Premier League

Torcedor do Tottenham que atirou banana em campo contra o Arsenal é banido e multado

O torcedor do Tottenham que atirou uma banana em campo no jogo contra o Arsenal, após um gol de Pierre-Emerick Aubameyang, foi punido com o banimento dos estádios de futebol por quatro anos e uma multa em dinheiro. Foi durante a vitória do Arsenal por 4 a 2 no Emirates. Avon Panteli, 57 anos, admitiu que atirou a casca de banana, mas se defendeu dizendo que havia qualquer componente racial na sua ação. O Tottenham o baniu do futebol para sempre pelo ato.

LEIA TAMBÉM: Na bola e no coração, Arsenal alcançou uma grande virada contra o Tottenham

As justificativas de Panteli não foram aceitas pelo tribunal. “Foi um gesto direcionado para jogar a casca de banana depois de um gol marcado por um jogador negro”, determinou o tribunal. O juiz Mervyn Mandell continuou: “Nós encontramos, nas circunstâncias, que o elemento racial estava ali”.

A multa imposta a Panteli é de 500 libras, acrescida de 100 libras pelo componente racial e ainda pagará os custos burocráticos do processo, de 135 libras. Panteli foi identificado pelas câmeras de segurança do estádio Emirates e detido por um steward. Ao ser levado, ele disse: “Não foi uma coisa racial, só aconteceu”.

Sua advogada, Leila Rasool, disse que Panteli vai a jogos do Tottenham há 50 anos sem qualquer incidente e tem “caráter exemplar”. Ao tribunal, a advogada disse: “Ele não foi indiciado por qualquer ofensa pública racialmente agravada. Ele foi preso por isso, mas nenhuma ação foi tomada em relação a isso. A polícia diretamente disse ao senhor Panteli que aceitaram sua justificativa e que não achavam que havia um componente racial”.

Fora do tribunal, Panteli deu entrevista aos jornalistas dizendo que iria se arrepender 100% da sua ação pelo resto da vida. “Se há alguém que precisa que eu peça desculpas, eu pedirei. Ian Wright, Aubameyang, jogadores do Arsenal, jogadores do Tottenham e especialmente o clube Tottenham e meus companheiros torcedores do Tottenham. Eu gostaria de pedir desculpas a eles, não foi para ofender ninguém de maneira alguma”, disse o torcedor.

Com tudo isso, Panteli agora fica proibido de entrar em qualquer estádio de futebol no Reino Unido por quatro anos. E, pior do que isso, está banido pelo seu clube de coração de estar no estádio para assistir aos Spurs. Não terá sequer a chance de conhecer o novo estádio. Uma atitude que mostra que estão levando a sério um caso de racismo, o que é importante. A casca de banana atirada perto de Aubameyang custou caro para Avon Panteli.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo