Inglaterra

Escanteado na Roma, Tammy Abraham vira alvo de três clubes da Premier League

Atacante inglês perdeu espaço no time italiano após sofrer grave lesão no joelho

Tammy Abraham deve deixar a Roma nesta janela de transferências. Apesar de ter contrato até junho de 2026, o atacante inglês não faz parte dos planos do time italiano, que espera conseguir vendê-lo nas próximas semanas.

Interessados não faltam. Segundo o jornal italiano Gazzetta dello Sport, o West Ham lidera a corrida pela contratação de Abraham, mas o negócio não convence a todos no clube.

Os Hammers direcionam atenção para o mercado de atacantes, já que Michail Antonio está de saída. Referência ofensiva da equipe londrina desde 2015, o jamaicano de 34 anos, ao que tudo indica, não terá seu vínculo renovado.

Carreira de Abraham antes de chegar à Roma

Revelado nas categorias de base do Chelsea, Tammy Abraham recebeu as duas primeiras oportunidades no time principal dos Blues em 2015/16. Fora dos planos do clube naquele momento, o jovem atacante partiu para dois empréstimos consecutivos.

Na temporada 2016/17, defendeu o Bristol City, onde marcou 26 gols e concedeu três assistências em 48 jogos. Posteriormente (2017/18), se juntou ao Swansea City. Por lá, anotou oito tentos e distribuiu quatro assistências em 39 jogos.

O bom desempenho não foi suficiente para Abraham ser aproveitado pelo Chelsea. Em 2018/19, acabou emprestado novamente, dessa vez para o Aston Villa.

Em Birmingham, Abraham vingou e provou seu valor ao Chelsea. Artilheiro da equipe, balançou as redes em 26 oportunidades e foi peça fundamental para o acesso do Villa à Premier League.

Na época, o Chelsea atravessava momento complicado fora de campo. Banido de realizar contratações, o time londrino se viu obrigado a utilizar as pratas da casa. Abraham voltou de empréstimo do Villa e integrou o plantel comandado por Frank Lampard.

Nas duas temporadas que esteve em Stamford Bridge, Abraham obteve números e desempenho satisfatórios. O atacante caiu nas graças da torcida e deixou boa impressão.

Tammy Abraham no Chelsea (2019/20 e 2020/21)
– 79 jogos
– 30 gols
– 8 assistências

Abraham celebra gol pelo Chelsea, em Stamford Bridge (Foto: Icon Sport)

Trajetória de Abraham na Roma

Em agosto de 2021, com aval de José Mourinho, a Roma comprou Tammy Abraham por 42,5 milhões de euros. A primeira temporada do atacante inglês na Itália foi especial — marcou 27 gols e concedeu cinco assistências em 53 partidas.

Assim como no Chelsea, o jovem conquistou rapidamente o carinho e admiração dos torcedores giallorossi. No entanto, seu segundo ano pelo clube romanista decepcionou. Foram apenas nove tentos em 54 jogos.

O pior ainda estava por vir. Na reta final de 2022/23, Abraham sofreu grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho e ficou nove meses afastado dos gramados.

Abraham caído no gramado após lesionar o joelho (Foto: Icon Sport)

O retorno ocorreu em abril deste ano, no clássico contra a Lazio, vencido pela Roma por 1 a 0.

Abraham em 2023/24
– 12 jogos
– 1 gol

Outros clubes ingleses também monitoram Abraham

Além do West Ham, Tammy Abraham está na mira de Aston Villa e Tottenham. Vale destacar que o clube de Birmingham, onde o atacante inglês foi bem na temporada 2018/18, por pouco não fechou sua compra no verão passado.

A Roma estava prestes a vendê-lo por cerca de 40 milhões de euros, contudo, a lesão no ligamento cruzado anterior do joelho melou o negócio.

O Villa deseja negociar Jhon Durán nesta janela, e o Chelsea apareceu como interessado. Caso venda o colombiano, a equipe de Birmingham buscará uma peça de reposição. Por isso, o interesse em Abraham.

O Tottenham, por sua vez, também monitora a situação do jogador. Mas no atual cenário, está atrás de West Ham e Villa nesta corrida.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo