Tottenham supera onda de desfalques para bater o Nottingham Forest em noite inspirada de Kulusevski
Já desfalcado, Tottenham perde mais um jogador para lesão e tem um expulso, mas Kulusevski comanda vitória com gol e assistência para Richarlison
Em meio a uma série de lesões, o Tottenham visitou o Nottingham Forest nesta sexta (15), em jogo válido pela 17ª rodada da Premier League. E com gols de Richarlison e Kulusevski, os comandados por Ange Postecoglou saíram com uma importante vitória por 2 a 0.
Com a vitória, o Tottenham se mantém no quinto lugar da Premier League, mas chega em 33 pontos, empatando com o Manchester City, que ocupa a quarta posição e enfrenta o Crystal Palace neste sábado (16) antes de viajar ao Mundial de Clubes.
Enquanto isso, o Forest estaciona nos 14 pontos, na 16ª posição, mas segue sem perigo de entrar na zona de rebaixamento nesta rodada. A única equipe que pode superar os comandados de Steve Cooper é o Everton, que enfrenta o Burnley no sábado.
UP THE SPURS! 🤍 pic.twitter.com/BD5oU2R5TN
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) December 15, 2023
Como os times entraram em campo
Sem vencer em cinco jogos, o Nottingham Forest repetiu a mesma formação e o time que ficou no empate por 1 a 1 com o Wolverhampton na última rodada. Três zagueiros em Boly, Murilo e Niakhaté, com Neco Williams e Toffolo nas alas, e Gibbs-White e Elanga com liberdade no comando do ataque.
Repleto de lesões, o Tottenham repetiu o time que finalmente voltou a vencer na Premier League após cinco jogos, com o triunfo por 4 a 1 contra o Newcastle. Normalmente na ponta, Dejan Kulusevksi manteve seu espaço no meio da linha de três no 4-2-3-1, com Brennan Johnson pela direita, Son Heung-min pela esquerda e Richarlison sendo o centroavante.
Primeiro tempo morno e Pombo abre o placar no fim
Mesmo jogando fora de casa, o Tottenham foi quem teve mais iniciativa no início da partida. Logo aos 2’, Kulusevski achou Son com espaço dentro da área e o sul-coreano parou na defesa do goleiro norte-americano Matt Turner.
Enquanto o Tottenham dominava a posse de bola, o Forest conseguiu assustar no contra-ataque. Aos 18’, Elanga foi lançado e saiu na cara de Vicario, mas bateu em cima do goleiro. No entanto, o árbitro assistente já havia assinalado impedimento.
Pouco depois, os times trocaram chances. Aos 25’, mais uma boa jogada de Kulusevski e a bola sobrou para Brennan Johnson, que deu um toquinho de bico e Turner foi buscar. Dois minutos depois, bola na área dos Spurs após lateral cobrado direto pelo Forest e Kouyaté teve a oportunidade de finalizar, mas não conseguiu direcionar para o gol.
Durante o lance em que o Forest levou perigo, Brennan Johnson ficou no chão e acabou sendo substituído dentro do protocolo de concussão da Premier League. Skipp entrou no lugar do ex-Forest, mas a alteração não foi “cobrada” dos Spurs.
Quando parecia que o jogo iria para o intervalo com dois zeros no placar, Richarlison apareceu para mudar a situação. Aos 46’, Kulusevski fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. O camisa 9 encontrou espaço no meio dos zagueiros e desviou para o gol. É a primeira vez que o atacante brasileiro marca em dois jogos seguidos na Premier League com a camisa dos Spurs.
Forest tenta, mas Tottenham amplia e vence mesmo com 10
O Forest começou melhor o segundo tempo e teve uma boa chance logo aos 3’, quando o zagueiro Boly dominou dentro da área, mas acabou isolando o chute. Aos 12’, os donos da casa colocaram a bola na rede. No entanto, o VAR assinalou corretamente impedimento de Elanga.
Não demorou muito para que o Tottenham aproveitasse a velha expressão do “quem não faz, toma”. Aos 20’, Son pressionou Turner, que entregou a bola nos pés de Kulusevski. O sueco entrou na área e disparou com força. Como se não bastasse o primeiro erro, o goleiro norte-americano foi muito mal e acabou espalmando a bola para dentro do gol.
Com 25’, Bissouma deu uma entrada forte em Yates e o árbitro de campo deu amarelo inicialmente, mas após ser chamado pelo árbitro de vídeo para revisão, o árbitro Jarred Gillett acabou expulsando o malinês.
As tentativas de ataque do Forest não alcançaram muito sucesso, mesmo jogando com um a mais, e os pedidos de pênalti também não foram atendidos. E aos 35’, quem chegou perto do gol foi o Tottenham. Kulusevski bateu no contrapé de Turner e o goleiro conseguiu buscar.
Já no fim, a equipe da casa teve as suas melhores chances no confronto. Após Romero desviar para fora o chute de Neco Williams que tinha destino, Toffolo viu sua cabeçada a queima-roupa ser defendida por Vicario em cima da linha. Os jogadores chegaram a protestar, mas o relógio do árbitro não mostrou que a bola entrou.