Inglaterra

Postura de Slot em vitória do Liverpool gera críticas da imprensa britânica

Reds estrearam com vitória fora de casa sobre o Ipswich Town por 2 a 0 no último final de semana

A tão aguardada era Arne Slot começou oficialmente na Premier League no último final de semana. Jogando fora de casa, o Liverpool bateu o recém-promovido Ipswich Town por 2 a 0, em jogo disputado em Portman Road.

Diogo Jota abriu o marcador para os Reds, e Mohamed Salah fechou o placar do jogo. Ambos os gols aconteceram na segunda etapa de jogo.

Apesar do resultado, o desempenho no primeiro tempo ficou abaixo do esperado.

O Ipswich Town usou muito do recurso das bolas longas para o centroavante Liam Delap. A estratégia causou certa dificuldade a defesa do Liverpool, já que os Reds não conseguiram vencer boa parte destes duelos pelo alto.

Tanto é, que o técnico Arne Slot fez uma mudança drástica logo ao fim do intervalo, colocando Konate no lugar de Quansah. Questionado sobre a mudança, o técnico holandês afirmou que fez a troca para aumentar o poder de defesa do time.

— Não é que Jarell (Quansah) tenha perdido todas as divididas, muitos de nós perdemos muitos duelos, então precisávamos que Konate ganhasse essas bolas longas no ar em direção ao seu número 9 [Liam Delap], então isso ajudou e nos deu o controle — justificou Slot.

Comentaristas criticam abordagem de treinador em entrevista

Assim que Diogo Jota marcou o primeiro gol do Liverpool diante do Ipswich, curiosamente, a câmera flagrou a reação dos reservas dos Reds.

Praticamente todos os jogadores levantaram-se para comemorar o primeiro gol da equipe vermelha na Premier League 2024/2025, exceto Quansah.

O defensor, não demonstrou nenhuma reação, e parecia muito insatisfeito com a sua saída no intervalo. Um dos primeiros a comentar sobre a troca e a resposta de Slot na entrevista coletiva foi o ex-atacante e artilheiro da Inglaterra na Copa de 90, Gary Lineker.

Em entrevista ao podcast The Rest is Football, o comentarista pontuou a mudança de postura do técnico holandês para Jürgen Klopp, que defendia mais seus atletas perante a imprensa.

— Isso é falar publicamente sobre o desempenho de um jogador. Você jamais teria ouvido isso sob o comando de Klopp, então já há uma pequena diferença aí — afirmou Lineker.

Para Alan Shearer, ídolo do Newcastle, o treinador do Liverpool só abordou o assunto daquela forma, pois Quansah é novo, e não teria tanto espaço para rebater o comandante.

Mas não era um jogador experiente, era? Não tenho tanta certeza de que ele teria feito isso nesse caso. É mais fácil fazer isso com um jogador mais jovem do que com um grande rebatedor e, para ser justo, sua decisão funcionou — ponderou.

Slot acertou em mudança, mas pode gerar clima ruim no vestiário

Apesar das críticas sobre a postura de Slot, os críticos consideram que a mudança promovida pelo holandês surtiu resultado em campo.

No entanto, a fala do treinador pode ter gerado um clima nada amistoso nos vestiários, e é algo que o comandante terá de lidar nos próximos desafios do Liverpool nesta Premier League. 

Gary Neville, jogador histórico do Manchester United, pontuou que a decisão de Slot funcionou, mas sua conduta pode gerar um ambiente difícil de gerir no futuro.

— Arne Slot foi bastante duro com Quansah. Ele sentiu que eles precisavam vencer os duelos (pelo alto), acho que esse foi o principal fio condutor por trás da decisão e funcionou — pontuou Neville.

O Liverpool fará sua estreia em casa na próxima rodada da Premier League. O confronto acontece diante do Brentford, neste domingo (25), às 12h30 (horário de Brasília).

 

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo