Itália

Capitão e destaque da Itália, Chiellini ainda não renovou com a Juventus e está livre no mercado

Empresário do jogador disse que ainda não discutiram um novo contrato e que o jogador não tem intenção de se aposentar

Um dos grandes destaques da Euro 2020 foi Giorgio Chiellini, zagueiro e capitão da Itália. O jogador comandou uma seleção italiana que conquistou o título nos pênaltis diante da Inglaterra. Só que aos 36 anos, prestes a completar 37 em agosto, ele o defensor ainda não tem contrato para jogar na próxima temporada. Seu vínculo com a Juventus se encerrou no dia 30 de junho e ele ainda não teve nenhuma conversa sobre a renovação, segundo o seu empresário, Davide Lippi.

Chiellini teve um verão europeu em alta com a seleção italiana, mas viveu um problema constante, que apareceu também na Euro 2020: as lesões. O jogador teve seis lesões ao longo da temporada 2020/21, contando desde as mais leves às mais sérias. Perdeu, no total, 21 jogos pela Juventus na temporada por lesões, somando o período que ficou afastado em cada uma delas. Na Euro 2020, se lesionou no primeiro jogo e só voltou nas quartas de final, ficando ausente por três partidas.

Isso, claro, não tira o brilho de Chiellini quando esteve em campo. Foi sempre um dos melhores jogadores, sempre importante para seu time, seja a Juventus, seja a Azzurra. Nos jogos que esteve em campo, foi um dos melhores da Itália. Formou uma dupla afiada com o companheiro de clube Leonardo Bonucci, como é habitual há anos.

É esperado que Chiellini permaneça na Juventus por mais uma temporada, mas até agora, nada aconteceu em termos de negociação. “É preciso duas partes para assinar um contrato”, afirmou o agente do jogador, Davide Lippi. “Giorgio foi para a Euro e focado exclusivamente nisso. Não há problema com a Juventus, nós dissemos que iríamos nos encontrar mais à frente no verão, mas nós ainda não sentamos para discutir uma renovação”.

Isso significa que qualquer clube pode fazer uma proposta para levar o jogador, se assim quiser. Perguntado o que o zagueiro faria se tivesse uma proposta de um grande clube europeu, o agente desconversou. “Eles teriam que fazer uma proposta primeiro. Hoje, não há ninguém. Nós estamos esperando pela Juventus nos dizer quando iremos sentar e conversar”, afirmou Davide Lippi.

A aposentadoria não passa pela cabeça de Chiellini no momento, ao menos não para estar temporada. “Pensar em Chiellini longe de um campo de futebol no mundo é uma loucura. O que ele fez depois de romper o seu ligamento cruzado é incrível. O que o alimenta é a paixão e vimos na Euro que essa paixão ainda é muito forte. Ele foi um símbolo da Juventus por muitos anos e estamos esperando pelo clube. Ninguém ligou, mas eu não ficaria surpreso se ligassem, já que ele é o único sem contrato na seleção italiana agora”.

É claro que o seu empresário está tentando valorizá-lo, mas considerando o nível que Chiellini apresentou, de fato não seria um absurdo vê-lo receber uma proposta de outros clubes europeus. Provavelmente não os maiores e mais ricos, claro, mas um clube relevante poderia aproveitar a sua experiência. Resta saber se pintará alguma proposta ou se a Juventus vai resolver a permanência do seu capitão o mais rápido possível.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo