InglaterraPremier League

The Promotion King: mais um clube treinado por Neil Warnock subiu na Inglaterra

“Rei do Acesso”. Assim, no jargão brasileiro de futebol, se convencionou chamar técnicos que se notabilizam por comandarem equipes em campanhas que levam à promoção entre uma série e outra, ou mesmo por evitar rebaixamentos aparentemente inescapáveis – Givanildo Oliveira, Luiz Carlos de Lorenzi (o “Lisca Doido”) e Luiz Carlos Ferreira podem acoplar o apelido às suas trajetórias. Pois bem: é o que acontece com a carreira de Neil Warnock. Neste domingo, o técnico de 69 anos colocou o oitavo acesso em seu retrospecto, como treinador do Cardiff City, que subiu à primeira divisão do Campeonato Inglês como vice-campeão do Championship.

A história de sucesso de Warnock começou com a primeira promoção, em 1986/87, comandando o Scarborough que subiu à Football League (englobando os campeonatos de segunda, terceira e quarta divisões inglesas). Com o Notts County, a ascensão foi ainda mais vertiginosa: entre 1989 e 1993, duas promoções seguidas – da Third Division (terceira divisão) para a First Division (então, a primeira divisão – na primeira vez que o técnico comandou um time promovido à elite do futebol inglês).

Na “era Premier League”, Warnock comandou pela primeira vez um clube que subiu em 1994/95, ao conduzir o Huddersfield Town à First Division – aí sim, o nome dado à segunda divisão. No ano seguinte, mais um clube (o Plymouth Argyle) e mais um acesso (à Second Division, correspondente à terceira divisão, em 1995/96, pela repescagem). Mas ainda estava por vir seu momento mais brilhante: nos oito anos que passou treinando o Sheffield United, clube para o qual torcia quando criança, o treinador não só conseguiu o acesso à Premier League, em 2005/06, como já fizera história antes, comandando as campanhas semifinalistas na Copa da Liga Inglesa e na Copa da Inglaterra, ambas em 2002/03.

De lá para cá, Warnock ainda teria o sétimo acesso, como treinador do Queens Park Rangers que subiu à Premier League em 2010/11. E esperava nova chance. Até este fim de semana, com o Cardiff City que comanda desde outubro de 2016. Os Bluebirds nem conseguiram vencer na última rodada da fase regular da segunda divisão: ficaram no empate sem gols com o Reading. Aí veio a sorte: terceiro colocado, o Fulham caiu para o Birmingham (3 a 1), e terá de disputar os play-offs pela última vaga, com Aston Villa, Middlesbrough e Derby County.

Enquanto isso, o clube da capital do País de Gales festeja seu acesso. Neil Warnock, ainda mais: é o primeiro treinador do futebol inglês a conseguir oito campanhas de promoção – quatro só para a primeira divisão. De fato, o “Rei do Acesso” – ou melhor, traduzindo bem, “The Promotion King”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo