Rúben Amorim revela ultimato que definiu sua ida para o United: ‘Era agora ou nunca’
Treinador fez história no Sporting de Lisboa, e aceitou desafio de tentar recuperar clube inglês na temporada
Rúben Amorim é o novo técnico do Manchester United e isso não é mais novidade para ninguém. O que talvez muitos não saibam é que o português de 39 anos, por pouco, ficou fora dos planos dos Red Devils.
Nesta sexta-feira (1), a agora ex-equipe de Amorim, o Sporting, goleou o Estrela da Amadora por 5 a 1 pela 10ª rodada do Campeonato Português.
Em entrevista após a partida, o treinador revelou que aceitou o convite de treinar o United, mas gostaria de fazê-lo ao final da temporada.
Contudo, a diretoria do time inglês impôs que Amorim fechasse o acordo de imediato, a fim de tentar se recuperar na temporada o mais rápido possível.
O Manchester United teve pressa para encontrar um substituto para Ten Hag, demitido na última segunda-feira (28). Se Amorim optasse por esperar o fim do ciclo 2024/2025, o clube inglês iria em busca de outra opção.
“Nunca discuti nada com o presidente (do United). Por três dias eu disse que queria ficar até o final da temporada, mas depois me disseram que não era possível. Era agora ou nunca, o Manchester iria para outra opção. Então, eu tive três dias para me decidir, para tomar uma decisão que muda radicalmente minha vida“, revelou Rúben Amorim.
Ruben Amorim mirava trabalhar em Old Trafford
Apesar do pouco tempo como treinador profissional, Amorim escreveu seu nome na história como um dos maiores técnicos do Sporting.
Responsável pelo encerramento de um jejum de 19 anos dos Leões, o jovem treinador também revelou que só sairia do clube português para treinar o Manchester United.
“Depois do Sporting, eu queria o Manchester United, porque esse contexto me permite fazer as coisas do meu jeito e o clube acredita em mim assim”, disse Amorim.
Assim que a oportunidade surgiu, Amorim se viu em uma encruzilhada. A torcida, bem como seu elenco, tinha muito carinho e respeito por seu trabalho.
No entanto, o treinador também afirmou ser necessário dar este passo à frente em sua carreira. Tal decisão foi complicada de se tomar, mas o desejo de treinar o Manchester United pesou em sua escolha final.
“Há um momento em que tenho que dar um passo à frente na minha carreira. Foi o que aconteceu. Foi mais difícil para mim do que para qualquer torcedor do Sporting, acredite em mim, mas eu tinha que fazer isso”
Rúben Amorim ainda disse que acabou procurado por outras equipes do cenário europeu. Contudo, seu maior objetivo de carreira sempre foi treinar em Old Trafford, passo que cumprirá logo em sua segunda experiência como técnico.
“Tive outras oportunidades – o presidente e [diretor de futebol] Hugo Viana pode confirmar isso. Não é a primeira nem a segunda vez que sou solicitado por outra equipe e não quero outra equipe”, complementou o treinador.
Torcida do Sporting manifesta emoções diversas por saída de Amorim
Imagine seu clube passar quase duas décadas sem vencer um título nacional, e um jovem ex-jogador se torna responsável por mudar o patamar da equipe?
O Sporting voltou a ser temido no cenário português, e retomou seu lugar como grande força no cenário europeu após anos de ostracismo.
Tamanho domínio em Portugal, criou uma admiração imensa do torcedor do clube pelo trabalho de Ruben Amorim. Naturalmente, a saída do treinador causaria certa decepção e tristeza.
"The project in Manchester isn't better than Sporting" ?
Sporting fans on Ruben Amorim leaving to become the Manchester United Head Coach ? pic.twitter.com/MHVGXmaKMC
| Dangote | Sporting | Messi | FAAC | Made in Lagos | #GISELLE | Asher | North |#protest | Wike |#BallonDor |…
— T.M (@tmofficially) November 1, 2024
Mas, a relação da torcida com o treinador transcendeu o limite da admiração pelo profissional. Rúben marcou seu nome no coração dos fãs do Sporting.
Assim que a notícia de que o técnico sairia de José Alvalade, uma tristeza profunda tomou os adeptos dos Leões.
Durante o jogo contra a Estrela da Amadora, a torcida do Sporting colocou faixas protestando contra a saída de Amorim.
Nas redes sociais, o vídeo de um senhor chorando por conta da saída do treinador também chocou ao fã de futebol, e demonstrou o que Ruben Amorim significou ao clube português.
Torcedor do Sporting chora ao vivo após a notícia da saída de Ruben Amorim para o Manchester United. pic.twitter.com/Ptr3MPWMJK
— Thomas Alencar (@thomasalencr) October 29, 2024
O sentimento da torcida do Sporting por Rúben Amorim se mistura entre os que parabenizam por sua conquista e quem o critica por aceitar a proposta do United.
Mesmo em tão pouco tempo de trabalho, o treinador conquistou uma legião de fãs com seu perfil agregador e carismático. Talvez por isso, parte da torcida não consiga aceitar que seu maior técnico nos últimos 20 anos aceitou outro caminho para sua carreira.