Por que vizinhos do Wrexham se revoltaram contra astros de Hollywood e donos do clube
Jornal do País de Galês revela 'discussão' entre donos do Wrexham e moradores locais sobre plano dos astros de Hollywood
Os astros de Hollywood e donos do Wrexham, Ryan Reynolds e Rob McElhenney, estão com planos para um novo centro de treinamento para jovens atletas. Porém, de acordo com o site galês “Wales Online”, o projeto desagrada moradores locais.
O novo centro de treinamento faz parte de um empreendimento multimilionário na Darland High School, na vila de Rossett, em Wrexham.
Algumas obras iniciaram antes que a permissão de planejamento fosse concedida e os vizinhos criticaram a aparência “brutal” do projeto, que prevê a construção de dois edifícios e dois contêineres em uma área de terra verde.
Uma decisão sobre o pedido de planejamento deverá ser tomada na próxima semana com os moradores preocupados com o aumento de ruído, trânsito e poluição luminosa.
— A aparência comercial e industrial brutal não condiz com a localização proposta dentro da área verde. A escola perderá o uso de algumas áreas de prática esportiva como resultado da proposta. A obra não traz nenhum benefício à comunidade de Rossett — diz um trecho das nove cartas de objeção da população local enviadas ao Conselho de Wrexham.
Os coproprietários de Wrexham frequentemente criticaram a burocracia de planejamento do Reino Unido no passado. O documentário de sucesso “Welcome to Wrexham“, disponível no streaming Disney+ para o público brasileiro, mostra ambos frustrados com atrasos nas propostas para construir uma nova arquibancada com capacidade para 5.500 pessoas no Racecourse Ground.
— Acho que a espessa burocracia é o maior problema. No País de Gales, há realmente muita burocracia, e é preciso descobrir maneiras de preencher todos esses requisitos e garantir que cada burocrata fique feliz — Disse Ryan Reynold em entrevista ao ao site de entretenimento norte-americano “Collider” em abril.
McElhenney acrescentou: “É definitivamente um ponto cômico de consternação na série a frequência com que nos deparamos com a burocracia. Descobri que é muito mais difícil construir no Reino Unido do que em qualquer outro lugar do mundo”.
Se aprovada, as instalações da academia incluirão vestiários, escritórios, salas de reunião, uma sala médica e uma academia. As propostas foram cruciais para que Wrexham recebesse o status de academia de Categoria Três da English Football League (EFL) no início deste ano.
O novo centro de treinamento será utilizado do sub-19 ao sub-18 do Wrexham.
Apoio do Conselho
Apesar das objeções ao projeto, o pedido foi apoiado pelo diretor de planejamento do Conselho do Wrexham, David Fitzsimon, que encaminhou um relatório aos vereadores se posicionando a favor do centro de treinamento.
— A disponibilização de novas instalações melhorará a oferta esportiva geral no local. A política de planejamento determina que haja uma presunção contra o desenvolvimento inadequado dentro de áreas verdes e a construção de novos edifícios é geralmente considerada um desenvolvimento inadequado. No entanto, o empreendimento é uma instalação essencial para esportes e recreação ao ar livre e, como tal, atende aos critérios de isenção — diz o documento.
Fitzsimon disse que os novos edifícios seriam localizados “discretamente” atrás da escola e eram relativamente pequenos em comparação com os que os cercavam.
— Tendo em conta o exposto acima, o desenvolvimento não prejudica o caráter das instalações escolares e de lazer existentes ou da paisagem circundante mais ampla. A escala, o tamanho e a localização dos edifícios são considerados apropriados e não impactam de forma inaceitável as condições de vida de nenhum morador próximo — acrescenta o diretor no relatório.
As propostas foram recomendadas para aprovação sujeitas a uma condição que exige a implementação de medidas de melhoria da biodiversidade. Uma decisão será tomada em uma reunião do comitê de planejamento do conselho na próxima segunda-feira (2 de dezembro).