já tem data para demitir Thiago Motta

Técnico ítalo-brasileiro acumula fracassos no comando da Velha Senhora

Thiago Motta está com os dias contados na Juventus. Apesar de Cristiano Giuntoli, diretor esportivo da Velha Senhora, ter bancado a permanência do técnico após sequência de resultados desastrosos, tal respaldo parece ter data para se expirar.

Segundo o jornal italiano “Gazzetta dello Sport”, o primeiro jogo pós-Data Fifa, contra o Genoa, dia 29 de março, pode ser o último do ítalo-brasileiro à frente da Juventus.

Neste contexto, Roberto Mancini, ex-Manchester City e seleção italiana, surge como o nome favorito a assumir o clube bianconeri.

A publicação do periódico destaca, inclusive, o acerto verbal de Mancini com a alta cúpula da Velha Senhora. Ele estaria disposto a comandar a equipe nesses últimos meses de temporada — na Serie A e Mundial de Clubes —, mas com renovação automática de contrato para 2025/26 em caso de vaga na Champions League

Mancini já teria dito ‘sim' ao projeto que lhe foi apresentado e se mostrou empolgado com a possibilidade de treinar seu time de infância. O italiano, que se desligou da seleção saudita no final de 2024, conquistou títulos por onde passou ao longo da carreira: Fiorentina, Lazio, Internazionale, Manchester City, Galatasaray e Itália.

Último trabalho de Roberto Mancini foi na Arábia Saudita
Último trabalho de Roberto Mancini foi na Arábia Saudita (Foto: Imago)

Outras alternativas da Juventus para o cargo

Plano A da Juventus, Roberto Mancini, no atual estágio, é o único candidato para vaga de Thiago Motta. Outras opções, no entanto, são levantadas pela imprensa italiana. 

Igor Tudor, livre no mercado após comandar a Lazio na última temporada, é um dos nomes ventilados. O croata, ex-jogador da Velha Senhora e assistente técnico de Andrea Pirlo em 2020/21 no time de Turim, conhece o ambiente e tem forte ligação com o clube. 

Zinedine Zidane também surge como possível sucessor de Motta. A especulação mais fascinante, todavia, também é a mais complicada. O ex-meia francês segue seu período sabático desde 2021, quando deixou o cargo de técnico do Real Madrid

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Trabalho de Thiago Motta decepciona

Thiago Motta durante jogo da Juventus
Thiago Motta durante jogo da Juventus (Foto: Imago)

Ninguém perdeu menos que a Juventus na Serie A 2024/2025. Assim como a Internazionale, a equipe bianconeri sofreu três derrotas em 29 rodadas disputadas até então. 

Mas não é aí que mora o problema da Velha Senhora, e sim no número de triunfos. O time de Thiago Motta venceu apenas 13 jogos, e empatou outros 13.

Uma campanha tímida — quinta colocação, com 52 pontos — para os padrões do clube de Turim, maior campeão italiano, com 36 Scudettos, e dono da maior dinastia da história do Calcio — nove títulos consecutivos. 

Na Champions League, a Juve também não foi nada bem, já que amargou o 20º lugar na fase de liga e acabou eliminada pelo PSV (4 a 3 no agregado) no playoff que antecede as oitavas de final

A paciência da torcida com o ítalo-brasileiro acabou de vez no final de fevereiro. Em casa, a Velha Senhora foi superada nos pênaltis pelo Empoli e deu adeus à Copa da Itália

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo