Itália

Cuidado, Udinese

A Udinese conseguiu uma difícil e merecida classificação para a Liga dos Campeões, o que é certamente um motivo para comemorar. Só que é bom tomar cuidado. A Sampdoria deixou a lição na temporada passada: classificar é uma coisa, chegar à fase de grupos é outra. O risco é iminente.

Isso porque a Udinese está em 58º no ranking de times da Uefa, usado para definir quais serão os cabeças de chave na hora do sorteio dos confrontos da fase play-off, que é onde os Friulani irão entrar. Quatro cinco times fortes podem entrar no caminho dos bianconeri: Benfica, 22º colocado no ranking, Villarreal, 12º, Lyon, 11º, Arsenal, 5º, e Bayern Munique, 4º. Todos são adversários perigosos que podem fazer o sonho da Liga dos Campeões acabar já em agosto.

Uma das primeiras medidas é saber usar, rapidamente, o dinheiro da venda de jogadores. Gökhan Inler foi vendido ao Napoli por € 16 milhões, enquanto Alexis Sánchez deve deixar o clube por uma quantia que deve ser maior do que € 30 milhões. Cristian Zapata, ótimo zagueiro que fez grande temporada, foi para um possível concorrente, Villarreal. O clube precisará de reforços para que, se for o caso de enfrentar um desses times na fase preliminar, possa brigar por uma vaga.

A equipe armada por Francesco Guidolin continuará sendo bom um time. Antonio Di Natale, líder e grande jogador do time, continuará. Os alas, Mauricio Isla e Pablo Armero, são fortes no apoio e também continuarão no time, em princípio. O meia Kwadwo Asamoah, excelente jogador ganês, também deve continuar.

Só que a perda destes três jogadores, um em cada setor da equipe, porém, enfraquece o elenco. A Udinese tem que ter a aspiração de chegar na fase de grupos e, até, em conseguir uma classificação para as oitavas de final, dependendo do grupo que cair. Com o time atual, é possível chegar à fase de grupos, com um sorteio favorável. Mais do que isso, seria demais para o time atual.

Lazio forte no ataque

Depois de uma temporada surpreendente da Lazio, o time parece ter ambição de manter o desempenho e, quem sabe, até ir além. Ao menos é o que o presidente Claudio Lotito sinaliza no mercado de transferências.

Os reforços são importantes, a começar pelo goleiro Federico Marchetti, que veio do Cagliari. Aos 28 anos, vem para ser o titular do time, substituindo o negociado Fernando Muslera – com até mais qualidade do que o inseguro uruguaio. Na lateral direita, se a perda de Stephan Lichtsteiner para a Juventus é significativa, a contratação de Abdoulay Konko serve para suprir com alguma qualidade o suíço.

Na defesa, o reforço é Marius Stankevicius, que vem da Sampdoria. Seu desempenho na última temporada não foi notável, mas chega provavelmente para ser apenas opção. Senac Lulic, que vem do Young Boys, atua como meia do lado esquerdo do campo. Pode, inclusive, atuar como lateral esquerdo – é assim que atua pela seleção da Albânia.

Vem ainda Lorik Cana, do Galatasaray, meio-campista defensivo que eventualmente pode atuar como zagueiro. Também vem para compor elenco, podendo tornar o time mais forte na marcação.

Os dois nomes mais sonantes, não há dúvida, são os reforços para o ataque. Primeiro, Miroslav Klose, que veio de graça do Bayern Munique. Aos 33 anos, é um jogador de área, especialista em bolas aéreas e muito bom finalizador. Tem tudo para dar certo no futebol italiano. O outro nome é Djibril Cissé, 29 anos, que vem do Panathinaikos. Com passagens em grandes clubes, como Liverpool, e Olympique de Marseille. No clube grego, fez nada menos do que 60 jogos e 50 gols, terminando como artilheiro do campeonato com 24 gols.

Os dois nomes do ataque são importantes e chegam não só para serem titulares, como são candidatos a destaque do time. Com Hernanes muito bem no clube, pode ser um ataque com poder de fogo que Sergio Floccari e Mauro Zárate não conseguiram dar. Tem tudo para ser um time capaz de brigar pelos primeiros lugares.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo