Inglaterra

Roberto Firmino é o “coração e alma” do Liverpool, diz Jürgen Klopp

Para Klopp, Firmino é essencial ao estilo de jogo do time, mesmo tendo perdido espaço na última temporada, o que indica a sua permanência em meio a especulações sobre propostas

O atacante Roberto Firmino entrou no seu último ano de contrato com o Liverpool, que vai até junho de 2023, e há muitas especulações sobre a sua possível saída. A Juventus seria um dos clubes interessados nele, segundo relatos na Itália. Contudo, o técnico Jürgen Klopp não parece disposto a permitir que o jogador saia. Para ele, o brasileiro é o “coração e alma” do Liverpool e é parte essencial do time. Um indicativo claro que o treinador alemão não quer que o atacante saia.

Com a saída de Sadio Mané para o Bayern e a chegada de Darwin Núñez, o futuro de Roberto Firmino ficou em dúvida. Aos 30 anos, ele se tornou reserva da equipe na última temporada, com a ascensão de Luis Díaz, que veio do Porto em janeiro, ao time titular. Ainda assim, Firmino é considerado um jogador de muita importância para o Liverpool, que continuará na disputa de diversas competições ao longo da temporada.

“Bobby é crucial para nós, o coração e alma deste time, o modo como jogamos nos últimos anos só foi possível por causa de Bobby”, afirmou o técnico do Liverpool. “É por isso que estou realmente feliz que ele foi capaz de treinar a maior parte da pré-temporada até agora. Tudo parece realmente bom, então estou absolutamente bem. Não há dúvida sobre a qualidade de Bobby. Todo o resto nós iremos ver como esse ano acontece, mas ele é essencial para nós”.

Firmino foi contratado pelo Liverpool em 2015, ainda antes da chegada de Klopp, um ano depois. Fez parte de todo o ciclo vitorioso da equipe e já tem um bom número de gols: são 98 em 327 partidas, além de 74 assistências. Como Klopp por vezes gosta de dizer, “é um camisa 10 que joga de 9”.

O técnico sempre elogiou a forma como ele se movimenta e participa do jogo, o que permitiu que os jogadores de lado de campo, como Sadio mané e Mohamed Salah, marcassem ainda mais gols. Para esta temporada, a expectativa para o time titular no momento é Luis Díaz, Darwin Núñez e Mohamed Salah.

Problemas de lesão para a Community Shield

O Liverpool enfrenta o Manchester City no sábado, pela Community Shield, equivalente à Supercopa da Inglaterra. O jogo será excepcionalmente no King Power Stadium, em Leicester, já que Wembley está alocado para a final da Eurocopa Feminina no domingo.

Klopp tem alguns problemas para o jogo. O goleiro brasileiro Alisson e o atacante Diogo Jota estão lesionados e não vão para o jogo. Alisson não jogou na pré-temporada desde o amistoso contra o Manchester United, no dia 12 de julho, que abriu a sequência de partidas de preparação.

O seu retorno é esperado para os próximos dias e a expectativa é que ele esteja apto a jogar na estreia do Liverpool na Premier League, no dia 6 de agosto. Assim, Adrián será titular na partida, porque o reserva imediato, Caoimhin Kelleher, também está machucado.

Já o atacante Diogo Jota está com um problema um pouco mais sério, com uma lesão recorrente na coxa. Com isso, ele pode desfalcar o Liverpool também na estreia da Premier League, na próxima semana.

“Alisson e Diogo não têm chance de jogar (no sábado). Ali treinou hoje (quinta) mais do que no dia anterior, então definitivamente ele estará disponível para o jogo contra o Fulham, mas não para este fim de semana. O mesmo para Diogo. Diogo não esteve aqui conosco para a pré-temporada (na Áustria), então como ele poderia jogar uma partida? Isso ainda vai levar um tempo, infelizmente”.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo