Inglaterra

Goleadas, vitórias e mais: Quais são os recordes ‘impossíveis’ da Premier League?

A Trivela separou alguns recordes impressionantes da Premier League, que volta nesta sexta (16)

A Premier League finalmente está de volta. A partir das 16h (horário de Brasília) desta sexta-feira (16), a bola vai rolar para Manchester United e Fulham no jogo de abertura da temporada 2024-25 da principal liga de clubes do mundo.

No fim de semana, a rodada segue com alguns duelos interessantes, como o confronto entre Arsenal e Wolverhampton, e West Ham e Aston Villa. Já no domingo, aquela que, sem dúvidas, é o principal jogo da rodada: Chelsea e Manchester City duelam em Stanford Bridge para iniciar a temporada com muita emoção desde a primeira rodada.

Mas nem só de grandes jogos vive a Premier League. A liga mais badalada do mundo também acumula algumas marcas históricas que nunca foram ultrapassadas – no máximo foram igualadas. Será que nesta temporada a coisa será diferente?

A Trivela separou alguns dos principais recordes da Premier League que podem (será?) ser quebrados nesta temporada. Goleadas históricas, gols relâmpagos, garçons de primeira e times quase imbatíveis são algumas das principais marcas. Confira:

Mais pontos e gols em uma mesma edição (Manchester City)

O primeiro dos seis títulos de Pep Guardiola comandando o Manchester City tinha que ser especial. Após um primeiro ano sem conquistas, o treinador espanhol levantou o seu primeiro troféu na temporada 2017-18 fazendo, simplesmente, a maior campanha da história da Premier League: 100 pontos e 106 gols marcados. O feito foi tão absurdo que o vice campeão daquele ano, o Manchester United, fez “apenas” 81 pontos, uma diferença de 19.

Quem chegou mais perto de igualar essa marca foi o próprio Manchester City, na temporada seguinte, quando somou 98 pontos, e o Liverpool, dois anos depois, quando somou 99.

Mais vitórias em uma edição (Manchester City e Liverpool)

O recorde de mais vitórias está dividido nas mãos de duas das melhores equipes da história da Premier League: o Manchester City de 2017-18 e o Liverpool de 2019/20. Em suas respectivas temporadas, as equipes somaram 32 vitórias de 38 possíveis – e saíram com o título, obviamente. O City, na verdade, chegou a essa marca duas vezes. Na temporada 2018/19 o time de Guardiola também garantiu as 32 vitórias e o troféu.

Menos gols sofridos (Chelsea)

Esse aqui é um daqueles feitos que nenhum outro clube sequer chegou perto. Na temporada 2004-05, o Chelsea de José Mourinho levou apenas 15 gols em 38 rodadas, uma média de um gol sofrido a cada 2,5 jogos. A temporada ficou marcada também pelo primeiro título da história do Chelsea na Premier League.

O recorde é tão absurdo que nenhuma outra equipe jamais chegou perto. A defesa que teve o melhor desempenho desde os números estabelecidos pelo Chelsea foi o Liverpool de 2018-19, que levou apenas 22 gols.

Jogador com mais gols em uma temporada (Haaland)

Ninguém fez mais gols em uma única edição de Premier League do que Erling Haaland, o Majin Boo do Manchester City. Na temporada 2022-23, o atacante norueguês cravou 36 vezes contra a meta adversária e ultrapassou as marcas de Andy Cole (1993-94, pelo Newcastle) e Alan Shearer (1994-95, pelo Blackburn), ambos com 34 gols.

Mais assistências em uma temporada (Henry e De Bruyne)

Outro recorde compartilhado é o de maior garçom em uma temporada. O francês Thierry Henry, pelo Arsenal, e Kevin De Bruyne, pelo City, somaram 20 assistências em uma temporada, mas com quase 20 anos de diferença entre os recordes. Henry garantiu a marca em 2002-03, enquanto KDB chegou ao número em 2019-20.

Gol mais rápido (Shane Long, Southampton)

Em abril de 2019, Southampton e Watford se enfrentavam pela 31ª rodada da Premier League, quando Shane Long abriu o placar aos 7 segundos de jogo, garantindo o recorde de gol mais rápido da história da liga. Quem chegou mais perto dessa marca foi o meio-campista dinamarquês Philip Billing, que abriu o placar contra o Arsenal aos 9 segundos de jogo.

Hat-trick mais rápido (Sadio Mané, Southampton)

Antes de marcar seu nome na história do Liverpool, o senegalês Sadio Mané já brilhava na Premier League. Pelo Southampton, o atacante marcou três gols na goleada contra o Aston Villa em um espaço de menos de três minutos. Entre o primeiro e o terceiro gol do jogador se passaram apenas 2 minutos e 56 segundos.

Maior goleada na Premier League (Man. United, Leicester e Liverpool)

Para essa estatística, três equipes dividem a ponta: Manchester United, Leicester e Liverpool. A goleada por 9 a 0 é tão expressiva que aconteceu quatro vezes na história da Premier League. A primeira deles, 30 anos atrás, na temporada 1994-95, quando Manchester United bateu o Ipswich Town. O número é tão absurdo que só voltou a acontecer 25 temporadas depois, quando o Leicester goleou o Southampton pelo mesmo placar.

O Manchester United ainda protagonizaria outra goleada de 9 a 0, contra o Southampton, na temporada seguinte, em 2020-21. Fechando a lista, o Liverpool apareceu para fazer sua festa e entrou na seleta lista, vencendo o Bournemouth na temporada 2022-23.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo