Inglaterra

Guardiola coloca Savinho à frente de Grealish e dispara: ‘Não é pessoal’

O técnico do Manchester City chamou o jovem de brasileiro de "uma das grandes novidades desta temporada"

Savinho chegou no Manchester City no início da temporada e rapidamente conseguiu a titularidade do time comandado pelo técnico Pep Guardiola. Na contramão, Jack Grealish, camisa 10 da equipe, vem cada vez mais perdendo espaço na equipe.

— Sinto muito que ele [Grealish] não tenha os minutos que talvez mereça, mas no final, as contribuições de Jeremy [Doku] ou Savinho foram enormes nesta temporada. Esta é a única razão para isso, não é pessoal — disse Guardiola em entrevista coletiva nesta sexta-feira (7).

Os números de Savinho na temporada, além da qualidade técnica, respaldam a visão de Guardiola. A joia brasileira de 20 anos é um dos principais jogadores do Manchester City na temporada.

Savinho é o jogador de melhor nota do Manchester City na Premier League na plataforma especializada em estatística Sofascore — 7,52. Líder em assistências ao lado de Kevin De Bruyne (seis), o brasileiro se destaca em outros atributos. Veja:

  • 1º do time em assistências esperadas assistidas na Premier League: 5,12 (6)
  • 2º do time em grandes chances criadas na Premier League: 9
  • 2º do time em dribles certos na Premier League: média de 2,1 por jogo (aproveitamento de 62%)
  • 3º do time em chutes realizados e chutes certos na Premier League: média de 2 e 0,8 por jogos, respectivamente

Enquanto isso, Grealish, jogador mais caro da história do Manchester City, terminou 2024 sem balançar as redes. Nesta temporada, ele foi titular 14 vezes, sendo apenas seis na Premier League e três na Champions League.

Jack Grealish joga pelo Manchester City
Jack Grealish joga pelo Manchester City (Foto: Icon sport)

Por outro lado, Savinho começou entre os 11 titulares em 20 oportunidades — cinco na Champions League e 14 na Premier League.

— É claro que quando jogo mais minutos com um jogador do que com outro, tenho mais confiança agora. Mas eu conheço os atributos dele (Grealish). É só pelo fato de que, pelo impacto, uma das grandes novidades desta temporada é Savinho. É a primeira temporada dele; o impacto em gols, assistências, o jogo passado no Arsenal – fez um incrível avanço defensivo e duelos desafiadores — continuou Guardiola.

Savinho comenta próximo desafio do Manchester City

Savinho comemora gol do Manchester City na Champions League (Foto: Imago)
Savinho comemorando gol do Manchester City na Champions League (Foto: Imago)

Após a goleada sofrida para o Arsenal no último domingo (2), o Manchester City teve uma rara semana cheia para trabalhar, livre de jogos, antes de enfrentar uma maratona decisiva.

Os Citizens visitam o Leyton Orient, sexto colocado da League One (terceira divisão inglesa), no Gaughan Group Stadium, neste sábado (8), às 9h30 (horário de Brasília), em jogo válido pela quarta rodada da Copa da Inglaterra.

Depois, o time de Guardiola encara o Real Madrid na terça (11), no Etihad Stadium, em jogo de ida dos playoffs da Champions League. Para fechar a sequência pesada, o Manchester City tem Newcastle (6º) no dia 15 pela Premier League, a partida de volta com o gigante espanhol, e encara o Liverpool, líder do Campeonato Inglês, no dia 23.

Sem contar que depois disso tudo, o Manchester City tem o Tottenham e Nottingham Forest como próximos adversários, jogando fora de casa.

— É bom ter uma semana livre. Foi uma semana cheia, todos tiveram coisas para fazer. Isso nos deu uma ótima oportunidade de pensar sobre domingo passado, refletir sobre ele. A Copa da Inglaterra vem rápido. Viajamos para Londres [na sexta-feira] e é outra final — declarou Savinho à “ESPN”.

O meia-atacante brasileiro vê o jogo de amanhã como uma oportunidade para o time recuperar a confiança, após a última rodada de Premier League em que foi goleado pelo Arsenal.

— Temos que aproveitar; se não aproveitarmos, estamos fora. Simples assim. É como uma final para nós. Perdemos, vamos para casa, então espero que possamos fazer uma boa performance, recuperar a confiança [depois do Arsenal] e ir para a próxima fase — completou Savinho.

Foto de Romulo Giacomin

Romulo GiacominRedator de esportes

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo, Estado de Minas e Premier League Brasil. Atualmente, escreve para a Trivela.
Botão Voltar ao topo