Itália

Guia do Campeonato Italiano

A temporada 2010/11 da Serie A começa neste fim de semana, e a Trivela apresenta a segunda parte do guia do campeonato (confira aqui a primeira parte). Os clubes são introduzidos em ordem alfabética, e os nomes em maiúsculas nos times-base são as novidades nos elencos. Nesta coluna, vamos da Juventus até a Udinese. Confira!

Juventus

Nome do clube: Juventus Football Club
Gênero: feminino (a Juventus)
Estádio: Olímpico de Turim (28.000 lugares)
Site oficial: www.juventus.it
Principal jogador: Giorgio Chiellini (d)
Quem chegou: Bonucci (d, Bari), Martínez (m, Catania), Pepe (m, Udinese), Storari (g, Sampdoria), Lanzafame (a, Parma), Motta (d, Roma), Krasic (m, CSKA Moscou), Aquilani (m, Liverpool), Quagliarella (a, Napoli)
Quem saiu: Cannavaro (d, Al Ahli), Cáceres (d, Barcelona), Immobile (a, Siena), Giovinco (a, Parma), Poulsen (a, Liverpool), Diego (m, Wolfsburg-ALE)
Técnico: Luigi Del Neri (novo)
Colocação em 2009/10:
Objetivo na temporada: Vaga na Liga dos Campeões
Competição europeia: Liga Europa
Time-base: STORARI; MOTTA, BONUCCI, Chiellini, De Ceglie; KRASIC, AQUILANI, Marchisio, PEPE; QUAGLIARELLA, Amauri.

Esquecer sua pior temporada em décadas é praticamente uma obrigação para a Juventus, que sofreu uma revolução dentro e fora de campo após terminar em um vergonhoso sétimo lugar. A nova direção, chefiada pelo presidente Andrea Agnelli, buscou os dois responsáveis pela montagem da ótima Sampdoria da última campanha: o diretor esportivo Beppe Marotta e o técnico Luigi Del Neri. Mais de meio time titular foi modificado com os reforços – destaque para o meia sérvio Milos Krasic, ex-CSKA Moscou – e o time voltará a jogar no 4-4-2 como nos últimos dias de glória. O clube abriu mão de Diego, que fez uma primeira temporada abaixo das expectativas e não era o homem ideal para o novo esquema, e apostou na contratação de Fabio Quagliarella para o ataque. O time começa o campeonato sem Buffon, que recupera de cirurgia.

Lazio

Nome do clube: Societá Sportiva Lazio
Gênero: feminino (a Lazio)
Estádio: Olímpico de Roma (72.698 lugares)
Site oficial: www.sslazio.it
Principal jogador: Hernanes (m)
Quem chegou: González (m, Nacional-URU), Bresciano (m, Palermo), Cribari (d, Siena), Kozak (a, Brescia), Garrido (d, Manchester City), Hernanes (m, São Paulo-BRA)
Quem saiu: Hitzlsperger (m, West Ham), Makinwa (a, Larissa-GRE), Faraoni (d, Inter), Kolarov (d, Manchester City), Siviglia (d), Baronio (m), Dabo (m) e Cruz (a),  Bonetto (d, Livorno)
Técnico: Edy Reja (mantido)
Colocação em 2009/10: 12ª
Objetivo na temporada: Vaga em competição europeia
Competição europeia: nenhuma
Time-base: Muslera; Biava, André Dias, Radu; Lichtsteiner, Brocchi, Ledesma, HERNANES, GARRIDO; Zárate, Floccari.

A Lazio vem de uma campanha decepcionante, que envolveu ameaça de rebaixamento durante boa parte da temporada e troca de treinador. A chegada de Edy Reja para o lugar de Davide Ballardini durante o segundo turno ajudou o time a se acertar, mas a nova campanha se inicia com o desejo de que o susto não se repita. Para isso, os biancocelesti fizeram uma contratação de peso: o meia Hernanes, um dos melhores jogadores do futebol brasileiro nos últimos anos. O elenco perdeu Kolarov, que era ótima opção ofensiva pela esquerda, mas manteve Floccari, cujos gols foram fundamentais para um final de temporada tranquilo. Além de contar com o talento de Hernanes, Reja também deve esperar que o argentino Zárate recupere o bom desempenho de seus primeiros meses na Itália.

Lecce

Nome do clube: Unione Sportiva Lecce
Gênero: masculino (o Lecce)
Estádio: Via del Mare (36.285 lugares)
Site oficial: www.uslecce.it
Principal jogador: Daniele Corvia (a)
Quem chegou: Olivera (m, Peñarol-URU), Donati (d, Inter), Brivio (d, Vicenza), Sini (d, Roma), Diamoutene (d, Bari), Benassi (g, Perugia), Gustavo (d, Vasco-BRA), Reginiussen (d, Schalke 04-ALE), Grossmüller (m, Danubio-URU), Piatti (m, Independiente-ARG), Chevantón (a, Sevilla-ESP)
Quem saiu: Terranova (d, Frosinone), Baclet (a, Vicenza), Ângelo (d), Belleri (d), Mazzotta (d, Pescara), Jefferson (g, Chievo), Marilungo (a, Sampdoria)
Técnico: Luigi De Canio (mantido)
Colocação em 2009/10: 1º na Serie B
Objetivo na temporada: Permanência na Serie A
Competição europeia: nenhuma
Time-base: Rosati; DONATI, GUSTAVO, REGINIUSSEN, Brivio; GROSSMÜLLER, Giacomazzi, Munari; PIATTI, CHEVANTÓN, Corvia

Um dos mais tradicionais “iô-iôs” do futebol italiano aparece novamente na elite com a única missão de se manter, mas há poucas razões para acreditar nisso. A reformulada defesa desperta dúvidas, e o goleiro Rosati, apesar dos 27 anos, tem pouquíssima experiência em alto nível. O clube buscou um ídolo do passado como Chevantón, mas que há tempos não atua com regularidade e foi rebaixado com a Atalanta na última temporada. A esperança de gols é Corvia, de 25 anos, revelado pela Roma. No entanto, ele ainda precisa demonstrar capacidade de dar o salto da segunda para a primeira divisão. Se não conseguir rapidamente uma poupança de pontos razoável, o Lecce pode passar o campeonato inteiro na zona da degola.

Milan

Nome do clube: Associazione Calcio Milan
Gênero: masculino (o Milan)
Estádio: Giuseppe Meazza (80.074 lugares)
Site oficial: www.acmilan.com
Principal jogador: Pato (a)
Quem chegou: Amelia (g, Genoa), Yepes (d, Chievo), Papastathopoulos (d, Genoa), Boateng (m, Portsmouth)
Quem saiu: Dida (g), Favalli (d), Mancini (a, Inter), Zigoni (a, Genoa), Adiyiah (a, Reggina)
Técnico: Massimiliano Allegri (novo)
Colocação em 2009/10:
Objetivo na temporada: Vaga na Liga dos Campeões
Competição europeia: Liga dos Campeões
Time-base: Abbiati; PAPASTATHOPOULOS, Nesta, Thiago Silva, Antonini; Flamini, Pirlo, Ambrosini; Ronaldinho; Pato, Borriello.

Assim como na última temporada, os bolsos de Silvio Berlusconi seguem fechados na hora de reforçar o Milan. Mais uma vez, os rossoneri iniciam o campeonato com contratações discretas, para compor elenco. Só o que poderia mudar esse panorama seria a contratação de Ibrahimovic – viabilizar o negócio com o Barcelona não é simples, mas caso seja possível, mudaria o time de patamar. Neste momento, o Milan não é equipe para disputar o título, como já não era na campanha anterior. O terceiro lugar foi o limite do que a equipe poderia alcançar, e provavelmente um resultado semelhante desta vez seria comemorado. O novo técnico Massimiliano Allegri – já “orientado” por Berlusconi a jogar com dois atacantes – tem fama de gostar de futebol ofensivo e trabalhar bem com jovens. Sua capacidade de inserir promessas como Strasser, Merkel e Oduamadi pode ajudar a equipe a contar com mais opções ao longo da temporada. De qualquer forma, promete ser uma temporada de luta e sacrifício, esperando que Ronaldinho ainda tenha fôlego e motivação para fazer a diferença e que Pato se mantenha livre de lesões.

Napoli

Nome do clube: Società Sportiva Calcio Napoli
Gênero: masculino (o Napoli)
Estádio: San Paolo (60.240 lugares)
Site oficial: www.sscnapoli.it
Principal jogador: Marek Hamsik (m)
Quem chegou: Cavani (a, Palermo), Blasi (m, Palermo), Vitale (d, Livorno), Piá (a, Torino), Bucchi (a, Cesena), Dalla Bona (m, Verona), Dezi (m, Giulianova), Lucarelli (a, Parma)
Quem saiu: Hoffer (a, Kaiserslautern-ALE), Bogliacino (m, Chievo), Navarro (g, Argentinos Juniors-ARG), Contini (Zaragoza-ESP), Dátolo (m, Espanyol-ESP), Cigarini (Sevilla-ESP), Denis (a, Udinese), Quagliarella (a, Juventus)
Técnico: Walter Mazzarri (mantido)
Colocação em 2009/10:
Objetivo na temporada: Vaga na Liga dos Campeões
Competição europeia: Liga Europa
Time-base: De Sanctis; Aronica, Cannavaro, Grava; Maggio, Pazienza, Gargano, Dossena; Hamsik; Lavezzi, CAVANI.

Com a base da última temporada toda mantida e um reforço importante como o uruguaio Cavani, o Napoli será novamente candidato a uma vaga na Liga dos Campeões, algo que persegue desde seu retorno à Serie A. O presidente Aurelio De Laurentiis não tem medido esforços para dar boas opções ao técnco Walter Mazzarri, idolatrado na cidade pela virada que deu no time no campeonato passado, após um péssimo início com Roberto Donadoni. Cavani chega para atuar ao lado de Lavezzi no ataque titular, com a venda de Quagliarella para a Juventus. Para reforçar o banco chegou o veterano Lucarelli, necessidade após a saída de Denis para a Udinese.

Palermo

Nome do clube: Unione Sportiva Città di Palermo
Gênero: masculino (o Palermo)
Estádio: Renzo Barbera (37.619 lugares)
Site oficial: www.ilpalermocalcio.it
Principal jogador: Javier Pastore (m)
Quem chegou: Kasami (m, Bellinzona-SUI), Maccarone (a, Siena), Pinilla (a, Grosset), Glik (d, Piast Gliwice-POL), García (d, Rosario Central-ARG), Rigoni (m, Vicenza), Darmian (d, Padova), Muñoz (d, Boca Juniors), Ilicic (m, Maribor-ESL), Bacinovic (Maribor-ESL)
Quem saiu: Fábio Simplício (m, Roma), Bresciano (m, Lazio), Kjaer (d, Wolfsburg), Blasi (m, Napoli), Cavani (a, Napoli), Morganella (d, Novara), Bertolo (m, Zaragoza-ESP), Succi (a, Padova)
Técnico: Delio Rossi (mantido)
Colocação em 2009/10:
Objetivo na temporada: Vaga na Liga dos Campeões
Competição europeia: Liga Europa
Time-base: Sirigu; Cassani, GLIK, Bovo, Balzaretti; Migliaccio, Liverani, Nocerino; Pastore; Hernández, Miccoli.

