Premier League

Trippier elogia a evolução de Joelinton como meio-campista: “Ele tem sido inacreditável”

Trippier revela que se impressionou com Joelinton e compara o novo estilo de jogo do brasileiro com Mousa Dembélé, seu ex-companheiro no Tottenham

Kieran Trippier chegou ao Newcastle para ser uma referência, por sua qualidade e por sua experiência, no novo período do clube. O lateral teve grandes atuações de início, embora uma lesão tenha atrapalhado sua sequência. Ainda assim, a equipe atravessa um ótimo momento e dá passos largos para fugir dos riscos de rebaixamento na Premier League, com uma sequência invicta que durou nove rodadas até a derrota recente para o Chelsea. O jogador da seleção inglesa reconhece também o trabalho dos demais companheiros nessa ascensão, e não apenas daqueles que chegaram na janela de inverno.

Entre os jogadores que mais impressionaram Trippier está Joelinton. Em suas redes sociais, o lateral afirmou que o brasileiro foi “o jogador que mais o surpreendeu nos treinos”. Já nas partidas esse impacto também vem sendo perceptível. Deslocado do ataque para o meio-campo pelo técnico Eddie Howe, o pernambucano virou uma força motriz da equipe. Antes criticado pelos escassos gols, se tornou um dos melhores do Newcastle pela energia que confere ao time e pela capacidade na recuperação de bola. Trippier acredita que muito mais vem por aí ao companheiro.

“Às vezes você precisa de um técnico que te coloca em uma posição diferente ou que te dá aquele impulso de confiança. Você vê a maneira como ele vem atuando, especialmente nas últimas semanas. Ele tem sido inacreditável. Ele é muito forte fisicamente. A maneira como ele vai para as divididas… Ele me lembra, pela maneira como joga, Mousa Dembélé. Você simplesmente não consegue tirar a bola dele. É inacreditável”, analisou Trippier, ao podcast True Geordie. Dembélé foi companheiro do lateral por muito tempo no Tottenham e se estabeleceu como um ídolo do clube por todo esse potencial no meio-campo.

“Joelinton pode chegar onde quiser. Ele tem a capacidade de ser um jogador de primeiro nível, um ‘world class’. O técnico o colocou nessa posição agora, onde ele atua como um 8 para pressionar, desarmar, ser agressivo com e sem a bola. Sinto que ele está apresentando isso e os méritos são dele. Ele enfrentou críticas, mas acho que está começando a mostrar o jogador que pode ser”, complementou Trippier.

Joelinton é o jogador do Newcastle com mais desarmes nesta Premier League. Além disso, chegando de trás, o pernambucano mostra um potencial ainda maior como meio-campista para atacar. Durante a guinada recente do Newcastle, ele fez algumas grandes atuações, com menção à vitória sobre o Everton. Também anotou um gol e se destacou bastante no triunfo sobre o Brentford. Lesionado, porém, se ausentou dos últimos compromissos.

Durante a conversa, Trippier também elogiou Bruno Guimarães: “Eu o conhecia antes de chegar. Falei com os brasileiros do Atlético de Madrid e, pelo que vi nos treinos também, ele é um jogador de qualidade. De muita qualidade”. Vale lembrar que um dos companheiros de Trippier na Espanha era Renan Lodi, velho conhecido de Bruno Guimarães durante os sucessos no Athletico Paranaense.

O Newcastle ocupa o 14° lugar da Premier League. Mesmo a derrota para o Chelsea no último final de semana não atrapalhou as boas condições do clube na tabela, com nove pontos de vantagem em relação à zona de rebaixamento. Os Magpies voltam a campo nesta quinta-feira, quando enfrentam um Everton em crise, num confronto direto que pode ratificar de vez tal evolução recente.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo