Sindicato inglês defende proibição de transferências de menores
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2023%2F04%2FTrivela-Imagem-Padrao.jpg)
Depois de polêmica pelas negociações do Chelsea com o jovem Gaël Kanuta, do Lens, o presidente do sindicato de jogadores profissionais ingleses, Gordon Taylor, defendeu que as transferências de menores de idade sejam proibidas.
Entrevistado pela BBC, Taylor afirmou que, após a punição para o clube londrino, que deve ficar até janeiro de 2011 sem contratar, “o sentimento geral é que as transferências dejogadores de 18 anos devem ser proibidas”.
Para o presidente do sindicato, os clubes deveriam ser incentivados a formar jogadores e ficar com eles certo tempo. “Se eles quiserem sair, o que pode ser inevitável, precisamos de um sistema com pagamento próprio e adequado”, disse. “Não acredito que essa situação com o Chelsea chegaria neste ponto se uma boa compensação tivesse sido acordada entre os dois clubes”.
“Futebol tem a ver com competição. Não podemos ter todos os bons jogadores jovens nos clubes maiores e mais ricos apenas”, concluiu.
O Chelsea quer apelar da punição, com a acusação de ter utilizado meios ilícitos para contratar Kakuta em 2007, então com 16 anos. O Manchester United também pode passar pela mesma situação, com o caso de Paul Pogba, também 16 anos, do Le Havre, em caso negociado mês passado.
Atualmente, a lei europeia previne que jogadores menores de 16 anos assinem contratos formais com os clubes, impedindo que outras equipes tirem o atleta de onde ele foi formado antes da idade apropriada.