Desafetos, Balotelli e Patrick Vieira vão se reencontrar em clube italiano; entenda a ‘treta’
Contratado há um mês, Mario Balotelli será treinado por um técnico que já expressou publicamente suas diferenças com ele
Apenas um ponto acima da zona de rebaixamento da Serie A, o Genoa de Mario Balotelli decidiu demitir o técnico Alberto Gilardino na última terça-feira (19). Entretanto, o substituto contratado é um antigo desafeto do centroavante.
Nesta quarta-feira (20), o Rossoblu anunciou a chegada de Patrick Vieira, que estava livre no mercado desde que deixou o Strasbourg, em julho. Contudo, o francês já se desentendeu com o italiano, que está no Genoa há apenas um mês.
Balotelli e Vieira foram companheiros de time na Internazionale e no Manchester City, porém, foi no Nice que tudo aconteceu. O treinador francês comandou a equipe entre 2018 e 2020, enquanto o atacante italiano defendeu as cores do clube entre 2016 e 2019.
Entenda a polêmica entre Balotelli e Vieira
No período em que trabalharam juntos, Mario Balotelli e Patrick Vieira tiveram problemas de convivência, cujos conflitos foram o estopim para a saída do centroavante. Em entrevista ao SO Foot em abril deste ano, o italiano relembrou suas diferenças com o técnico:
Eu morava em Villefranche e era uma loucura. Eu sorria todos os dias, ia ao mar todos os dias. Era uma vida dos sonhos. O problema é que a forma como Vieira joga não me agradou muito. Eu me dava bem com ele, mas em questões esportivas, não concordava. Se eu não tivesse tido esses problemas com ele, nunca teria saído do Nice.
Vale ressaltar que a passagem de Balotelli pelo Nice foi marcante, tanto que foram 34 gols em 76 jogos. O problema é que, sob o comando do francês, o atacante italiano não balançou as redes em nenhuma das 10 partidas disputadas.
Por discordar das táticas de Vieira, Mario Balotelli deixou o Nice no meio da temporada 2018/19. Em 2020, o treinador francês rebateu as declarações do centroavante ao Daily Mail, explicando como era difícil trabalhar com o italiano:
A mentalidade de Mario era difícil para um esporte coletivo. A filosofia que queria implementar, a união e a ética de trabalho que queria construir, foi difícil para mim trabalhar com um jogador como Mario. Foi muito difícil para nós dois trabalharmos juntos, então decidimos seguir caminhos diferentes.
Genoa espera que isso não seja um problema
Ciente das rusgas do passado, o Genoa espera que a relação entre Balotelli e Vieira não seja um problema para a sequência da temporada. O Rossoblu convive com o perigo da queda para a segunda divisão italiana.
Em 12 rodadas sob o comando de Gilardino, o Genoa somou apenas 10 pontos. O atacante italiano, por sua vez, fez apenas dois jogos pelo Rossoblu — ambos no início de novembro — após deixar o Adana Demispor no final da última temporada.
Capitão do Arsenal que venceu a Premier League de forma invicta em 2003/04, o francês iniciou sua carreira como técnico em 2016 no New York City, onde ficou até assumir o Nice.
Na sequência, Patrick Vieira dirigiu o Crystal Palace, onde foi semifinalista da Copa da Inglaterra em 2022. Entretanto, em março do ano seguinte, acabou demitido depois de uma sequência de 13 jogos sem vitória.
Em 2023/24, o treinador foi para o Strasbourg, que terminou a Ligue 1 na 13ª posição. Agora, o francês espera manter o Genoa na Serie A. Já Mario Balotelli espera que as diferenças com Vieira estejam superadas para ter sequência no Rossoblu.