Premier League

Richarlison & Tottenham contra João Pedro & Brighton e o duelo (atualmente) mais brasileiro da Premier League

Focados no desenvolvimento de jovens, Tottenham e Brighton colocam seus ofensivos times frente a frente nesta rodada da Premier League

Dois dos melhores jogadores brasileiros na temporada europeia vão se enfrentar neste sábado (10) em um jogo que pode não valer a ponta da Premier League, mas será decisivo nos destinos de Tottenham e Brighton. De um lado estará Richarlison, que neste 2024 tem sido uma máquina de fazer gols pelos Spurs e é, no momento, o melhor jogador da equipe; do outro estará João Pedro, a promessa que chegou ao Albion nesta temporada e já é o principal matador da equipe.

Com o inesperado empate diante do Everton na última rodada, o Tottenham viu seu sonho de ir à próxima edição da Champions League ficar mais difícil, mas ainda muito longe de ser impossível. O time comandado por Ange Postecoglou tem hoje 44 pontos e está apenas dois abaixo do Aston Villa, quarto colocado e primeiro time na zona de classificação ao maior torneio de clubes da Europa. Vencer hoje, então, torna-se crucial para que os Spurs possam manter vivo o desejo, já que a luta pelo título, essa sim, parece algo muito mais intangível.

O Brighton, por sua vez, luta no pelotão exatamente abaixo do Tottenham, mas, mais uma vez, deve terminar entre os dez melhores times da Premier League e, assim, seguir cravando quanto seu projeto de recrutamento de jovens valores pelo mundo tem dado certo. João Pedro que o diga. O brasileiro chegou nesta temporada à equipe, mas já está totalmente adaptado e é um dos melhores do elenco, se destacando tanto no Campeonato Inglês quanto na inédita disputa da Liga Europa — esta, neste momento, um sonho distante, já que nove pontos separam o time dos Spurs, que hoje ocupam essa faixa que dá direito à vaga na competição.

Como o Tottenham chega para o jogo contra o Brighton?

A última vez que o Tottenham perdeu jogando pela Premier League foi em 28 de dezembro do ano passado, justamente contra o… Brighton. Longe de casa, os Spurs perderam por 4 a 2 e tiveram, neste jogo, suas chances de ser campeão inglês praticamente sepultada, vendo Liverpool, Manchester City e Arsenal abrirem frente que, no momento, parece muito difícil de ser recuperada. De lá para cá, foram quatro jogos no Campeonato Inglês, com duas vitórias e dois empates.

O empate contra o Manchester United acabou sendo até OK pelo fato de se tratar de um jogo entre dois grandes times do futebol da Inglaterra, mas a igualdade na última rodada, contra o Everton, caiu muito mal para o Tottenham. Isso porque, se tivesse vencido, teria se mantido na zona de classificação à Champions League e dependeria apenas de si para chegar à competição continental. Isso sem contar que o adversário em questão segue se rastejando pela zona de rebaixamento.

Mas lamúrias de rodadas anteriores à parte, o Tottenham conta com o brasileiro Richarlison para tentar devolver a derrota do primeiro turno diante do Brighton. O atacante se tornou peça fundamental do time após a ida de Heung-min Son para disputar a Copa da Ásia pela Coreia do Sul e chegou aos dez gols na Premier League, sendo nove deles nos últimos oito jogos. Mesmo com a eliminação coreana no torneio continental, Son não estará disponível por conta da disputa de terceiro lugar da qual sua Coreia fará parte.

Como o Brighton chega para o jogo contra o Tottenham?

Se o brasileiro Richarlison vem sendo o grande nome do Tottenham, um outro atacante aqui do Brasil é o grande nome do Brighton na temporada. Com oito gols marcados na Premier League, João Pedro é o artilheiro do seu time na competição e um jovem que se tornou extremamente cobiçado na Inglaterra. Em sua primeira temporada sob o comando de Roberto de Zerbi, passou a mostrar cada vez mais as peças que fizeram dele uma promessa gigante desde seus tempos no Fluminense.

É bem verdade que o Brighton não faz nesta temporada um Campeonato Inglês tão excelente quanto fez na anterior, mas muito disso pode ser explicado pelo fato de o time estar se dividindo em mais frentes: além da disputa da Premier League, segue vivo na Copa da Inglaterra e está nas oitavas de final da Liga Europa, torneio no qual faz excelente campanha, também conduzido por João Pedro.

As vagas em competições europeias são a prioridade do Brighton para essa edição da Premier League e vencer de novo o Tottenham é chave para que essa disputa permaneça como um sonho próximo. Para isso, o time terá de se estabilizar um pouco. Afinal, vem de uma bela goleada sobre o Crystal Palace, por 4 a 1, logo depois de ser goleado pelo Luton Town por 4 a 0. Sétimo melhor mandante do Campeonato Inglês com apenas uma derrota sofrida em casa, o Brighton também terá de lidar com seu mau desempenho fora de casa: é o décimo segundo time no quesito dentro da competição, tendo vencido apenas três jogos dos 11 que fez como visitante até agora.

 

Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo