Inglaterra

Walker não quer saber de pé no freio, e já mira pentacampeonato inglês com o City

Lateral-direito se diz orgulhoso da dinastia construída nos últimos anos e rasga elogios a Guardiola

Não tem nem uma semana que o Manchester City conquistou o tetracampeonato inédito da Premier League, e Kyle Walker já mira o penta. Questionado sobre a missão de defender o título na próxima temporada, o lateral-direito ousou na resposta e garantiu foco total dos Citizens no início de 2024/25. A equipe comandada por Pep Guardiola enfrenta o Manchester United neste sábado (25), pela final da Copa da Inglaterra, e quer encerrar 2023/24 com mais um troféu. Capitão do time, Walker estará em campo.

— Por que não podemos fazer cinco seguidos? Iremos embora (férias) depois da Copa da Inglaterra. Muitos de nós representaremos nossos países na Eurocopa ou na Copa América, e faremos isso com orgulho. Depois disso, espero que tenhamos uma pausa, porque você precisa recarregar as baterias, fisicamente e mentalmente. Mas posso garantir que quando voltarmos na pré-temporada poderemos levar alguns dias para nos livrarmos das teias de aranha, mas assim que chegar o primeiro jogo da Premier League estaremos de volta à ação e tentando defender nossa coroa — disse.

Walker chegou ao City em julho de 2017, época que o clube tinha quatro títulos ingleses em sua galeria. Bom, parece que as coisas melhoraram para o Tubarão desde então, não? De lá para cá, o lateral ajudou o time a conquistar seis troféus de Premier League, além de uma Champions League, um Mundial de Clubes, duas Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga Inglesa, entre outros. O crescimento da instituição enche Walker de orgulho, e o veterano quer seguir fazendo história.

— Quando cheguei aqui, eu via muitas camisas do United, e agora vejo muitas crianças vestindo camisas do Manchester City. Estamos balançando o pêndulo, mas precisamos continuar, porque os times do United e do Liverpool fizeram isso durante anos e anos. Estamos fazendo isso agora, por muito tempo, e precisamos continuar.

O fator Pep Guardiola

Pep Guardiola é sinônimo de sucesso. Por onde passou, o técnico catalão encantou e deixou sua marca: vitórias, título e um legado especial. No Manchester City, ele manteve tal premissa. Mais do que isso, Guardiola mudou a história do clube. Antes patinho feio quando comparado aos rivais, os Citizens cresceram de maneira avassaladora e se tornaram o time mais temido da Inglaterra depois que contrataram o ex-Barcelona.

Walker é só elogios ao chefe. Nas palavras do lateral, Pep motiva todos os jogadores a evoluírem, e isso é fundamental para construir uma equipe vencedora e insaciável por títulos.

— É uma máquina, uma máquina bem lubrificada, e ele (Guardiola) é a força motriz. Isso vem do técnico. Ele te pressiona todos os dias, e posso garantir que o comportamento dele nos jogos é o mesmo em todos os dias nos treinos. Ele não mostra isso para documentários nem nada, é ele e isso se reproduz em você. Você é como uma esponja e se alimenta disso porque a energia dele passa para você e cabe a nós, como jogadores, seguir sua mensagem e entregá-la.

Aposentadoria? Deixar o City? Walker não pensa nisso e quer seguir fazendo história

Kyle Walker completará 34 anos na próxima terça-feira (28). Apesar da idade avançada, o camisa 2 não pensa em aposentadoria. Pelo contrário. Sua paixão pelo futebol segue intacta, e ajudar o Manchester City a alcançar novos feitos históricos continua sendo o objetivo do lateral. Vale destacar que ele tem contrato até junho de 2026 com os Citizens.

— Vou enquanto puder. Esse é um trabalho que adoro. Adoro jogar futebol, me deixa feliz. É o meu lugar feliz. Tenho dois anos e ainda acho que posso dar mais ao time. Posso não jogar tanto quanto gostaria, mas contanto que eu tenha as atuações que sinto ter feito nesta temporada e a ética de trabalho no treinamento, depende de quem o técnico deseja que jogue nessa posição. Eu me sinto ótimo, então durarei o maior tempo possível.

Título do City na Copa da Inglaterra pode ajudar o Chelsea

Como citado acima, Manchester City x Manchester United medem forças neste sábado (25), em Wembley, pela decisão da Copa da Inglaterra. O que pouca gente sabe é que o resultado da final interessa muito ao Chelsea. Sexto colocado da Premier League, os Blues asseguraram vaga europeia na próxima temporada. Agora resta saber qual competição a equipe londrina jogará.

Em caso de título dos Citizens, o Chelsea jogará a Liga Europa em 2024/25. Por outro lado, se os Red Devils ficarem com a taça, os Blues ingressarão na Conference League.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo