Dá para dizer que, desde a venda de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid em 2009, o Manchester United nunca encontrou o substituto que esperava para a ponta direita. O problema persistiu sob o comando de Ferguson, Moyes, Van Gaal, Mourinho e, agora, Solskjaer. Em Amad Diallo, garoto de apenas 18 anos vindo da base da Atalanta, os Red Devils esperam ter encontrado enfim o sucessor do português, mesmo que tenha que esperar ainda alguns anos para ver seu potencial ser alcançado.

Amad Diallo já havia basicamente acertado com o United no dia de fechamento da janela de transferências passada, mas, devido a trâmites como a obtenção da permissão para trabalhar, acordos pessoais e exame médico, sua transferência para a Inglaterra acabou empurrada para janeiro de 2021. Nesta quinta-feira (7), enfim, o ponta direito foi devidamente anunciado.

Diallo assinou um contrato válido até 2025, com a possibilidade de extensão por mais um ano. Ele deverá desembarcar em Manchester nos próximos dias, segundo o clube, faltando apenas a emissão do visto por parte do Reino Unido.

O marfinense é uma aposta para o futuro, mas chegou com valores de gente grande. Segundo o Guardian, o United pagou à Atalanta € 21 milhões iniciais pelo jogador, mas os bônus podem acrescentar mais € 20 milhões à conta total.

Embora tenha a mesma idade que o uruguaio Facundo Pellistri, outro ponta direito jovem contratado no fechamento da janela passada, Diallo estaria à frente do ex-Peñarol em sua caminhada para chegar à equipe principal do Manchester United. Desde outubro, Pellistri tem jogado pelo sub-23 e ainda não estreou profissionalmente pelos Red Devils.

Isso não significa, no entanto, que Diallo será apressadamente colocado no elenco profissional do Manchester United. Ole Gunnar Solskjaer tem muita expectativa sobre o garoto, mas quer respeitar seu tempo de desenvolvimento e possibilitar uma transição tranquila ao time principal.

“Temos acompanhado o Amad há vários anos e, tendo visto ele jogar eu mesmo, acredito que é uma das jovens promessas mais empolgantes do esporte. O Manchester United tem uma história orgulhosa de desenvolver jovens jogadores, e tudo está pronto para que possibilitemos que Amad alcance seu potencial aqui”, afirmou Solskjaer ao site oficial do clube.

“Levará tempo para que ele se adapte, mas sua velocidade, visão de jogo e sua fantástica habilidade de driblar o colocarão em um bom caminho para fazer a transição. É um jogador com todos os atributos crus que são necessários para se tornar um jogador importante para o Manchester United nos próximos anos”, projetou Solskjaer.

Mesmo sendo considerado um dos principais talentos das respeitadas categorias de base da Atalanta e com Gian Piero Gasperini afirmando nos últimos dias que lutaria para mantê-lo na equipe por empréstimo até o fim desta temporada, Diallo não acumulou muitos minutos como profissional pelo clube. Ao todo, começando pela temporada 2019/20, fez apenas cinco jogos. No entanto, já deixou sua marca na estreia pela Dea, em outubro de 2019, marcando contra a Udinese quando tinha apenas 17 anos.

Empolgado pela transferência, Diallo garantiu estar pronto para o salto: “Tive tempo de me preparar para esta mudança, tanto física quanto mentalmente, e trabalhei muito duro para estar pronto para dar o passo acima para este clube incrível”.

Tão empolgado quanto Diallo está o torcedor do Manchester United, que já sonha com o impacto que o garoto pode ter nos próximos anos desde que ouviu as palavras de Papu Gómez para descrevê-lo: “Não dá para pará-lo, é inacreditável. Nossos zagueiros têm sérios problemas quando Diallo está em campo. Ele é fantástico. Ele é uma futura estrela, acreditem. Durante nossos treinos, ele parece com o Messi”.