Para atravessar a névoa da má fase, o Aston Villa tem em mãos o lanterna Sheffield United
Aston Villa venceu apenas um de seus últimos jogos na Premier League e, para se reestabilizar, terá pela frente o lanterna Sheffield United

Tentando se recuperar da derrota no meio de semana diante do Newcastle, o Aston Villa volta a jogar pela Premier League neste sábado (3) ao visitar o lanterninha Sheffield United. Uma das sensações da primeira metade do Campeonato Inglês, o Villa vem em uma fase bem abaixo e venceu apenas um de seus últimos cinco jogos no torneio. O jogo acontece às 14h30 (horário de Brasília).
O Aston Villa tem atualmente 22 jogos disputados na atual edição da Premier League, mais do que qualquer um dos clubes que estão entre os seis primeiros colocados, e isso acaba sendo um fator de risco para o time treinado pelo espanhol Unai Emery. Com 43 pontos na tabela, precisa vencer neste final de semana para não ver sua excelente campanha começar a desmoronar.
Pior time da Premier League, o único colocado Sheffield United está virtualmente rebaixado e, neste restante de segundo turno, precisa de um milagre para se salvar. Primeiro time na zona de rebaixamento, o Everton tem atualmente nada mais, nada menos do que oito pontos de vantagem para o lanterninha. Com isso, o retorno à segunda divisão é uma realidade cada vez mais próxima para a equipe.
Como o Aston Villa chega para o jogo contra o Sheffield United
A fase do Aston Villa já foi bem melhor do que é atualmente. A última vitória na Premier League já faz mais de um mês: foi em 30 de dezembro do ano passado, quando venceu o vice-lanterna Burnley, jogando em casa. De lá para cá o time teve compromissos contra Middlesbrough e Chelsea na Copa da Inglaterra, tendo vencido o primeiro e empatado o segundo.
Pelo Campeonato Inglês foram duas partidas sem vitória: empate diante do Everton, hoje na zona de rebaixamento, e derrota para o Newcastle, em casa, por 3 a 1, ao longo desta última semana. Os resultados meio que sepultaram as chances dos comandados de Unai Emery de brigar realmente pelo título da Premier League, uma vez que o Liverpool, líder, mesmo com um jogo a menos, tem cinco pontos de dianteira.
O que não morreu ainda é o desejo da equipe de Birmingham de jogar a próxima edição da Champions League. O time segue no bolo, disputando a última das quatro vagas, no momento, contra o Tottenham mais diretamente e com West Ham e o próprio Newcastle como adversários mais distantes. Por isso, para se manter na disputa, vencer o lanterna do campeonato é mais do que essencial: é obrigação.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Como o Sheffield United chega para o jogo contra o Aston Villa
Afundado na lanterna da Premier League, o Sheffield United não sabe o que é vencer um jogo pela competição deste o distante 9 de dezembro do ano passado, quando, jogando em casa, bateu o Brentford por 1 a 0 e conquistou a segunda de suas únicas duas vitórias no Campeonato Inglês até aqui.
Desde então, a única vitória do Sheffield United foi contra o fraquíssimo Gillingham, atualmente o décimo colocado da quarta divisão inglesa, pela Copa da Inglaterra. No último final de semana foi goleado por 5 a 2 diante do Brighton e deu adeus à competição em mata-mata, restando apenas a quase impossível luta contra a degola na Premier League.
Assim como o Aston Villa, o Sheffield United também jogou no meio de semana e, fora de casa, foi derrotado por 3 a 2 pelo Crystal Palace. Os oito pontos que separam o time do Everton, primeira equipe dentro da zona de rebaixamento, dão a tônica do quão difícil — para não dizer impossível — será a luta do United contra o descenso.