Vitor Pereira na Premier League: cinco técnicos que passaram por Brasil e Inglaterra
O treinador que acumulou polêmicas no Corinthians e no Flamengo assume os Wolves com a missão de salvá-lo do rebaixamento
Vitor Pereira foi anunciado como novo técnico do Wolverhampton, 19º colocado na Premier League. O técnico português acumulou polêmicas no Brasil, principalmente ao deixar o Corinthians e pouco depois se acertar com o Flamengo.
De qualquer maneira, os trabalhos nos dois clubes não foram de muito êxito. Seu maior feito no futebol brasileiro foi o vice da Copa do Brasil de 2022.
Polêmicas de Vitor Pereira no Brasil
Ele deixou o Corinthians em novembro de 2022 com a justificativa de que sua sogra passava por problemas de saúde. Porém, um mês depois, ele fechou com o Flamengo, onde durou apenas três meses.
Seu último clube foi o Al-Shabab, da Arábia Saudita. Nos Wolves, ele comandará os brasileiros Pedro Lima, João Gomes, André e Matheus Cunha.
Pegando o gancho da transferência de Vitor Pereira à Premier League, a Trivela resolveu relembrar cinco treinadores que passaram pelo futebol brasileiro e pela Inglaterra.
Felipão
Luiz Felipe Scolari treinou o Chelsea de julho de 2008 a 9 de fevereiro de 2009, sendo o único técnico brasileiro que trabalhou na Premier League.
Antes de ir para o Chelsea, Felipão treinou vários clubes brasileiros, da Arábia Saudita e seleções de Kuwait, Brasil e Portugal.
Felipão foi para o Chelsea com títulos de Copa do Mundo, Libertadores e Campeonato Brasileiro no currículo.
Entretanto, o técnico brasileiro não teve um bom desempenho na Inglaterra. Scolari teve uma passagem no clube inglês de 24 vitórias, 11 empates e cinco derrotas. Mesmo com 68% de aproveitamento, o técnico brasileiro ficou apenas sete meses no comando, o que fez com que tivesse a passagem mais curta da era Abramovich até então.
Domenec Torrent
Após os fantásticos anos de Pep Guardiola a frente do Barcelona, Domenec Torrent permaneceu como seu assistente quando ele se mudou para o Bayern de Munique e Manchester City, conquistando 24 troféus em 11 anos juntos.
Em 2020, após a saída de Jorge Jesus, Domenec foi o escolhido pelo Flamengo para suceder o português. Depois de duas goleadas consecutivas sofridas no Campeonato Brasileiro — 4 a 1 para o São Paulo e 4 a 0 para o Atlético-MG –, o Rubro-Negro o demitiu.
Foram 26 jogos no comando do Flamengo, com 15 vitórias, cinco empates e seis derrotas – aproveitamento de 63,8%. Sob comando do ex-auxiliar de Guardiola, os rubro-negros fizeram 42 gols e sofreram 36.
Paulo Sousa
Paulo Sousa passou por três clubes britânicos — Queens Park Rangers, Swansea City e Leicester, porém não teve a oportunidade de trabalhar na Premier League, pois todos esses times disputavam a Championship (segunda divisão inglesa).
Ele estava no comando da seleção polonesa quando recebeu o convite do Flamengo em 2022. Paulo Sousa comandou a equipe em 15 jogos, sendo seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Na Eurocopa, o time foi eliminado na fase de grupos.
Paulo Sousa dirigiu o Flamengo em 32 partidas, com 19 vitórias, sete empates e seis derrotas. Foi vice no Campeonato Carioca e na Supercopa do Brasil, e deixou o time na quarta posição do Brasileirão.
Filipe Luís
Como jogador, Filipe Luís atuou no Chelsea de 2014 a 2015, sendo comandado por José Mourinho. Com Cézar Azpilicueta na concorrência, o brasileiro não teve muitos minutos em campo, mas possui os títulos de Premier League e Copa da Liga Inglesa, conquistados em 2014/15, no currículo.
Filipe Luís está passando pelo primeiro trabalho como treinador de um time profissional. Ele passou pelo sub-17, onde conquistou a Copa Rio da categoria em cima do Vasco pelo Flamengo. Depois assumiu o sub-20 e foi campeão da Copa Intercontinental.
Em setembro, ele assume o elenco principal do Flamengo e dois meses depois ergue a taça de campeão da Copa do Brasil em cima do Atlético-MG na Arena MRV.
Bruno Lage
Campeão português pelo Benfica em 2018/19, Bruno Lage chegou ao Wolverhampton em junho do ano passado, como substituto de Nuno Espírito Santo. Com ele, a equipe terminou a Premier League da última temporada na 10ª posição.
Em julho de 2023, ele se transferiu para o Botafogo, mas durou apenas três meses no cargo, com cinco vitórias, sete empates e quatro derrotas em 16 jogos disputados.