Depois de lutar até a última rodada por uma vaga na Liga dos Campeões, o Palermo fará nova tentativa com um elenco pouco modificado. As baixas mais importantes – Kjaer e Cavani – foram repostas. Chegaram os promissores Glik e Muñoz para a zaga, enquanto o ataque passou a ter como opções Pinilla, vindo de ótima Serie B com o Grosseto, e o rodado Maccarone, que deve começar a temporada como titular enquanto Miccoli termina de se recuperar de uma cirurgia. Apesar dos 34 anos, Liverani segue sendo um maestro no meio-campo rosanero. Na linha ofensiva, Delio Rossi conta com a juventude e o talento de Pastore e Hernández, que se afirmaram na última temporada. No gol, Sirigu, recentemente convocado para a seleção italiana, é uma garantia.

Parma

Nome do clube: Parma Football Club
Gênero: masculino (o Parma)
Estádio: Ennio Tardini (27.906 lugares)
Site oficial: www.fcparma.com
Principal jogador: Sebastian Giovinco (m)
Quem chegou: Paonessa (m, Vicenza), Rispoli (d, Brescia), Paletta (d, Boca Juniors), Portin (d, Ascoli), Diniz (d, Livorno), Marqués (m, Espanyol-ESP), Pisano (d, Torino), Giovinco (m, Juventus), Gobbi (m, Fiorentina), Danilo Pereira (m, Benfica)
Quem saiu: Lanzafame (m, Juventus), Biabiany (a, Inter), Jiménez (m, Ternana), D.Zenoni (d), Lunardini (m, Triestina), Lucarelli (a, Napoli), Castellini (d, Roma)
Técnico: Pasquale Marino (novo)
Colocação em 2009/10:
Objetivo na temporada: Meio da tabela
Competição europeia: nenhuma
Time-base: Mirante; Paci, PALETTA, Zaccardo; GOBBI, PEREIRA, Morrone, Valiani; GIOVINCO, Paloschi, Bojinov.

O Parma foi sensação da última temporada, conseguindo um lugar na parte de cima da tabela após retornar da Serie B. Ainda assim, optou por mexer no comando, trocando Francesco Guidolin por Pasquale Marino. A velha mistura entre juventude e experiência deve funcionar novamente, mantendo os crociati longe do risco de rebaixamento. Saíram peças importantes como Lanzafame e Biabiany, mas a reposição foi rápida. A aposta em Giovinco, a “formiga atômica” da Juventus, é interessante. Jogando com regularidade, ele pode finalmente explodir. Na reserva do ataque está um nome histórico do clube como Hernán Crespo, lembrança de dias muito melhores, com a bonança da Parmalat fazendo o clube disputar títulos. Hoje a realidade é outra, e uma vaga europeia parece acima das possibilidades do time.

Roma

Nome do clube: Associazione Sportiva Roma
Gênero: feminino (a Roma)
Estádio: Olímpico de Roma (72.698 lugares)
Site oficial: www.asroma.it
Principal jogador: Francesco Totti (a)
Quem chegou: Fábio Simplício (m, Palermo), Adriano (a, Flamengo-BRA), Rosi (d, Siena), Cicinho (d, São Paulo-BRA), Loria (d, Torino), G.Burdisso (d, Rosario Central-ARG), Castellini (d, Parma)
Quem saiu: Motta (d, Juventus), Toni (a, Genoa), Tonetto (d), Artur (g, Braga-POR), Sini (d, Lecce), Andreolli (d, Chievo)
Técnico: Claudio Ranieri (mantido)
Colocação em 2009/10:
Objetivo na temporada: Vaga na Liga dos Campeões
Competição europeia: Liga dos Campeões
Time-base: Júlio Sérgio; Cassetti, N.Burdisso, Juan, Riise; De Rossi, Pizarro, Perrotta; Menez; Totti, Vucinic.

A Roma superou as expectativas na última temporada, disputando o título com a Inter até a rodada final. Desta vez, apesar da manutenção da base, é difícil acreditar em uma repetição. O clube vive dias turbulentos fora de campo – foi colocado à venda após um acordo com credores – e pouco se movimentou no mercado. Diante da circunstância, a Roma fez uma aposta das mais arriscadas ao contratar Adriano, que brilhou como campeão brasileiro pelo Flamengo no ano passado depois de sair do futebol italiano pela porta dos fundos ao rescindir com a Inter. O atacante brasileiro mostrou durante a pré-temporada que ainda está distante de uma forma física aceitável, e começa o campeonato lesionado. Outras novidades são apenas para compor elenco, como Fábio Simplício e o zagueiro Guillermo Burdisso, irmão de Nicolás Burdisso, que fica no clube em definitivo após longa negociação com a Inter. Como de costume, as chances passam pelo desempenho dos símbolos da equipe: Totti e De Rossi.

Sampdoria

Nome do clube: Unione Calcio Sampdoria
Gênero: feminino (a Sampdoria)
Estádio: Luigi Ferraris (36.356 lugares)
Site oficial: www.sampdoria.it
Principal jogador: Antonio Cassano (a)
Quem chegou: Curci (g, Siena), Volta (d, Cesena), Dessena (m, Cagliari), Marilungo (a, Lecce), Rossini (d, Sassuolo), Júnior Costa (g, Ancona)
Quem saiu: Castellazzi (g, Inter), Storari (g, Juventus), Guardalben (g), Franceschini (m), M.Rossi (d, Bari)
Técnico: Domenico Di Carlo (novo)
Colocação em 2009/10:
Objetivo na temporada: Vaga em competição europeia
Competição europeia: Liga Europa
Time-base: CURCI; VOLTA, Gastaldello, Lucchini, Ziegler; Semioli, Palombo, Tissone, Mannini; Cassano, Pazzini.

Manter os grandes nomes da equipe, como Cassano, Pazzini e Palombo, foi a grande vitória da Samp para esta temporada, depois de conquistar um histórico quarto lugar. O clube perdeu Del Neri para a Juventus, mas contratou Di Carlo, vindo de um excelente trabalho à frente do Chievo. Conciliar a Serie A com a Liga Europa – e lidar com a decepção da perda da vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões – pode ser pesado para o elenco, mas há qualidade em todos os setores, permitindo ao menos sonhar com mais uma campanha na parte nobre da tabela.

Udinese

Nome do clube: Udinese Calcio
Gênero: feminino (a Udinese)
Estádio: Friuli (41.652 lugares)
Site oficial: www.udinese.it
Principal jogador: Antonio Di Natale (a)
Quem chegou: Abdi (m, Le Mans-FRA), Beleck (a, Panthrakikos-GRE), Benatia (d, Clermont-FRA), Vydra (a, Banik Ostrava-TCH), Surraco (d, Ancona), Candreva (m, Juventus), Monzón (d, Boca Juniors), Denis (a, Napoli)
Quem saiu: D'Agostino (m, Fiorentina), Pepe (m, Juventus), Romero (m, Bari), Alemão (a, Vicenza), Lukovic (d, Zenit-RUS)
Técnico: Francesco Guidolin (novo)
Colocação em 2009/10: 15ª
Objetivo na temporada: Meio da tabela
Competição europeia: nenhuma
Time-base: Handanovic; Ferronetti, Zapata, Domizzi, Pasquale; Inler, Asamoah, CANDREVA; Sánchez, Floro Flores, Di Natale.

A Udinese é um dos clubes com melhor prospecção de talentos no exterior, mas na última temporada isso não bastou para impedir o que quase terminou em desastre. O time ficou boa parte do campeonato na parte baixa da tabela, e só escapou do descenso porque havia gente pior. Agora, de técnico novo, os bianconeri terão de superar saídas importantes, como D'Agostino e Pepe, para evitar uma repetição. A expectativa é de que Di Natale – que recusou oferta da Juventus – ainda conheça o caminho do gol, e que Alexis Sánchez saiba colocar seu talento a serviço da equipe. A boa novidade pode ser Candreva, com espaço para mostrar o futebol que não conseguiu desempenhar na bagunçada Juventus da última temporada.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo