Inglaterra

Stewart Downing, ex-Liverpool e seleção inglesa, anuncia a aposentadoria aos 37 anos

Depois de 20 anos nos gramados, Stewart Downing coloca fim à carreira profissional. Ele estava no Blackburn nas duas últimas temporadas

O ponta Stewart Downing, de 37 anos, anunciou a aposentadoria nesta segunda-feira. Depois de 20 anos de carreira profissional, o jogador, ex-Liverpool e seleção inglesa, decidiu pendurar as chuteiras. Ele atuou por clubes como Aston Villa e West Ham, além do Liverpool, e fez 35 jogos pela seleção inglesa.

Formado pelo Middlesbrough, foi promovido ao time principal em 2003. Chegou a ser emprestado pelo Sunderland por dois meses naquele mesmo ano, mas depois se tornaria um titular e destaque do time. Virou jogador da seleção inglesa em 2005, quando fez seu primeiro jogo pelos Three Lions. Foram 234 jogos pelo clube nessa sua primeira passagem.

Em 2009, depois que o Middlesbrough foi rebaixado, ele se transferiu para o Aston Villa por £ 11,7 milhões (£ 14,6 milhões em valores corrigidos pela inflação). No Aston Villa, Downing brilhou. Continuou sendo um dos pontas mais perigosos da Premier League, o que o fez dar outro salto: foi contratado pelo Liverpool por £ 20,52 milhões (£ 24,4 milhões em valores atuais) em 2011.

Nos Reds, porém, Downing não chegou nem perto do nível que teve nos outros times. Foram 91 jogos pelo clube, com sete gols e 12 assistências. Foi emprestado ao West Ham em 2013 e ficou dois anos nos Hammers. Retornou ao Middlesbrough em 2015. Ficou no clube de formação até 2019. Foi para o Blackburn naquele ano e ficou por uma temporada. Ficou sem clube em junho de 2020, mas recebeu uma nova proposta de contrato e voltou ao clube em novembro, onde ficou até junho, quando terminou seu vínculo.

Viveu grandes momentos especialmente por Middlesbrough e Aston Villa, quando teve suas melhores atuações e temporadas da carreira. Downing fez 725 jogos por clubes nos seus 20 anos de carreira e jogou a Copa do Mundo de 2006 e a Euro 2012 pela Inglaterra.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo