‘Sério, Southgate?’: Klopp corneta ausência de jogador do Liverpool na convocação da Inglaterra
Liverpool e City ficaram no empate por 1 a 1 neste domingo no confronto mais aguardado desta temporada da Premier League
O polivalente Joe Gomez foi um dos assuntos mais comentados do confronto entre Liverpool e Manchester City, que acabou com um empate por 1 a 1 na tarde deste domingo em Anfield Road. O zagueiro atuou na lateral esquerda e mesmo sofrendo nos minutos iniciais com as investidas de Phil Foden, se sobressaiu durante o jogo e fez uma partida praticamente perfeita na parte defensiva. A atuação do jogador rendeu elogios do técnico Jürgen Klopp e até mesmo uma cobrança do técnico alemão à Gareth Southgate, treinador da seleção inglesa.
A versatilidade de Joe Gomez, que pode atuar tanto de zagueiro como nas duas laterais, fez com que Klopp falasse abertamente sobre uma possível convocação do jogador para os próximos compromissos da Inglaterra, que inclusive, enfrenta a seleção brasileira no próximo dia 23 de março. Apesar de não querer interferir nas escolhas de Southgate, a ausência de seu defensor entre os selecionados ingleses tem intrigado o técnico alemão e a exibição de Gomez diante do City é mais um indicativo de que o defensor tem condições de voltar à seleção da Inglaterra
— Não estou aqui dizendo a Gareth quem ele deve escolher. Mas você pode pegar um jogador e ter quatro posições cobertas — afirmou Klopp.
Jurgen Klopp fires a message to England manager Gareth Southgate over Joe Gomez.https://t.co/bb3eoQY0p7
— Tactical Tidbits (@tacticaltidbits) March 11, 2024
Joe Gomez não é convocado por Southgate desde 2020
O zagueiro do Liverpool foi convocado para servir a seleção da Inglaterra pela primeira vez em 2017, mais precisamente no dia dez de outubro daquele ano, em empate sem gols diante da Alemanha. O jogador fez mais dois jogos pelo selecionado inglês e parecia nome certo para a Copa do Mundo da Rússia em 2018. Entretanto, uma lesão em seu tornozelo o tirou do Mundial. Após seu retorno, uma nova lesão, desta vez em seu joelho, atrapalhou ainda mais seus planos de defender o selecionado inglês.
Joe Gomez chegou a fazer parte do elenco que disputou as Eliminatórias para a Euro de 2020, mas perdeu espaço na seleção, assim como no próprio Liverpool e não foi mais convocado desde então. Nesta temporada, com mais ritmo de jogo e ganhando cada vez mais a confiança de Klopp e da própria imprensa na Inglaterra, parece inevitável o retorno do zagueiro ao English Team. O defensor disputou 39 jogos entre 2023 e 2024 e se tornou uma peça importante em sua equipe na Premier League.
Até o momento da convocatória final de Southgate para a Eurocopa de 2024, Joe Gomez terá mais um tempo para se provar em campo e se afirmar como principal nome da defesa do Liverpool. A exibição de gala diante do Manchester City, um dos ataques mais poderosos do futebol europeu, mostra quanto o defensor está focado em disputar uma competição importante pela seleção da Inglaterra, algo que lhe foi tirado momentos antes da Copa de 2018.
Na atual edição da Premier League, Joe Gomez disputou 24 jogos, sendo 14 como titular. O defensor mantém uma média de três desarmes por jogo, cinco bloqueios em chutes e média de 53% dos duelos vencidos em campo, segundo informações do site SofaScore.
O próximo compromisso do Liverpool na temporada será diante do Sparta Praga, pela volta das oitavas de final da Liga Europa. No jogo de ida, o time inglês goleou por 5 a 1, fora de casa e está em situação confortável na eliminatória.