Inglaterra

A via crucis de Thiago Alcântara está perto do fim

Lesionado em abril de 2023, Thiago Alcântara volta a treinar, deve retornar ao Liverpool e vê sua via crucis perto do fim

Foram nove meses longe de qualquer atividade com bola, mas a via crucis que Thiago Alcântara atravessa no Liverpool está próxima de terminar. O meio-campista hispano-brasileiro se machucou em 26 de abril de 2024, jogando pelos Reds contra o West Ham em partida válida pela Premier League. A lesão no quadril foi seríssima e afastou o jogador por todo o restante do ano passado, deixando-o fora de combate também por todo janeiro de 2024. Mas as coisas estão mudando.

Nesta sexta-feira (2), Thiago Alcântara voltou aos gramados em treinamentos do Liverpool e, pela primeira vez em nove meses, teve contato com uma bola de futebol. Ainda se recupera aos poucos, mas está quase pronto para retornar aos gramados. Sua volta está sendo tratada com todo cuidado possível pela comissão técnica liderada por Jürgen Klopp, que ainda em novembro de 2023 falou sobre o caso, não colocando o carro na frente dos bois. Disse ele, à época:

— Não queremos colocar nenhum tipo de pressão sobre o Thiago. Esperamos que esteja de volta no ano novo [2024]. Temos muita esperança de que volte e de que irá nos ajudar, pois ele é um jogador excepcional, rato de ser encontrado — afirmou Klopp.

Cada vez mais, volta de Thiago Alcântara aos gramados é questão de tempo

E o treinamento com bola nesta sexta-feira foi um passo importantíssimo na longa caminhada que tem sido o regresso de Thiago Alcântara ao futebol. Após 282 dias afastado, o meio-campista conseguiu completar toda uma sessão de treinamento ao lado de seus companheiros de Liverpool e, feliz, postou em suas redes sociais um vídeo que mostra sua recuperação.

Na temporada passada, pela Premier League, Thiago Alcântara participou de 18 partidas, sendo que foi titular em 14 delas. Não é exatamente uma peça-chave no elenco do Liverpool, mas tem seu retorno comemorado por Jürgen Klopp por alguns fatores: aprofunda o elenco dos Reds; traz a experiência de quem já defendeu Barcelona e Bayern de Munique; é uma opção confiável para fazer o time manter a posse de bola.

Contrato de Thiago Alcântara está no fim e Eurocopa está na mira

Para Thiago Alcântara, o retorno aos gramados é também o começo da decisão de como será seu futuro no futebol. Restam mais alguns meses de seu vínculo atual com o Liverpool, que se encerra ao final da atual temporada, e ainda não se sabe ao certo qual seria o destino do jogador. Parado há nove meses, no entanto, ele quer focar primeiro no passo-a-passo de sua recuperação.

Thiago sabe que o processo de recuperação de ritmo de jogo e de luta por posição na reta final da temporada do Liverpool será gradual. Mas conta com um time que luta em todas as frentes nas quais começou a temporada para ter espaço: atualmente, os Reds são líderes da Premier League, estão nas oitavas de final da Liga Europa, na mesma fase na Copa da Inglaterra e também disputarão a final da Copa da Liga Inglesa contra o Chelsea. Com tantos compromissos, o meio-campista, assim que recuperado, deverá ter suas chances.

E além de uma possível renovação de contrato — ou quem sabe saída para outro clube –, Thiago Alcântara tem em sua mira a Eurocopa. A Espanha estará na disputa do torneio continental e o meio-campista quer voltar jogando bem para ter uma chance na lista final do técnico Luis De La Fuente. A seleção espanhola fará amistoso contra a Seleção Brasileira em 26 de março, em Madrid, e depois volta a se encontrar para a disputa continental, na qual está num grupo com Croácia, Itália e Albânia. A estreia será contra os croatas, em 15 de junho, e Thiago quer estar lá.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo