‘Não vejo um homem, vejo uma cobra’: Yaya Touré reacende rixa e volta a atacar Guardiola
Ídolo do Manchester City critica duramente o ex-treinador e relembra episódios que marcaram a relação conflituosa entre os dois
Yaya Touré voltou a disparar contra seu ex-técnico Pep Guardiola. Em entrevista recente ao canal “ZACK”, o ex-meio-campista retomou a velha rivalidade com o treinador e o definiu de forma contundente: “Não vejo um homem, vejo uma cobra”.
Aos 42 anos, Touré deixou claro que a mágoa segue intacta mais de uma década após seus primeiros desentendimentos com Pep, quando trabalharam juntos no Barcelona.
Origens da ruptura entre Touré e Guardiola no Barcelona
A relação entre os dois azedou ainda em 2010, quando Guardiola, então no Barcelona, decidiu abrir mão do marfinense após promover Sergio Busquets e enxergá-lo como peça mais adequada ao seu modelo de jogo.
Touré teve pouquíssimo espaço naquela temporada antes de se transferir para o Manchester City, clube onde se tornou ídolo. O meia relembrou que, ainda antes de deixar o Barça, chegou a ser procurado por Guardiola para permanecer no clube — algo que sua esposa confrontou com dureza.
“Ele me liga e diz que quer que eu fique. Minha esposa me disse: ‘Você vai ouvir isso? Ele te tratou como lixo o ano todo. Agora ele quer que você fique? Vamos para Manchester.’”, disse.

Yaya Touré também mencionou que, mesmo após uma temporada de pouca utilização, teve desempenho de destaque na Copa do Mundo de 2010, o que tornou o retorno ao Barcelona ainda mais contraditório em sua visão. Segundo ele, sua esposa sempre enxergou Guardiola como uma figura “negativa”.
“O cara não me escalou o ano todo e, no final do ano, eu brilho na Copa do Mundo (2010) e ele me traz de volta ao Barcelona. Minha esposa falava dele: ‘Sheytan (demônio), ele não é homem, ele é mau”.
Na época, Guardiola via Busquets como mais adequado para a função de volante em seu clássico sistema 4-3-3. O espanhol, que se tornou lenda do clube, vinha recebendo espaço desde 2008, quando Pep chegou ao Camp Nou.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Reencontro no Manchester City e feridas que não cicatrizaram
Touré completou 90 minutos em apenas nove ocasiões em sua última temporada no Barcelona, antes de passar oito anos no Etihad. Apesar da idolatria em Manchester, no entanto, ele reencontrou seu algoz no fim da passagem.
A tensão voltou à tona em 2016, quando Guardiola assumiu o Manchester City. Mais uma vez, Touré perdeu espaço, e o atrito se intensificou depois que seu então agente, Dimitri Seluk, criticou publicamente o treinador.
Every goal from @YayaToure's incredible 2013/14 season with City! 🩵
Vote for Yaya in the #PL Hall of Fame ⤵️
— Manchester City (@ManCity) March 25, 2024
Mesmo após um pedido de desculpas, a relação não se recuperou — e o marfinense deixou o clube em 2018. Apesar dos ressentimentos, Touré construiu uma carreira brilhante. Somou títulos importantes por Barcelona e City, incluindo três Premier Leagues, duas LaLigas e uma Champions League.
Também dominou o prêmio de Jogador Africano do Ano por quatro temporadas seguidas entre 2011 e 2014, e foi campeão da Copa Africana de Nações em 2015. Hoje, porém, a história entre ele e Guardiola parece ainda longe de qualquer reconciliação — e Touré não demonstra intenção de encerrar esse capítulo.



