Arthur Melo e mais sete: Thiago Motta faz a limpa na Juventus com pacotão de dispensa
Treinador brasileiro chegou no início desta temporada e tem a missão de colocar a Velha Senhora de volta no topo do futebol italiano
Contratado para revolucionar a Juventus e tirar a Velha Senhora da má fase, o treinador ítalo-brasileiro Thiago Motta já tomou as primeiras providências no cargo. Em menos de dois meses no comando da equipe, o treinador preparou um pacotão de dispensa com oito jogadores – e um brasileiro incluído.
O primeiro a entrar nesta lista foi o atacante Federico Chiesa, de 26 anos. Antes considerado uma das principais promessas do futebol italiano, o jogador não conseguiu traduzir em campo toda expectativa, principalmente depois de uma lesão no joelho.
Na última temporada, em especial, o atacante até teve bons números e esteve em campo 37 vezes (29 como titular), marcou 10 gols e deu duas assistências.
Suas atuações lhe renderam uma convocação para a Eurocopa com a Seleção da Itália, onde Chiesa entrou em campo quatro vezes. Porém, nada disso foi o suficiente para convencer Thiago Motta a manter o jogador na equipe.
No último sábado (3), os italianos empataram por 2 a 2 com o Stade Brestois, em amistoso no Estádio Adriatico-Giovanni Cornacchia, na Itália. Chiesa sequer foi relacionado e os rumores de uma possível transferência do jogador começaram a surgir. Porém, não demorou muito para Thiago Motta confirmar o que muitos já imaginavam: Chiesa vai deixar a Juventus. E para já.
Em entrevista antes do jogo, Thiago Motta confirmou que o atacante, que contrato até junho de 2025, vai deixar a equipe ainda nesta janela. O Tottenham é o favorito para levar o jogador, que ainda tem Arsenal, Liverpool e Newcastle como concorrentes.
Meio-campista brasileiro faz parte do pacotão de dispensa da Juventus
Para a surpresa de muitos, a entrevista de Thiago Motta revelou que, na verdade, não apenas Chiesa estava de malas prontas para deixar a Juventus. Na verdade, outros sete jogadores também estão de partida de Turim.
Entre eles o meio-campista brasileiro Arthur Melo. O jogador de 27 anos chegou à Juventus em 2020 em uma transferência de 80 milhões de euros (quase R$ 465 milhões na época), vindo do Barcelona.
Por lá, teve um rendimento muito abaixo do esperado e fez apenas 63 jogos, marcou um gol e deu uma assistência em suas duas primeiras temporadas. Depois, foi emprestado ao Liverpool e na última temporada defendeu as cores da Fiorentina, também por empréstimo. O brasileiro ainda tem dois anos de contrato com o time italiano, mas já sabe que não faz parte dos planos.
Números de Artur Melo da Juventus
- Jogos: 63
- Gols: 1
- Assistências: 1
Mas Arthur Melo não está sozinho. Na barca de dispensa de Thiago Motta estão ainda outros seis jogadores. O goleiro Szczesny, o zagueiro Rugani, o lateral De Sciglio, os meio-campistas Weston McKennie e Nicolussi-Caviglia, e o atacante Kostic – além de Chiesa, é claro.
Destes, o que mais tem tempo de casa é o goleiro polonês Wojciech Szczesny. Aos 34 anos, Szczesny chegou a Turim em 2017 e ficou oito temporadas na equipe. Desde a saída de Buffon, o polonês virou o titular absoluto da equipe, mas foi perdendo espaço para o italiano Mattia Perin.