InglaterraPremier League

Torcedores dos 20 times da Premier League farão protesto por preços altos dos ingressos

A Premier League tem prestígio e os times têm cada vez mais dinheiro e, consequentemente, mais craques e mais atenção no mundo todo. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas e os torcedores? Muitos deles se sentem excluídos desta festa globalizada pelos preços altos dos ingressos nos estádios da primeira divisão inglesa. E não só eles: representantes dos torcedores de 20 clubes da Premier League se juntarão a outros da Football League (que gerencia segunda, terceira e quarta divisões).

LEIA TAMBÉM: Ingressos na Premier League estão tão caros que os ingleses estão indo ver a Bundesliga

O principal foco dos protestos são os preços dos ingressos para visitantes, que tem preço médio de £ 53,76 (na cotação atual, R$ 334,86), o que faz da Premier League a liga com ingressos para visitantes mais caros do mundo. Os torcedores se reunirão sob a bandeira da Football’s Supporters Federation (FSF, “Federação dos Torcedores de Futebol”, em tradução livre). A campanha deste fim de semana se chama “Twenty’s Plenty For Away Tickets”. Isso porque o objetivo é estabelecer um teto de £ 20 (R$ 124) para ingressos em jogos fora de casa.

“Nos últimos 25 anos, o dinheiro fluiu no futebol enriquecendo jogadores, donos, executivos e empresários. Nós achamos que está na hora dos torcedores verem alguns dos benefícios também. Nove de cada 10 torcedores sentem que o futebol está muito caro, mas a lealdade e comprometimento dos torcedores aos seus clubes têm sido exploradas”, afirmou o executivo chefe da FSF, Kevin Miles. “O impacto dos preços crescentes foi particularmente sentido pelos torcedores fora de casa na Premier League, que ainda precisam lidar com altos custos de viagens e horários dos jogos mudados para se adequar à TV, e é por isso que nós estamos focados nos torcedores para jogos fora de casa na nossa campanha”, continuou.

O representante dos torcedores, porém, quis deixar claro que embora o problema na Premier League seja o maior de todos, não é só na principal liga inglesa que ele acontece. “Não é só na Premier League que vemos os preços altos, porém. Toda semana nós ouvimos torcedores insatisfeitos em relação aos custos dos ingressos nas divisões de baixo na pirâmide. A FSF acredita que os preços precisam diminuir na primeira semana de Outubro, os torcedores por todo país irão mostrar essa mensagem”, afirmou Miles.

A discussão sobre preços de ingressos na Premier League não são novas. Em março, torcedores protestaram contra a ganância dos dirigentes, que ganham cada vez mais dinheiro com acordos de TV, mas não diminuem os preços dos ingressos para os torcedores. Ao que parece, dirigentes irão ouvir um grito alto vindo das arquibancadas neste fim de semana.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo