Premier League

Sean Dyche critica calendário da Premier League e ‘sugere’ cancelamento das férias de inverno

Técnico do Everton, Sean Dyche acredita que calendário favorece clubes mais ricos e com elencos mais robustos

Sean Dyche vive uma verdadeira montanha-russa de emoções no comando do Everton. Além da má colocação da equipe na Premier League em virtude da punição sofrida em novembro de 2023, o técnico de 52 anos se preocupa também com o calendário confuso do futebol inglês na atual temporada. Em entrevista coletiva concedida na última quarta-feira (3), o treinador disse que acabar com as férias de inverno e realizar menos jogos em dezembro reduziria a demanda dos jogadores, bem como a vantagem competitiva de que os clubes considerados mais ricos desfrutam.

Em 29 dias de dezembro, o Everton disputou oito partidas (média de um jogo a cada 3,6 dias). Número bem distinto de janeiro, mês em que os Toffees entrarão em campo três vezes dentro de um período de 27 dias, começando nesta quinta-feira (4), contra o Crystal Palace, pela terceira rodada da Copa da Inglaterra.

Sean Dyche dará vários dias de folga ao seus jogadores após a partida em Selhurst Park, embora as férias de inverno do clube comecem a partir do dia 15, depois do jogo da Premier League contra o Aston Villa, em 14 de janeiro. O técnico inglês afirmou que o calendário recente, as lesões e as suspensões afetaram a acachapante derrota do Everton contra o Wolverhampton, por 3 a 0, no último sábado (30). Ele também acredita que o calendário favorece os clubes mais ricos da liga, e uma distribuição mais ‘justa' dos jogos ao longo de dezembro e janeiro beneficiaria a competição e principalmente o bem-estar dos atletas.

– Temos uma pausa neste fim de semana, mas isso é só por causa do jogo do Palace. Depois do jogo com o Villa vem a verdadeira pausa de inverno. Não vejo sentido nisso quando você teve tantos jogos em dezembro. Não é tão benéfico. Seria melhor perder um ou dois desses jogos em dezembro e colocá-los espalhados. Esse é um cenário melhor -, disse Dyche, antes de concluir:

– É um campo de jogo mais nivelado então. Com mais jogos, os grandes clubes certamente ganharão por causa de seus grandes elencos. Mas quando você não tem um time grande, como o nosso, e se machuca, você está fadado a ficar sobrecarregado. Se você colocar alguns jogos nesse intervalo, o nível será mais equilibrado ao longo da temporada.

Calendário do Everton em janeiro

  • Crystal Palace x Everton – Copa da Inglaterra – 04/01
  • Everton x Aston Villa – Premier League – 14/01
  • Fulham x Everton – Premier League – 30/01

O que Sean Dyche pensa sobre a janela de transferências do Everton?

A janela de inverno da Premier League está oficialmente aberta (desde 1º de janeiro) e vai até o dia 1º de fevereiro. Questionado sobre a postura do Everton no mercado de janeiro, Sean Dyche desconversou e adotou cautela. A tendência é que os Toffees tenham uma janela tranquila, já que o clube se encontra no meio de um processo de venda para 777 Partners.

Os problemas financeiros do Everton podem torná-lo vulnerável a grandes ofertas por determinados jogadores do elenco, como Jarrad Branthwaite e Amadou Onana. Dyche, por sua vez, parece relutante em desfalcar um time que luta rodada a rodada contra a zona de rebaixamento.

– Isso dependeria dos poderes constituídos. Eles tomarão as decisões, inevitavelmente. Eles vão pedir meu conselho, tenho certeza, e é justo dizer que temos um elenco mais completo que, além da óbvia situação de 10 pontos (punição), teve um desempenho melhor e mostra sinais de progresso. Você realmente não quer começar a desmontar isso, e certamente não no meio da temporada, mas o clube pode ver isso de forma diferente. Teremos que esperar para ver.

Sobre contratações, fica difícil imaginar que o Everton faça grandes movimentações no mercado. Após a punição por violar as regras do Fair Play Financeiro da Premier League, em que perdeu 10 pontos e despencou na tabela de classificação, os Toffees passaram a ‘pisar em ovos' quando o assunto é compra de jogadores.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo