Racismo volta à pauta na Inglaterra com acusação em jogo da segunda divisão
A Football Association (FA), a federação inglesa de futebol, tem que lidar com uma nova acusação de racismo no futebol local. O atacante Cameron Jerome, do Norwich, afirmou ter sido ofendido racialmente pelo zagueiro Giuseppe Bellusci, do Leeds. A ofensa teria acontecido no jogo de terça-feira à noite, pela segunda divisão inglesa. Vale lembrar que o país tem convivido com alegações deste tipo com frequência. Foi assim no caso de John Terry com Anton Ferdinand,
Jerome reclamou com o árbitro Mark Clattenburg no intervalo do jogo, que acabou 1 a 1 no Carrow Road, casa do Norwich. O árbitro enviou um relatório à FA sobre o incidente. No momento do ocorrido, Clattenburg parou o jogo e avisou aos dois técnicos sobre a reclamação de Jerome. O atacante tinha dado uma entrada dura em Bellusci e recebeu o cartão amarelo por isso. Os dois não tiveram mais qualquer incidente durante o jogo, mas o relatório sobre a ofensa racista foi enviado à entidade que cuida do futebol na Inglaterra.
TORCIDA: Essa faixa na torcida do Levski mostra o que fascistas pensam das punições da Uefa
ROMÊNIA: Brasileiro sofre racismo na Romênia e sai de campo chorando
INGLATERRA: Falta de técnicos negros leva Inglaterra a discutir criação de cotas para minorias
HISTÓRIA: Futebol a cores, uma história de racismo no Rio Grande do Sul
TRIVELA EXPLICA: Por que chamar negro de macaco é racismo?
“Eu posso confirmar que nós estamos investigando essa alegação”, disse um representante da FA ao jornal Guardian. O técnico do Norwich, Neil Adams, comentou o assunto e elogiou a postura do árbitro. “Cameron Jerome alegou que foi alvo de um comentário racista. Por causa disso, Mark Clattenburg, que eu sinto que lidou bem com o incidente, veio até a linha lateral para explicar para Darku [Milanic, técnico do Leeds] e para mim o que acabei de dizer”, disse. “Ele falou com Cameron pelo modo como ele reagiu. Isso foi o que ele explicou para nós. Ele falou com os jogadores no intervalo com um representante de cada clube e declarações foram feitas agora”, continuou o treinador.
“Mark irá enviar um relatório para as autoridades competentes e elas lidarão com isso a partir daqui. Ele não tomou nenhuma atitude no momento. Ele simplesmente relatou o que Cameron disse. Agora deve passar pelos canais apropriados. Bellusci é o jogador que supostamente fez os comentários”, explicou ainda Adams.
Jerome comentou o assunto no Twitter, mas não quis revelar quais foram os insultos proferidos por Bellusci. “Sobre o que foi dito, não seria justo para mim dizer nesse momento, será uma questão para o órgão governamental tratar. Como todos irão saber, uma alegação foi feita por mim ao árbitro, que anotou e irá escrever no seu relatório da partida”, escreveu o atacante na rede social.