Itália

‘Quase uma chantagem’: Diretor do Napoli detona ida de craque de R$ 436 milhões para PSG

Dirigente do Napoli revelou bastidores da transferência de sua principal estrela para o PSG para explicar seu descontentamento

A janela de transferências dos principais centros do futebol europeu já fechou, porém, as polêmicas de mercado seguem a todo vapor. O diretor esportivo do Napoli detonou a ida de seu principal craque para o PSG.

Em coletiva, Giovanni Manna revelou bastidores do negócio envolvendo Khvicha Kvaratskhelia para os Parisienses. O dirigente dos Azzurri não gostou da postura do atacante de 24 anos, chegando a falar até mesmo de “chantagem”.

Antes da transferência se concretizar em janeiro, a estrela da Geórgia já tinha avisado o Napoli que queria mudar de ares assim que possível. Entretanto, Manna condenou a maneira como Kvaratskhelia e seu empresário lidaram com a situação:

— Somos completamente transparentes. Agradecemos a Kvaratskhelia pelo que ele fez pelo Napoli e pelo que ele deu à cidade e aos fãs.

— Tentamos resolver uma situação complicada em julho, novembro e dezembro (tentativas para renovar), mas fomos forçados a vender. Não fomos chantageados, mas quase. Negociamos a renovação até 20 dias antes.

Apesar da vontade dos Azzurri em estender o vínculo do atacante georgiano, ele “forçou” a venda para o PSG, ainda segundo o diretor. Khvicha Kvaratskhelia foi negociado por 70 milhões de euros (cerca de R$ 436 milhões à época).

Na guerra das narrativas, o atacante escreveu uma mensagem misteriosa em sua despedida, o que pode ter relação com a “quase chantagem” citada pelo dirigente do Napoli. O astro georgiano publicou diretamente para os torcedores:

— Sei que vocês estão chateados, mas um dia vou lhes contar tudo.

Kvaratskhelia, de ídolo a traidor no Napoli

Kvaratskhelia irritou os torcedores do Napoli com sua atitude no mercado Foto: (Icon Sport)
Kvaratskhelia irritou os torcedores do Napoli com sua atitude no mercado Foto: (Icon Sport)

Contratado no início de 2022/23, Kvaratskhelia não demorou muito tempo para cair nas graças da torcida. Logo em sua temporada de estreia, o atacante georgiano foi um dos principais responsáveis pela conquista da Serie A.

O scudetto representou o fim de um jejum de 33 anos. À época, Khvicha Kvaratskhelia assumiu o protagonismo do setor ofensivo ao lado de Victor Osimhen. O impacto inicial do atacante foi crucial para os Azzurri.

Kvaratskhelia pelo Napoli na Serie A 2022/23

  • Jogos: 34
  • Gols: 12
  • Assistências: 10

As ótimas atuações do georgiano continuaram na última temporada, apesar da péssima temporada do Napoli — que terminou na 10ª colocação do campeonato. O problema é que a ausência dos Azzurri em competições europeias influenciou no desejo de Kvaratskhelia de buscar novos ares.

Nos últimos meses, pai e empresário do atacante georgiano afirmaram publicamente o desejo de uma transferência. Por outro lado, o Napoli tentava negociar uma renovação (acompanhada de aumento salarial) para convencer Khvicha Kvaratskhelia a ficar.

Contudo, nada disso adiantou. Giovanni Manna reforçou que não havia nada que os Azzurri poderiam fazer para segurar o atacante. O diretor do Napoli explicou que, como o georgiano já estava decidido a ir embora, restava apenas encontrar uma boa proposta:

— Poderíamos ter tentado renovar seu contrato em anos anteriores para nos proteger de algumas dinâmicas extra-futebolísticas que surgiram e nos forçaram a vendê-lo.

— Quando um jogador quer sair, é difícil convencê-lo a ficar. Por que temos que manter um jogador que não queria estar aqui? (Antonio) Conte saiu do seu caminho para tentar convencê-lo.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo